quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA


King Features Syndicate Inc.

Olá meus amigos, o Natal já passou e caminhamos para o fim do ano, a vida continua,  mas é hora de descontrair para acabarmos 2012 e recebermos  com grande entusiasmo o próximo ano.
Por isso o nosso “curiosidades” de hoje será diferente, não falaremos do universo do Fantasma, mas sim de uma pessoa que teve uma importância fundamental para a divulgação dos quadrinhos mundiais: Willian Randolph Hearst, e sua empresa distribuidora de tiras para jornais a: King Features Syndicate Inc.

William Randolph Hearst o magnata da industria de comunicação.

A King Features foi a distribuidora internacional que Lee Falk teve a sorte de conseguir para lançar as tiras de jornal do Fantasma em 1936 e foi através da King Features que ele fez sua estreia na tiras em 1934 com Mandrake o Mágico.
A King Features foi fundada pelo magnata do império dos jornais Willian Randolph Heasrt  (1863 - 1951) em 1902, quando ele começou a distribuir seus próprios jornais em todo os Estados Unidos, assim nasceu formalmente a King Features Syndicate Inc.
Constituída em 16 de novembro1915 e continua sendo a maior distribuidora do gênero no mundo, com escritórios ou representantes na maioria dos principais mercados internacionais.
Muitos títulos de quadrinhos para jornal em tiras atualmente são distribuídas pela King e amplamente aceitos por jornais  entusiastas em todo o mundo, que  incluem: Blondie, Hagar o Horrível, Flash Gordon, Zits, Príncipe Valente, Hi e Lois, Betty Boop e Beetle Bailey (Recruta Zero no Brasil).


Blondie, retratando o dia a dia da família americana.




Hagar, mostrando a peripécias de um Viking.



Flash Gordon, abordando as aventuras espaciais.



Zits, abordando o cotidiano da juventude




Príncipe Valente as aventuras na época medieval.



Hi and Lois, mostrando a vida da típica família americana.



Betty Boop que além das tiras fez muito sucesso nas animações.

E o impagável Beetle Bailey. O Recruta Zero no Brasil.

Durante sua longa história, a King Features tem distribuído muitos outros ícones das Histórias em Quadrinhos como: Big Ben Bolt, Brick Bradford, Bringing Up Father, Buz Sawyer, o Gato Félix, Polly e seus amigos, Henry, Jungle Jim, Katzenjammer Kids, Sargento King, da Real Policia Montada, Little Iodine, Red Barry, Red Ryder, Rip Kirby, Steve Canyon, Tilly the Toiler, Krazy Kat, o Reizinho,  Litle Nemo e Tim Tyler Luck.
Willian Hearst  mantinha quase que a totalidadel de escritores e ilustradores do: quem é quem da indústria de quadrinhos ... desde Lee Falk, Phil Daves, Ray Moore, Sy Barry, Dan Barry, Alex Raymond, Harold Foster, George MacManus, John Cullen Murphy, Chic Young, Pat Sullivan, Mort  Walker, Clarence Gray, Roy Crane, Dick Browne, Stan Drake, Carl Anderson, Frak Robbins, Rudolph Dirks, Zane Grey, George Merriman, Jimmy Hatlo, Otto Soglow, Winsor McCay, Wil Gould, Fred Harman, John Prentice, Gene Ahen, E.C. Segar, Dashiel Hammett, Leslie Charteris, Mel Graff,  Al Willianson e Milton Caniff simplesmente a lista é de arrepiar com tantos monstros sagrados dos quadrinhos.
Hearst estava à frente da sua época com sua compreensão do recurso de seções do jornal de quadrinhos. Ele tinha um amor profundo pelos quadrinhos até seus últimos dias e teve um papel importante em ajudar na seleção de novos títulos.
Um de seus personagens favoritos foi Krazy Kat e ele era fã ardoroso de Príncipe Valente. Ele começou a publicar uma seção de página dominical a cores em seu jornal em 1896 e descreveu-a como ... "oito páginas de cores brilhantes policromáticas que tornam a aparência do arco-íris como um tubulação ..."



A beleza da página dominical com o Príncipe Valente.


O  prédio da sede da King Features Syndicate Inc.


Aí está meus amigos, a homenagem que o Fantasma Brasil faz a este brilhante empresário da comunicação, pois de que adiantaria tantos talentos, se não tivessem um veículo para expressar sua fantástica arte?
Grande Abraço a todos.
Sabino






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...