quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA


Seymour Barry - Sy Barry

Olá amigos o curiosidades sobre o Fantasma, aborda hoje uma situação muito interessante a respeito de um grande artista que trabalhou na obra sobre o “Espírito que Anda”, mostrando uma curiosidade do destino, onde dois amigos iniciaram a sua carreira, trabalharam em muitos projetos, e anos depois se uniram para ilustrar uma das mais carismáticas histórias do Fantasma: a de seu casamento com Diana Palmer.
Sem dúvida Sy Barry é o artista mais profissional que já trabalhou na ilustração das tiras diárias e nas páginas dominicais do Fantasma, Sy Barry nasceu em New York, EUA em 12 de março de 1928.
Seu irmão mais velho Daniel Barry (Dan Barry) o precedeu como um artista mundialmente famoso dos quadrinhos e é, possivelmente, muito lembrado por seu trabalho em Tarzan e Flash Gordon.

Dan Barry o irmão mais velho de Sy que ilustrou Tarzan e Flash Gordon, que teve o irmão como assistente de arte.


Tarzan ilustrado por Dan Barry


Flash Gordon um dos mais importantes trabalhos de ilustração de Dan Barry.

Sy trabalhou como assistente de Dan no final dos anos 40  iniciando sua carreira com André Le Blanc, que anos mais tarde teve um papel muito importante como desigh nas histórias clássicas das tiras diárias e nas páginas dominicais, “O Casamento do Fantasma” em 1977-78.

André Le Blanc que iniciou sua carreira com Sy Barry, e muitos anos depois ilustrou junto do amigo Sy o clássico: O Casamento do Fantasma.

Desenho de André Le Blanc em: O Casamento do Fantasma.

Antes dessa famosa história, Sy e André já haviam trabalhado juntos em uma série de projetos de quadrinhos para uma variedade de editoras.
Possivelmente, o assistente mais famoso depois de Le Blanc foi o desenhista George Olesen que esteve envolvido durante um longo período, trabalhando como assistente de Sy a partir de 1962 até o ano de 2005.

George Olesen que foi assintente de Sy Barry por 32 anos (1962 – 1994).

O criador do Fantasma Lee Falk sempre comentava o trabalho de Sy Barry como sendo o mais tecnicamente preciso de todos os artistas que trabalharam em sua tira, um homem abençoado com um talento muito especial para o layout e um artista reconhecido em todo o mundo dos quadrinhos como um dos maiores inkers (arte- finalista) nesta profissão tão competitiva.

O traço limpo, elegante de Sy Barry, muito admirado por Lee Falk.

Depois de trabalhar por 32 anos nas tiras diárias do Fantasma em 1994 decidiu se retirar, e agora Sy trabalha pintando quadros de paisagens e algumas pinturas para capa das revistas do Fantasma como hobby, vivendo com sua esposa Simmy em Long Island, Nova York.

Sy Barry e um dos quadros que viraram capa de revista do Fantasma.

Foto atual do simpático, sempre elegante e impecável Sy Barry.

Aí está meus amigos, mais esta interessante curiosidade do universo do Fantasma, criado por Lee Falk, e ilustrando por este grande artista: Sy Barry.
Um abraço a todos, até o nosso próximo encontro, e não esqueçam de deixar seus comentários.











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...