quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA



Olá amigos, obrigado por acessarem nosso blog, e uma boa Terça Feira para todos.
Trazemos mais um artigo do  nosso colaborador Kall, que faz parte do equipe do blog Fantasma Brasil.

“Hoje vamos falar sobre uma curiosidade: as histórias que unem, numa mesma aventura, os dois grandes personagens criados por Lee Falk. Os chamados crossovers, os encontros entre heróis de histórias distintas são raros, mas quando ocorrem, fazem história. Tentei listar aqui as ocorrências em que esses dois grandes mitos se encontraram. Porém, trata-se de uma pesquisa efetuada pela Internet, que pode não estar completa, por falta de informações disponíveis. Se algum de nossos leitores lembrar-se de outras histórias em que os heróis se encontraram, é só nos avisar através da seção de comentários, e ficaremos felizes em poder contar com a sua colaboração para complementar esse texto.

Uma aventura em LP


Esse não é um encontro propriamente dito, pois nesse disco de vinil, que foi lançado em 1967 pela gravadora Leo, havia a dramatização em áudio, de duas histórias, uma de cada herói, sendo que no lado A havia uma história do Mandrake, e no lado B estava a história do Fantasma. Na capa, como pode ser visto acima, foi feito uma mescla, com o desenho do Mandrake sendo feito por Fred Fredericks, enquanto o desenho do Fantasma foi feito por Sy Barry. A foto acima foi encontrada na Internet, num site de vendas de artigos raros. O preço de venda desse item está em 100 dólares. Olha que detalhe interessantíssimo: a capa foi autografada pelo criador de ambos os personagens, o lendário escritor Lee Falk. Então, para os fãs mais entusiastas, pode valer a pena o investimento. Eu mesmo, gostaria de ter esse item, que é valiosíssimo. Só não compro porque não tenho mais uma vitrola para poder tocar.  :)


Mandrake é convidado para o casamento do Fantasma


Esta á a clássica história em que, depois de tantos anos namorando, o Fantasma finalmente se casa com o amor de sua vida, Diana Palmer. Entre tantos convidados ilustres, um deles é justamente o nosso mágico ilusionista preferido, o Mandrake, acompanhado de seu grande amigo, Lothar. Bem, eu pelo menos, acho muito curioso que o Mandrake não tenha trazido sua namorada Narda para o evento, mas, para os fãs valeu a pena, pois foi muito divertido ver os dois heróis juntos, embora em tão poucos quadrinhos. Essa história foi publicada pela primeira vez nos jornais, tendo começado em 1977 e terminado em 1978, e foi feita pela dupla Lee Falk / Sy Barry. A revista contendo essa história foi lançada no Brasil pela editora RGE.

Os Defensores da Terra


Em 1986, os maiores heróis da King Features Syndicate, Fantasma, Mandrake e Flash Gordon protagonizaram um desenho animado para a televisão. Para a transposição desses personagens para essa mídia, houve muita adaptação, ou seja, mudou muita coisa. O Fantasma por exemplo, não tinha mais o calção listrado, nem suas armas. Ele tinha um poder estranho, de invocar a força de 10 tigres, e fazia a marca da caveira com uma espécie de raio que saía de seu anel. Ou seja, muito longe do que havia feito tanto sucesso nos quadrinhos. Aqui no Brasil, esse desenho passava no SBT, no programa da Mara Maravilha.

Em 1987, a Marvel, através de seu selo destinado a crianças, Star Comics, aproveitando o sucesso do desenho na TV, lançou uma revista, que durou apenas 4 edições, com roteiro de Stan Lee e Bob Harras, desenhos de Alex Saviuk, e arte final de Fred Fredericks. Vale lembrar que Fred Fredericks foi o desenhista oficial da tira diária do Mandrake nos jornais, por décadas, tendo se aposentado só recentemente. A série seguia o mesmo foco do desenho animado, dando muito destaque aos ajudantes dos heróis, que eram seus filhos e animais de estimação. Acredito que essa história ainda é inédita no Brasil, mesmo na forma de scanlations.

O Fantasma é convidado para o casamento do Mandrake


Alguns anos depois, chegou a vez de acontecer mais um casamento. Kit Walker foi convidado para o casamento de seu amigo Mandrake, em Xanadu. Mas, ao contrário do casamento do Fantasma, onde tudo ocorreu normalmente, o casamento do Mandrake com sua noiva Narda teve alguns problemas, pois diversos vilões, inimigos do mago, apareceram para tentar causar problemas. Mas felizmente, a presença do Fantasma ajudou a resolver alguns desses problemas. A história é de Lee Falk, com desenhos de Fred Fredericks, e foi publicada nos jornais em 1998. A tradução das tiras acima, foi feita por Kall.


Sombras na Estrada do Demônio


Em mais uma aventura publicada nas tiras diárias do Mandrake, escrita e desenhada por Fred Fredericks, em 2002. Nela, ocorre mais uma visita de Mandrake à Caverna da Caveira, e desta vez ele leva Narda, para conhecer Diana e as crianças, enquanto o Fantasma, Mandrake e Lothar percorrem uma estrada cheia de perigos. Tradução e diagramação da tira acima, feita por Kall. Inédita no Brasil

Selva de Concreto


Até aqui, as histórias eram aquelas produzidas no formato de tiras para os jornais. Em 2008, a Editora Moonstone, finalmente lançou uma história para ser publicada diretamente no formato de revista de histórias em quadrinhos, na revista Fantasma Anual número 2. Essa história, foi apresentada recentemente em português, pelo sitesCaverna da Caveira, Fantasma Brasil, e The Centurions. Com roteiro de Mike Bullock e Kevin Grevioux, desenhos do brasileiro Samicler Gonçalves, capas de Pat Quinn, Leonardo Manco e Nick Derington.


Com roteiro e arte mais atualizadas para os públicos modernos, nessa aventura, uma investigação sobre drogas produzidas a partir de plantas africanas, leva Mandrake e Lothar para as selvas de Bangalla. Lá, com a ajuda do Fantasma, conseguem combater a quadrilha, que inclusive havia capturado Guran para ajudar a localizar as plantas. Depois, o Fantasma também parte para Nova York para tentar localizar os líderes dos bandidos. Meu amigo Sabino ficou um pouco incomodado com a apresentação do Mandrake. Veja na imagem acima, que ele aparece combatendo os vilões sem a sua indumentária devidamente adequada, por exemplo, está sem seu traje tradicional composto de gravata, capa e cartola. Quem estiver interessado em ler os scans, basta procurar nos sites mencionados, onde elas foram feitas com a tradução de Sabino e a diagramação de Kall.


Uma breve aparição em Flash Gordon Zeitgeist


Aqui não se trata de um crossover propriamente dito, mas sim algo que nos Estados Unidos, eles chamam de cameo, creio que em português seria algo com uma pequena menção, sem participação direta. Atualmente, os direitos de publicação em formato comics para os personagens da King Features Syndicate estão com a editoraDynamite Entertainment, nos Estados Unidos. Em 2012, a Dynamite lançou uma nova série do Flash Gordon, personagem criado por Alex Raymond, outro grande escritor da Era de Ouro dos Quadrinhos.


Aqui, nesta série em 10 partes chamada Flash Gordon Zeitgeist, a aventura é ambientada nos anos 1940, e é exclusiva do Flash Gordon. Nela, o seu arqui-inimigo Ming, o Impiedoso, com a ajuda dos nazistas alemães, organiza um ataque em diversos lugares pelo mundo. Numa página dupla (veja na imagem acima), esses ataques aparecem sendo combatidos pelo Fantasma em Bangalla, e pelo Mandrake em Chicago. Interessante que é mencionado em um quadrinho: "A Terra certamente precisará de alguns Defensores". Isso é uma clara referência do autor aos Defensores da Terra, que já mencionamos acima. Os roteiros são de Eric Trautman, e os desenhos são de Daniel Indro. Inédita no Brasil.

Kings Watch


Em 2013, a editora Dynamite finalmente produziu uma história com o grandes personagens da King Features formando uma verdadeira super-equipe. É isso mesmo, os Defensores da Terra estão reunidos outra vez! Assim como a Marvel tem os Vingadores, a DC tem a Liga da Justiça, então a King Features tem os Kings Watch. Nesta série, programada para ter 5 edições, a trama ocorre nos dias atuais, quando milhares de pessoas pelo planeta começam a ter pesadelos com criaturas horríveis. O pior é que, ao acordarem, deparam-se com essas criaturas destruindo tudo pela frente.


Vejam na imagem acima o momento em que Lothar, o grande amigo do Mandrake, encontra o Fantasma na selva africana. O Fantasma enfrenta na mão, um tipo de dinossauro de braços compridos. Durante a trama, descobrimos que trata-se de mais um plano de invasão de Ming, o Impiedoso, dessa vez contando com a ajuda do Cobra, um inimigo do Mandrake.


Vejam também, na figura acima, que o nosso personagem preferido, o Fantasma, foi desenhado de uma forma que eu acho inédita, pelo menos para mim, ele está com a barba sem fazer, creio que não deu tempo de se arrumar antes de entrar nessa aventura, não é mesmo... Acho que agora foi o contrário daquela aventura em que o Mandrake aparecia meio desmanzelado, dessa vez é o Fantasma. Apenas comentários, pessoal. O roteiro é de Jeff Parker, e os desenhos são de Marc Laming. O roteirista procurou seguir e manter bem fiéis as caracterizações dos personagens. Essa série pode ser acompanhada em português, através desse link. A tradução é de Zealfie27, e a diagramação é de Arthurfmg, ambos do grupo Os Invisíveis / Só Quadrinhos.

Bon Voyage: Um cruzeiro com o Mandrake


E finalmente, chegamos ao último item da lista. Ufa!, esse artigo acabou ficando bem grande. Bem, essa história é a mais recente de todas, tendo sido publicada em forma de "pranchas dominicais". A primeira parte foi publicada nos jornais americanos em 21 de abril de 2013, e foi finalizada em 24 de novembro de 2013. O roteiro é de Tony de Paul, e os desenhos são de Terry Beatty. Como sabemos, nas histórias dos jornais, temos um clima mais leve e inocente, mas que sempre apresenta nossos heróis com seus valores morais de bondade e respeito acima de tudo. É assim que muitos fãs preferem o Fantasma. Nessa história, ambos os amigos saem de férias em um cruzeiro marítimo, acompanhados de suas respectivas esposas. E, como era de se esperar, precisam desvendar diversos crimes que estão ocorrendo a bordo do navio. Vejam na figura acima, que um dos temas preferidos do criador Lee Falk está de volta: a ação de lindas bandidas.

Bem, e agora a novidade! Se vocês, amigos que nos acompanham, quiserem, estamos pretendendo trazer essa aventura "Bon Voyage: um Cruzeiro com o Mandrake", traduzida para o português, para que vocês possam conhecer mais essa bela história, com a nossa qualidade de sempre, nos blogs Caverna da Caveira, e Fantasma Brasil. E então? Acham que seria uma boa ideia? Basta nos dizerem através dos comentários. Comente também o que vocês acharam desse artigo”.

Um abraço e até breve.


Kall

































Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...