sexta-feira, 18 de março de 2011

CONECÇÃO COM O PRINCIPE VALENTE


Conecção com o Principe Valente

É uma prática mais comum do que se imagina os artistas de quadrinhos emprestarem “layouts” e até imitarem o estilo do desenho de outros artistas.
Em uma entrevista publicada no “King Comic Heróis” de James Hise, Pioner Books de 1988, Lee Falk conta uma passagem divertida que aconteceu com ele ainda nos primeiros tempos de sua tira diária do Mandrake.
No tempo em que ele (Lee Falk) trabalhava com Phil Davis e este fazia alguns layouts de uma página dominical de Mandrake, onde deveria aparecer alguns cavalos empinados. Geralmente os artistas acabam usando fotos de arquivo para referência e as vezes material de outros artistas.
Quando era necessário na história aparecer um rifle, ou qualquer outra arma ou um tanque de guerra
ele tinha fotos no arquivo ou algo para servir de referência. Não se tratava de copiar mas para segui-lo como referência, da mesma forma que se usa modelos vivos para se desenhar mulheres; naquele exato momento Lee tinha visto em Flash Gordon modelos de cavalos empinados, esses desenhos foram usados como inspiração, para a execução daquela página dominical.
Cerca de um ano depois Lee Falk mudou para New York, e certo dia foi jantar com Alex Raymond em sua bela casa tendo a oportunidade de conhecer seu estudio. E Alex lhe mostrou sob a prancheta de desenho um trabalho que estava executando para Flash Gordon; e ao lado estava a página dominical de O Mandrake com a cena dos cavalos empinados. Alex estava usando a tira do Mandrake como referência.
Então Lee Falk exclamou: “Mas Alex, usamos um desenho seu como referência nesta cena!” Ao que Alex respondeu: “Jesus! Que cabeça a minha, tinha me esquecido daqueles meus desenhos”.

Por isso não é nada surpreendente descobrir que Sy Barry e sua equipe de assistentes também utilizaram o trabalho de outros artistas como referência. E em particular parece que eles tiveram uma grande afinidade com o trabalho do grande mestre Hal Foster em O Principe Valente.
Um exemplo disso pode ser verificado na história de: A Rainha Karola de KulaKu, que foi descoberto rescentemente. A partir daí verificou-se que muitos outros paineis do Principe Valente foram utilizados como base para muitos paineis subsequentes em O Fantasma.
Em particular em uma história de 1979 das páginas dominicais, onde nada menos que cinco paineis serviram de base como são mostrados abaixo.
Muitos desses paineis das tiras do Fantasma foram baseados em layouts originais de o Principe Valente,e acabou-se fazendo uma descoberta surpreendente.
Um dos paineis mais memoraveis produzidos durante todo o tempo em que Sy Barry esteve a frente da obra do Fantasma, mostra o Fantasma lutando com piratas a bordo de um veleiro. Este painel apareceu a primeira vez em 1967 e tem sido repetido inumeras vezes desde então; muitas vezes como parte de um “Para aqueles que chegaram depois” que sempre aparece no inicio das histórias do Fantasma.
Esse painel também foi usado em outras ocasiões. Este painel foi preparado por George Olesen, e mesmo depois da aposentadoria de Sy Barry em 1994, George Olesen continuou utilizando este painel, onde os desenhos eram arte-finalisados por Keith Williams ou Fred Frederiks.


Painel utilizado pela primeira vez em 13 de Agosto de 1967 na aventura: “Os piratas da era do jato”


Reutilização do painel em 5 de Janeiro de 1969 na aventura: “A mesa Walker”

Reutilização do painel em 21 de Outubro de 1979 na aventura: “O nome”
Reutilização do painel em 23 de Novembro de 1980 na aventura: “Refugio de trapaceiros”



Reutilização do painel em 30 de Julho de 1989 na aventura: “Capitã Amazona – Rainha Pirata”


Reutilização do painel em 06 de Setembro de 1995 na aventura: “O corsário Negro”

 
Painel original do Principe Valente de 12 de Janeiro de 1941 que serviram de base para os paineis do Fantasma citados acima.



E agora a revelação: todos esses paineis do Fantasma mostrados abaixo, foram originalmente baseados em antigos paineis de Principe Valente.
Ao fazer isso George Olesen fez uma homenagem realmente maravilhosa ao mestre Hal Foster, um dos maiores artistas de aventuras em quadrinhos de todos os tempos.





Principe Valente – 19 de Fevereiro de 1939


Fantasma: “O Nome” - 07 de Outubro de 1979


Principe Valente – 11 de Fevereiro de 1940




Fantasma - 07 de Outubro de 1979




Principe Valente – 05 de Junho de 1938


Fantasma - 14 de Outubro de 1979


Principe Valente - 19 de Junho de 1938



Fantasma - 21 de Outubro de 1979



Principe Valente - 07 de Janeiro de 1939



Fantasma – 06 de Janeiro de 1983: “Rainha Karola de Kulaku”


Trazemos estes fatos que ocorreram entre grandes artistas e como eles eram seguros e conscientes de sua arte e capacidade não gerou nenhuma situação desagradável, e serve de exemplo para todo o mundo, que quando se trabalha com companheirismo, amizade e compartilhamento dos dons, todos ganham; ganha a arte e ganha o publico que pode desfrutar de obras tão maravilhosas como estas.  

Este artigo foi baseado nas informações do artigo original de Bryan Shedden e Dietmar Lederwasch.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...