sexta-feira, 18 de maio de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

O poço envenenado

Olá pessoal hoje vamos abordar dentro da sessão: “Curiosidades sobre o Fantasma”, uma forma inusitada e muito bem elaborada por Lee Falk para que o Fantasma (O Comandante Desconhecido da Patrulha da Selva pudesse se comunicar com seus subalternos).
É claro que hoje em dia com tantos recursos de comunicação que são proporcionados pela tecnologia, nos parece até certo ponto algo simples, mas como ele foi criado a 50 anos atrás, mostrou a inteligência de Lee Falk. Estamos nos referindo à entrada secreta para o quartel da Patrulha da Selva.
A entrada secreta para o quartel da Patrulha da Selva foi introduzida na tira diária de 1952: A Patrulha da Selva  e Lee Falk utilizou desta estratégia até o final de 1994;
quando o Fantasma começou a usar o rádio na famosa linha de frequência  “X”, para falar com o coronel responsável pela Pàtrulha; nas páginas dominicais de seu personagem que eram publicadas no mundo inteiro.

Este era o sistema de comunicação entre o Comandante e a Patrulha da Selva.

A passagem se localiza num poço, proximo a cerca do perímetro do quartel da Patrulha selva. Mais ou menos na metade da profundidade deste poço, existe um tunel que leva o Fantasma  até o piso abaixo do escritório do comandante. Lá existe uma base deslizante que dá acesso a uma base falsa de um cofre, que permite deixar mensagens dentro deste cofre. Cada vez que o Fantasma deixa uma mensagem, uma lâmpada é acionada e se acende fora do escritório para alertar o pessoal da Patrulha da Selva. E quando o Coronel quer responder a mensagem, utiliza o cofre e aciona uma luz que se acende numa cabana na beira da selva, e o Fantasma recebe o aviso.


Depois de 1994 o radio foi a forma mais comum de comunicação entre o Fantasma e a Patrulha da Selva.

Ao longo dos anos, nenhum membro da Patrulha da Selva levou para fora qualquer mensagem que tenha sido deixada  no cofre, mas em duas histórias: na página domincal de 1954, O Mestre Espião,  e na história de 1960 : O Repórter, o segredo chegou muito perto de ser revelado.
O Fantasma consegue reparar o dano. Ele capturou Heg (deixou uma ordem no cofre e entregou Heg seu chefe arqui-criminoso sob a custódia do coronel Weeks).
Curiosamente, não se descobre de onde vieram os dois culpados, mas suas ações são desesperadas, que se  presume se tratar de condenados à prisão perpétua ou que de alguma forma foram colocados  fora da sociedade.
Em O Repórter, o Fantasma usa um meio bastante incomunm do preservar seu segredo tanto da entrada do poço como da identidade do “Comandante Desconhecido”.

Depois que é descoberto o grande segredo de que o Fantasma é o "comandante desconhecido" e a passagem através do poço, O Fantasma induz o repórter a se tornar um membro da Patrulha da Selva! O Repórter rapidamente toma gosto pelo trabalho realizado pelos patrulheiros, e quando ele dá baixa da Patrulha; ele desiste da mais importante reportagem da sua vida: a de desvendar os segredos da Patrulha, da identidade de seu “Comandante Desconhecido”, e da passagem secreta do poço.

Blacke famoso reporter da revista “World” e sua assistente Maggy são escolhidos para fazer uma reportagem, sobre uma das mais fascinantes corporações militares do mundo: A Patrulha da Selva. 

Intrigado com seus mistérios Blacke fica obsecado para descobrir os segredos da Patrulha da Selva.
Ele investiga e acaba descobrindo a entrada do tunel secreto que leva à sala do comandante.
Ao investigar o tunel acaba dando de cara com o Comandante Desconhecido. 
Para salvar o segredo Blacke é ”induzido” pelo Fantasma a ingressar na Patrulha, mas secretamente ele continua escrevendo a maior reportagem da sua vida. 

Mas, assim que Blacke conhece os valores de ser um patrulheiro, sente-se orgulhoso e... 

...assim que dá baixa na Patrulha desiste de seus planos, pica as páginas da reportagem e joga no fundo do poço de agua envenenada, preservando assim o grande segredo da Patrulha e de seu Comandante Desconhecido!

Durante as histórias onde o poço com agua envenenada é utilizado para o Fantasma se comunicar com a Patrulha da Selva, curiosamente são usadas várias inscrições na tabuleta de aviso do poço:
  - Água venenosa não usar  Com. PS ... (tira diária – Os Supermacacos - 1954).
Para outras aventuras, o tabuleta muda os dizeres durante a história.

Nas tiras diárias de 1959 – Os Ratos do Pântano, a tabuleta mostra a seguinte inscrição: ... Agua envenenada não usar ... e, mais tarde, como ... Poço com agua condenada afaste-se ... Na aventura: O Reporter, na tabultae se lê ... Poço de agua condenada afaste-se. Com. PS ... E no final das advertencias das histórias são modificadas para ... Afaste-se poço de água condenada. Com. PS ... E assim por diante ... No total foi registrado 19 textos diferentes na tabuleta!




Aí está pessoal mais uma interessante faceta da mitologia desta grande criação de Lee Falk, que pudemos conhecer graças ao blog Fantasma Brasil.

Até o nosso próximo encontro.
Abraços
Sabino





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...