segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

GRANDES HERÓIS DA VIDA REAL

 

Olá, amigos e amigas, do blog Fantasma Brasil, estamos retornando com uma seção que sempre foi muito apreciada pelos nossos seguidores: “Grandes heróis da vida real”, trazendo as aventuras de pessoas especiais que realmente se tornaram heróis na vida real.

ALOHA WANDERWELL



Aloha Wanderwell (Idris Galcia Hall Née Welsh, nascida em 13 de outubro de 1906, foi uma exploradora, autora, cineasta e aviadora canadense. Aos 16 anos, ela se tornou a primeira mulher a circum-navegar o globo, dirigindo um Ford 1918 Modelo T durante um período de cinco anos (1922–1927). No final da jornada, ela tinha viajado 500.000 milhas por 80 países.

Vida pregressa

Em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, seu padrasto ingressou na Força Expedicionária Canadense e, após chegar à Inglaterra, foi transferido para o Exército Britânico e nomeado tenente da Infantaria Ligeira de Durham. A família (Idris, sua irmã Margaret Verner "Miki" Hall e sua mãe) o seguiram para a Europa, onde viajaram pela Inglaterra, Bélgica e França. Em junho de 1917, Herbert Hall, (seu padrasto), foi morto em combate em Ypres, Bélgica.

Durante este tempo, Idris frequentou internatos na Europa: Benedictine Soeurs du Saint-Sacrement em Courtrai, Bélgica; e Chateau Neuf em Nice, França.

 

A Corrida de Resistência

Em 1921, Walter Wanderwell, (nascido Valerian Johannes Pieczynski na Polónia) estava nas manchetes com a “Million Dollar Wager”, uma corrida de resistência à volta do mundo entre duas equipes que competiam com Ford Modelo T para ver qual equipe conseguia visitar mais países. Figura polêmica, Wanderwell foi preso nos Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial sob suspeita de ser um espião alemão, mas foi libertado em 1918. Wanderwell se inspirou em seu encontro com a Liga das Nações e por volta de 1930 formou sua própria organização Work Clube Educacional Around the World ou (WAWEC).

Em 1922, quando tinha 16 anos, Aloha se candidatou a um emprego de mecânico e cineasta enquanto a equipe dirigia em 1917 os Modelos T. Depois de responder a um anúncio que dizia, "Cérebros, beleza e calças” - oferta de turnê mundial para uma jovem sortuda.... que queira participar de uma expedição... Ásia, África...", ela se encontrou com o "Capitão" Wanderwell em Paris e garantiu um lugar na expedição. Ela serviu como tradutora, motorista e cineasta da expedição, e assumiu o nome de "Aloha Wanderwell", embora Walter ainda fosse casado na época. Aloha rapidamente se tornou o rosto da expedição, que capturou suas aventuras em uma série de diários de viagem de filmes.

 

"Primeira mulher a dirigir ao redor do mundo", 1922–1927

Wanderwell se tornou a primeira mulher a dirigir ao redor do mundo, começando e terminando sua jornada em Nice, França, entre 29 de dezembro de 1922 e janeiro de 1927. Em um Ford Modelo T, Wanderwell fez a viagem como motorista, tradutor e cineasta da Wanderwell Expeditions, uma viagem automobilística ao redor do mundo liderada por Walter "Cap" Wanderwell.

Aloha, a primeira mulher a dirigir ao redor do mundo

A primeira mulher a circum-navegar o mundo em um automóvel foi Harriet White Fisher em 1909–1910, mas ela usava motorista e não dirigia sozinha.

Parcialmente patrocinada pela Ford Motor Company, a viagem à volta do mundo, ela se sustentou através de filmagens e palestras de viagens, desde África, passando pelo Oriente Médio e até à Ásia. Em Calcutá, em 1924, a viagem deles cruzou com aviões da primeira circun navegação aérea, e Aloha filmou o encontro.

Os Wanderwell retornaram aos Estados Unidos, onde moraram em Miami em 1929 e doaram um de seus Modelo T, conhecido como Little Lizzie, para Henry Ford antes da exibição do filme Car and Camera Around the World. Em 1942, Henry Ford decidiu que Little Lizzie e 50 outros automóveis seriam desmantelados para o esforço de guerra. 

Casamento com Walter Wanderwell

Chegando aos Estados Unidos em 1925, Aloha casou-se com Walter Wanderwell em 7 de abril em Riverside, Califórnia. O casamento deles impediu o FBI de prender Wanderwell sob a Lei Mann, uma lei que proíbe o transporte de mulheres através das fronteiras estaduais para "fins imorais".

 

                                           O casal Walter e Aloha Wanderwell

Aloha deu à luz uma filha, Valri, em dezembro de 1925 e um filho, Nile, em abril de 1927. Os Wanderwell continuaram suas viagens, navegando para Cuba e África do Sul. Além de lidar com estradas em más condições, os Wanderwell também tiveram dificuldade em encontrar gasolina para seus veículos. Durante suas viagens pela África de 1926 a 1928, eles usaram bananas esmagadas como graxa e gordura de elefante como óleo de motor. A turnê global incluiu 43 países. Durante esse período, Aloha cortou o cabelo e lutou como membro da Legião Estrangeira Francesa.

Encontro com o povo Bororó, no Brasil

Em 1930 e 1931, Aloha Wanderwell aprendeu a pilotar um hidroavião alemão, "Junker", que mais tarde pousaria em uma parte desconhecida do rio Amazonas quando os Wanderwell viajaram para o estado de Mato Grosso, no Brasil.

Aloha, a aviadora

Eles montaram acampamento na Fazenda Descalvados, em Cuiabá, e aparentemente procuravam o explorador perdido Coronel Percival Harrison Fawcett, que procurava a lendária Cidade Perdida de Z. Fizeram vários voos de hidroavião, uma vez ficando sem combustível no Paraguai. Recebendo ajuda do povo Bororó, cinegrafista da equipe filmou uma dança cerimonial, um cenário de primeiro contato com os moradores de Bororé e homens Bororós vivenciando dolorosas dores de parto. O filme mudo de 32 minutos chamado Last of the Bororós está preservado nos Arquivos de Filmes de Estudos Humanos do Instituto Smithsonian e inclui o encontro de Aloha Wanderwell com o explorador brasileiro Cândido Rondon.

Wanderwell ficou presa no Brasil por seis semanas e durante esse tempo viveu entre o povo Bororó e fez a primeira documentação cinematográfica deles.


Aloha e os guerreiros Bororó

Assassinato de Walter Wanderwell

No final de 1932, o casal comprou um iate, o Carma, de 110 pés, com a intenção de documentar em filme sua viagem aos Mares do Sul. Em 5 de dezembro de 1932, um dia antes do embarque, Walter Wanderwell foi assassinado no iate no porto perto de Long Beach, Califórnia. William James Guy, membro da expedição de 1931 à América do Sul que havia tentado um motim em uma viagem anterior, foi julgado pelo crime. Guy tinha um álibi e foi absolvido pelo júri e pelo juiz Kenny. Outro homem, Edward Eugene Fernando Montague, foi brevemente considerado suspeito, mas nunca foi acusado.

Um ano depois, Aloha casou-se com Walter Baker e continuou suas viagens, visitando mais de 80 países e seis continentes e dirigindo mais de 800.000 quilômetros em veículos Ford.

Vida posterior

Depois do casamento em 1933 na Louisiana. O casal viajou para a Nova Zelândia, Austrália, Havaí, Índia, Camboja, Wyoming (EUA) e Indochina, com Aloha mais tarde contando que foi cercado por cinco manadas de elefantes e teve que atirar para sair. Seus últimos filmes incluem To See the World by Car (1935–37), India Now e Explorers of the Purple Sage, em Technicolor, que contém a única filmagem conhecida de Desert Dust, o famoso cavalo selvagem palomino.

Aloha continuou a dar palestras e, durante esse período, escreveu um relato autobiográfico de suas viagens, Call to Adventure!, que foi publicado em 1939 e republicado em 2012. O casal se estabeleceu em Cincinnati, Ohio, onde Aloha trabalhou em radiodifusão. (Rádio WLW) e jornalismo impresso. Em 1947, ela e Baker mudaram-se para a comunidade de Lido Isle em Newport Beach, Califórnia. Aloha fez sua apresentação final para 150 familiares e convidados, com o Dr. Pete Lee, curador do Museu de História Natural de Los Angeles em 1982.

Ela morreu em 4 de junho de 1996.

Arquivos

As filmagens de Aloha Wanderwell são mantidas no Academy Film Archive na Aloha Wanderwell Baker Film Collection. O Academy Film Archive preservou muitos desses filmes, tanto de fontes de filme de 35 mm quanto de 16 mm, incluindo imagens raras das décadas de 1920 e 1930.


Expedição Walderwell ao redor do mundo

 




 




 


FANTASMA # 49 - EDITORA CHARLTON

 



Crédito: Sabino




Olá meus amigos e amigas, grato por visitarem o blog, que sempre está trazendo novas atrações da criação de Lee Falk: O Fantasma.

E hoje trazemos um material super interessante, com uma temárica incrível.

"Já vimos varias aventuras do 21º Fantasma enfrentando invasores interestelares, mas o roteirista Joe Gil, apresenta uma proposta bastante diferente.
Imaginem se um ansestral do Fantasma do século XVII, tivesse que enfrentar uma invasão alienigena, desconhecendo totalmente toda a tecnologia de uma civilização avançada, com naves espaciais, armas de raios, teletransporte, será que nosso herói dotado de um excelente preparo fisico e de uma inteligencia prodigiósa, daria conta de combater e derrotar esses seres intergaláticos"?

Essa aventura que tem o título: "Os intrusos", tem roteiro de Joe Gil, desenhos de Pat Boyette, tradução e letras do Sabiino.

Então bora lá baixar o link e boa leitura.

FANTASMA – A CORRENTE - 007

 








CRÉDITO: GLAUCIO


CANTINHO DO KFS

 MANDRAKE – ALIENIGENAS ASSUSTADORES – 025








 

POPEYE – VIPER VELMA! – 043


 







 

DICK TRACY – 241



 

 







 BRUCUTU – 241






 

ARANHA – ENLOUQUECENDO – 037















CRÉDITO: Banzé Baruel




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...