quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

GRANDES CLÁSSICOS DOS QUADRINHOS


A GRANDE AVENTURA DE ZORRO
Olá amigos do Fantasma Brasil, hoje iremos apresentar um grande personagem clássico, não só dos quadrinhos, mas de todas as mídias: literatura, televisão e cinema - O Zorro.
Mas como nosso blog é focado na Cultura Pop expressa através dos quadrinhos, vamos abordar este grande herói na Nona Arte.
A Europa é conhecida e reconhecida como uma representante dos quadrinhos, que se especializou na apresentação de grandes heróis em formato de maravilhosos álbuns, com belas histórias completas.
Pois é o caso da editora francesa MCL que em 1979 apresentou um álbum grandioso, em formato gigante com as aventuras do herói que defende os pobres e oprimidos na Califórnia na cidade de Los Angeles.
O roteiro deste belíssimo trabalho ficou a cargo de Raymond Maric e as magnificas ilustrações por Pierre Frisano.
Curtam “A Grande Aventura de Zorro” que foi publicada em português pela saudosa e querida EBAL (Editora Brasil America Ltda.) em 1979, que chega a nós através do excelente blog Guia Ebal.
Para baixar esta fantástica obra prima clique no link.


Quem é o Z o r r o?
Zorro é um personagem de ficção, criado em 1919 pelo escritor norte-americano Johnston McCulley. Ele é apresentado como o alter-rego de Don Diego De La Vega, um jovem membro da aristocracia californiana, em meados do século XIX, período em que a região era colônia da Espanha.
Após longo período de educação na Europa, Diego retorna à Califórnia e passa a defender os "fracos e oprimidos", sob uma máscara e uma capa negra, empunhando uma espada e cavalgando um cavalo igualmente negro de nome "Tornado". Sem o disfarce, ele simula ser um homem que se acovarda diante de situações de perigo.
A figura passaria a ser chamada de "Zorro" pela população, porque seus movimentos e sagacidade lembrariam uma raposa (a tradução em português da palavra espanhola "zorro"). O próprio personagem adota a letra "Z" como sua assinatura (três linhas cruzadas), marcando-a com sua espada em paredes e nas roupas de seus inimigos, como sinal de sua passagem.
Johnston McCulley teria se inspirado em personagens históricos da América Latina, tradicionalmente ligados a movimentos conhecidos como "banditismo social", e destacadamente nas figura de Joaquim Murietta (que teria inspirado o sobrenome da mais recente representação cinematográfica de Zorro, Alejandro Murietta) e Salomon Maria Pico e em heróis da ficção que se disfarçavam com capuzes: Scaramouche e Pimpinela Escarlate.
Zorro tem sido apresentado em mídias diversas e em diferentes caracterizações, em versões nem sempre correspondentes à original. Por este motivo, o personagem é considerado um ícone menor da cultura pop, aparecendo no cinema, em programas de televisão e em histórias em quadrinhos. Zorro também pode ser considerado como um herói "capa-e-espada", ou seja, um representante de um gênero menor da ficção norte-americana conhecida como Swasbuckler.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...