terça-feira, 8 de março de 2016

MORRE AOS 66 ANOS, O DESENHISTA PAUL RYAN


Olá amigos o dia de ontem, (07 de Março de 2016), ficará tristemente marcado como o dia de uma grande perda para os fãs do Fantasma; o desenhista de quadrinhos norte-americano Paul Ryan faleceu aos 66 anos. A notícia foi divulgada pelo primo do artista, Chad Callanan, via Facebook, e a causa da morte não foi divulgada .
Ryan nasceu no dia 23 de setembro de 1949, na cidade de Somerville, em Massachusetts, Estados Unidos. Quando criança, sofreu influências de artistas da Era de Prata, como Wayne Boring e Curt Swan, e era fã do Quarteto Fantástico de Stan Lee e Jack Kirby.
Formou-se na Massachusetts College of Art, em 1971, mas só ingressou no mercado de quadrinhos em 1983, quando enviou seus trabalhos para aCharlton Comics com a proposta de uma revista chamada Breed, que não chegou a ser publicada. O projeto viria a se tornar realidade em 1984, nas páginas de Starmasters # 1, pela Americomics.
Ele passou então a trabalhar para a Marvel Comics, quando o desenhista Bob Layton precisava de um assistente. Para a “Casa das Ideias”, desenhou personagens como Coisa, Homem de Ferro, Esquadrão Supremo, Os Eternos, Thor, Quasar e Vingadores. É dele a arte de The Amazing Spider-Man Annual # 1, com o casamento de Peter Parker com Mary Jane Watson.


Paul Ryan trabalhou com vários personagens da Marvel.


Paul Ryan foi o desenhista da edição histórica do Casamento do Homem Aranha.

No Brasil, essa história saiu em Homem-Aranha # 100, da Editora Abril.
Um dos mais conhecidos trabalhos de Paul Ryan foi em Quarteto Fantástico, título no qual ele permaneceu por cinco anos e desenhou mais de 50 números.
Pela DC Comics, ilustrou heróis como Flash, Batman e Superman e participou do especial na qual o Homem de Aço casou com Lois Lane, em 1996.


Paul Ryan participou do especial do Casamento do Superman.

Ele também desenhou as aventuras do Fantasma nas tiras de jornais.


Paul Ryan foi por muitos anos o desenhista responsável pelas tiras diárias e as páginas dominicais do Fantasma.

O blog Fantasma Brasil, que postou tantas aventuras desenhadas por Paul Ryan, deixa aqui os nossos sentimentos a família, e nossos agradecimentos ao Paul por tudo que ele nos proporcionou, e que ele seja recebido nos braços de Deus Pai.




JULIE WALKER E NELLY BLY

QUANDO AS HEROÍNAS DA VIDA REAL E DA FICÇÃO SE ENCONTRAM

Em homenagem ao dia Internacional da Mulher



Acabei de ler o artigo que o amigo Sabino publicou sobre a heroína da vida real, senhorita Nellie Bly, uma audaciosa jornalista que se destacou em histórias empolgantes (e reais) no século 19. Uma de suas maiores proezas foi realizar a volta ao mundo em 72 dias, reconstituindo o mesmo trajeto imaginado por Julio Verne no famoso livro (que já virou até filme) "A Volta Ao Mundo em 80 Dias."

E também muitos sabem que um dos meus personagens preferidos no universo do Fantasma é a Julie Walker, a irmã do 17º Fantasma. A personagem foi criada por Lee Falk, um escritor "antenado", que viu o potencial de se ter uma personagem que pudesse ser bem querida pelo crescente público feminino das histórias em quadrinhos.


Nellie diz: - "Primeiro o The World queria mandar um homem. Eu disse a eles que, se mandassem um homem, eu partiria no mesmo dia, por algum outro jornal, e venceria ele...". Clique para ampliar.

Julie sempre entra em ação quando seu irmão gêmeo, de alguma forma está incapacitado, seja por doença ou para se recuperar de graves ferimentos.

Na década de 2000, a editora Moonstone esteve responsável por criar as histórias do Fantasma. Eles inventaram muitas histórias lindas, todas elas respeitando muito o legado e a tradição das aventuras originais de Falk. Uma delas foi a belíssima HQ "Julie Walker is The Phantom".


O momento do embarque de Nellie, no qual ela se despede de uma multidão de fãs, e de seus amigos Julie e Kit Walker...

A escritora Elizabeth Massie inseriu Julie e Kit, exatamente no momento em que a escritora Nellie Bly (amiga deles) estava embarcando no navio, no começo de sua ousada viagem ao redor do mundo. Ao se despedir de seus amigos (sem saber que eles compartilham o legado do Fantasma), Nellie não imaginava que a viagem poderia ser cheia de terríveis tribulações. É por esse motivo que a bela Julie, no papel de "Garota Fantasma" vai acompanhá-la em todo o trajeto da perigosa jornada.

Entre os parágrafos acima, vocês podem conferir algumas imagens dessa aventura, mais precisamente nos momentos em que aparece menção ao nome de Nellie. Espero que vocês curtam essas belas imagens. E a seguir, um vídeo do Youtube, para que vocês vejam mais ou menos como é o gibi dela.


GRANDES HERÓIS DA VIDA REAL - 1

A OUSADIA SEM LIMITES DE NELLIE BLY


Desde a adolescência, ela sonhava em ser escritora. Mas sua coragem e rebeldia a levaram a inventar o jornalismo investigativo”, incomodar poderosos e se tornar uma lenda viva da imprensa internacional em pleno século 19, época em que lugar de mulher era quietinha em casa cuidando da família.

Para que servem as mulheres? O título do artigo publicado numa edição de 1882 do jornal Pittisburgh Dispatch atraiu a atenção da adolescente de 18 anos que sonhava em ser escritora.
Ao terminar a leitura estava tão indignada com o machismo do autor que mandou uma carta de protesto ao editor chefe do jornal. Apesar dos errinhos de gramatica, George Madden ficou impressionado com o estilo e a audácia da moça, que assinava Orfã Solitária, e quis conhece-la.
O encontro aconteceu dias depois e Elizabeth Jane Cochran foi imediatamente contratada como repórter.
Por sugestão do próprio editor, trocou o nome para Nellie Bly (personagem de uma canção popular na época).
E nos 40 anos seguintes mostraria ao mundo do que as mulheres eram capazes ao se tornar a primeira celebridade internacional do jornalismo americano.
O emprego de Elizabeth deve ter sido um choque para a mãe dela. Mesmo “protegida” por um pseudônimo, aquele estava longe de ser um trabalho apropriado para uma jovem bem nascida, filha de juiz. Logo sua princesinha que desde pequena só vestia de cor-de-rosa e era chamava de Pink. Talvez a senhora Mary Jane Cochran tenha atribuído a intempestiva decisão da moça aos problemas financeiros que a família enfrentou depois que seu marido morreu, deixando-a com dívidas e 15 filhos para criar.
A mimada Pink tinha 6 anos na ocasião e, de uma hora para outra, seu estilo de vida mudou a ponto de ser obrigada a cuidar dos irmãos mais novos. Mas os biógrafos de Nellie Bly tem outra explicação: diferentemente de sua mãe, ela estava decidida a jamais depender de um homem.
Forte evidencia disso seria a primeira matéria da nova repórter do Pittisbugh Dispach, denunciando o grave desamparo legal das mulheres casadas e separadas e, reivindicando mudanças nas leis.
Injustiças sociais de maneira geral, e em especial as cometidas contra as mulheres, eram o tema preferido de Nellie, que não se contentava em escrever o que os entrevistados lhe contavam. Queria ver e sentir na pele. Fazer, enfim, o que hoje é conhecido como jornalismo investigativo – e que, antes dela, ninguém tinha feito.
Para escrever a segunda matéria, virou operária de fábrica e expôs as péssimas condições de trabalho dos “colegas”, os baixos salários e a exploração de mão de obra infantil.


A aparência miúda e frágil de Nellie Bly, inspirava confiança.

Baixinha, cara de menina, ótima ouvinte, cheia de empatia, sua aparente fragilidade inspirava confiança. Trabalhar disfarçada para conseguir furos de reportagem virou sua especialidade. Acabou se tornando um problema quando empresas incomodadas com os métodos daquela mocinha intrometida ameaçaram suspender os anúncios no jornal.
A solução do editor foi transferir a repórter para a cobertura de eventos sociais. A resposta foi tirar uma licença de três meses, viajar para o México, escrever sobre a pobreza e a corrupção da polícia local e acabar expulsa pelo governo mexicano.
Voltar para casa em Pittsburgh? Nem pensar. Era Setembro de 1887 e, com apenas 23 anos, Nellie Bly já tinha o tipo de currículo capaz de interessar ao jornal sensacionalista New York World, de Joseph Pulitzer.
Foi mais complicado convencer os seguranças a permitir sua entrada no escritório do editor-chefe do que convencer o próprio John Cockerill a contrata-la.
Como de hábito, passara o domingo anterior anotando possíveis temas de reportagens. Entre eles, naquele que seria a sua estreia no novo emprego; fingir-se de louca e ser internada no manicômio para mulheres da ilha de Blackwell, em Manhattan. Durante dez dias (até ser libertada pelos advogados do jornal), conviveu com enfermeiras abusivas, dormiu em camas infectadas de percevejos, recebeu “tratamento médico” mais parecido com tortura, alimentou-se com comida estragada e descobriu que muitas pacientes saudáveis só estavam ali porque a família queria se livrar delas (caso de uma esposa infiel declarada maluca pelo marido traído).
A matéria provocou uma devassa no sistema de saúde-mental americano, foi publicada também em livro (Dez Dias num Hospício) e tornou Nellie uma estrela nacional. Mas por que não ser também uma celebridade internacional? Em suas memórias, a audaciosa jornalista garante que foi dela a ideia de bater o recorde de Phileas Fogg, personagem de Julio Verne no romance A Volta ao Mundo em Oitenta Dias. É fato, porém, que a direção do New York World queria mandar um repórter homem, alegando que uma mulher jamais tinha se aventurado sozinha em viagem tão longa e que precisaria de mais bagagem. Ameaçando fazer a volta ao mundo para o jornal concorrente, Nellie ganhou a discussão. Às 9h40 de 14 de Novembro de 1889, embarcava no vapor Augusta Vitória levando apenas uma valise. Usava um casaco de corte masculino, gorro e botas, que se tornaram sua marca registrada.


Foto de 1890, nesse ano, ela concluiu a volta ao mundo, seguindo o mesmo roteiro de Julio Verne.

O roteiro seguido foi o mesmo descrito no livro de Verne, passando por Inglaterra, Itália, Egito, Japão e China, com uma rápida parada em Amiens, na França, para conhecer e entrevistar o escritor. Foi o único momento da carreira em que confessou insegurança: quando Verne foi recebe-la na estação de trem levando um buquê de flores: “Senti o mesmo que teria sentido qualquer mulher nessa situação, preocupada se estaria com o rosto sujo de fuligem e despenteada,”
Nos Estados unidos, os leitores corriam às bancas de jornal para acompanhar essa e outras histórias que a viajante mandava todos os dias.
Na redação, toneladas de cartas chegavam (algumas com pedidos de casamento) e cerca de 1 milhão de pessoas participaram do concurso lançado pelo New York World tentando adivinhar quanto tempo sua estrela maior levaria para dar a volta ao mundo. Ninguém acertou. Nellie voltou no dia 25 de janeiro de 1890, depois de exatos 72 dias, seis horas, 11 minutos e 14 segundos de viagem.
Nada parecia impossível para ela. Difícil de acreditar que foi a notícia de sua aposentadoria, em 1895, no auge da fama. E por um motivo que seria perfeitamente natural em se tratando de qualquer outra mulher da época: Nellie Bly ia se casar. No dia 5 de Abril, tornou-se a senhora Robert Livingston Seaman
O marido, um milionário da indústria de aço 40 anos mais velho, foi aprovado pela sogra. Já a família dele não aprovou a noiva. Discreta na vida pessoal, pouco se sabe sobre seus nove anos de casamento, além de boatos de que não teriam sido felizes. Mas certamente não abalaram seu caráter ou suas convicções. Ao enviuvar, assumiu o comando das empresas do marido e implantou mudanças radicais: diminuiu a jornada de trabalho, construiu um centro recreativo e uma biblioteca.
Além de clubes de caça e pesca para todos os empregados. A intenção era das melhores; o resultado; porém, foi a falência. Ao embarcar para a Inglaterra em 1914, seu objetivo era se afastar durante algumas semanas dos problemas financeiros.
Sem saber, ia ao encontro de notícia. Estava na Europa quando o império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia, conflito que daria inicio à primeira Guerra Mundial. Foi o suficiente para Elizabeth Jane Livingston Seaman voltar a ser Nellie Bly, logo estava no front como correspondente, a única repórter mulher no campo de batalha.



Ao lado de um oficial austríaco, durante a primeira Guerra Mundial, única correspondente de guerra mulher.

Apesar de afastada tanto tempo do jornalismo sua fama continuava viva onde menos se esperava. Presa pela polícia húngara, confundida com uma espiã inglesa, foi solta depois que um interprete a reconheceu e explicou aos policiais que “na América até uma criança de 7 anos sabia quem era Nellie Bly”.
Hoje as crianças que brincam no pequeno parque de diversões no Brooklyn que tem seu nome não fazem ideia de quem foi ela. A história do jornalismo e dos direitos femininos devem muito a essa mulher, que foi repórter até o ultimo minuto de sua vida. Morreu de pneumonia às 8h35 da manhã de 27 de Janeiro de 1922, quatro meses antes de fazer 58 anos.


 Obs.; O lançamento desta nova seção do blog ter ocorrido hoje no "Dia Internacional da Mulher", foi mera coincidência, pois não gosto dessa história de dedicar um dia a mulher, ao negro, enfim a qualquer coisa, pois o dia da mulher deve ser todos os 365 dias do ano, onde elas devem ser respeitadas em seu direito e dignidade; e não só um dia de homenagem, assim como o respeito a todo ser humano, seja qual for o seu gênero, raça, religião, preferência política e preferência de qualquer esporte que venha a admirar.

Sabino


GRANDES HERÓIS DOS QUADRINHOS - 4


Clique na capa para download gratuito.

Olá rapaziada mais um espetacular scan da revista Superaventuras, trazendo grandes aventuras com: Lone Ranger, A Mulher Fantasma, Conan, Homem Aranha e Tocha Humana; e o rei dos vampiros Drácula.
Você não pode deixar de ler.

Crédito blog Comics na Web. 

SEDIÇÃO EM BARONKHAN – 023

Clique na tira para uma resolução maior.

Tradução e Diagramação: Gláucio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...