domingo, 8 de dezembro de 2013

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA


Personagens inspirados no Fantasma

Assim como outro herói das selvas, o Tarzan, o sucesso do Fantasma, fez surgir alguns personagens baseados na criação de Lee Falk. Em 1939, a Fox Features Syndicate lança o Besouro Azul, um herói que adquiria força, resistência e agilidade ao tomar uma vitamina, inicialmente sua semelhança com o Fantasma era meramente estética, seu uniforme a prova de balas era muito parecido com o Fantasma, em meados da década de 1960, o personagem foi publicado pela Charlton Comics, Steve Ditko e Gary Friedrich criaram um novo Besouro Azul, os personagens que usaram o nome Besouro Azul não possuem parentescos.

O “Besouro Azul”, uniforme muito semelhante ao Fantasma
Em 1954, a editora australiana Frew Publications (que publica O Fantasma até os dias atuais) lançou Sir Falcon, o personagem possuía os mesmos conceitos do Fantasma, o legado do herói era passado de pai para filho, a diferença, é que a tradição de Sir Falcon datava dos tempos da idade média e sua base de operações era um castelo medieval.
“Sir Falcon”, cópia escandalosa do Fantasma, até o legado de pai para filho foi copiado.
O Brasil também personagens inspirados no Fantasma (o próprio Sir Falcon foi publicado pela editora Rio Grafica (RGE) com o nome de Águia Negra).
No Brasil “Sir Falcon” foi publicado rebatizado como “Aguia Negra”.
na Década de 1960Gedeone Malagola lançou o Homem-Lua e Wilson Fernandes, o Escorpião. A King Features ameaçou processar a Editora Taika, alegando que o Escorpião era um plágio. Após duas edições, o desenhista argentino Rodolfo Zalla foi chamado para alterar o personagem. A revista do Escorpião teve dez edições.

“O Escorpião”, a cópia escandalosa do Fantasma, contexto muito semelhante, e até cenas desenhadas por Sy Barry (Fantasma) eram aproveitadas.

“O Escorpião” reformulado por Rodolfo Zalla, visual e conceitos modificados.
O Homem-Lua surgiu depois que Gedeone Malagola teve uma história escrita e desenhada por ele do Fantasma apresentada a editora RGE, o autor resolveu mudar as características do herói, adicionando novos detalhes, no lugar da cabeça, desenhou um círculo. O herói não teve revista própria e suas histórias eram publicadas na revista do Raio Negro (outra criação de Malagola) da GEP.
Homem Lua, características físicas diferentes, mas o contexto baseado no Fantasma.
Em 1972, Wilson Fernandes criou outra cópia do Fantasma para a Editora Roval, "O Morcego", um misto do Fantasma e o Batman da editora DC Comics, tal qual o Escorpião e o Homem-Lua, o herói defendia as selvas brasileiras e diferente deles sua revista só teve uma edição.
“O Morcego”, uma mistura de Fantasma e Batman, outro plágio em “dose dupla”.
Em 1984 foi criado pelos estúdios Disney da Editora Abril criou: “Penado”, O Espírito Que Desanda, uma paródia protagonizada por Pena das selvas (um spin-off do personagem Peninha).

“Penado” uma sátira baseada no Fantasma.
Em 2003, o roteirista e editor Franco de Rosa da Editora Opera Graphica, propôs a King Features um projecto de uma revista licenciadado Fantasma em estilo mangá. O projecto não foi aceito pela editora norte americana. A Opera Graphica e a Editora Minuano publicaram Fantagor, uma revista no formato de bolso (semelhante aos Mangás da editora JBC), com roteiros e arte de Pierre Viegas.

Fantagor, projeto baseado no Fantasma, no estilo Mangá.
Os nomes dos personagens lembram o do universo do Fantasma, e nesse aspecto o Fantagor se aproxima de exemplos como o brasileiro: O Judoka e o britânico Marvelman/Miracleman, que surgiram nos quadrinhos após os personagens de quem foram inspirados terem tido sua publicação descontinuada.
Aí está meus amigos, eu diria que o surgimento de personagens baseados nos já existentes é uma pratica comum, mas não deixa de ser uma falta de imaginação e criatividade de seus autores.
E apesar de todas estas tentativas, o “Espírito que Anda” continua a ter sucesso a 79 anos, com vários países do mundo publicando suas aventuras de forma ininterrupta e fazendo sucesso.

“O Fantasma” a grande criação de Lee Falk continua sendo  inimitável.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...