sexta-feira, 15 de abril de 2011

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA - II

Olá meus amigos trazemos hoje mais uma curiosidade a respeito da obra maior de Lee Falk: O Fantasma.



A PATRULHA DA SELVA


A Patrulha da Selva é aquela organização “policial-militar” de elite que atua nas histórias do Fantasma, que tem por objetivo manter a lei e a ordem na fronteira das florestas africanas.
Nas primeiras histórias do Fantasma a Patrulha da
selva não existia, e a ordem na selva era mantida pelos militares ingleses (Lee Falk faz aqui uma referência às possessões inglesas na Africa), pela policia e pelo oficial inglês o Capitão Horton, (um aliado do Fantasma).
Com o tempo Lee Falk percebeu a necessidade de definir quem afinal deveria cuidar da ordem no local.
A primeira história que apresentou a Patrulha aconteceu em 1951-52 o título era “A professora”. Nesta primeira aparição a Patrulha era muito diferente da organização de hoje, seus integrantes eram bem diferentes dos típicos patrulheiros durões. Usavam quepe militar, calças cumpridas e camisa de manga, bem diferente do uniforme atual com capacete, shorts e meias, (bem mais apropriado para uma região muito quente); e seu quartel general na época é descrito como uma pequena prisão; e o desempenho dos patrulheiros deixava muito a desejar. 




Atual uniforme da Patrulha da Selva

O único patrulheiro que foi identificado na primeira história foi o Capitão Clark, que lembra, tanto fisico como de personalidade o Coronel Horton das primeiras histórias do Fantasma.
No decorrer dos episódios Lee Falk foi aperfeiçoando a Patrulha da Selva transformando-a numa especie de Legião Estrangeira que atua ao longo da costa.
O lema da Patrulha da Selva é: “Justiça e Paz”, revelado em 1961, no episódio: “O Mercado de Escravos de Mucar”. Segundo o texto sobre a Patrulha da Selva: “todos os anos milhares de jovens de todo o mundo se candidatam a uma vaga, mas somente 10 são aceitos”. Todo candidato é duramente testado em provas físicas e intelectuais.


Como surgiu a Patrulha da Selva?

A origem da Patrulha da Selva data de 200 anos atrás, na época em que o sexto Fantasma (antepassado do atual herói) conquistou a cidade pirata de Sanlôi, e recrutou o bando do terrível pirata Barba Rubra, para formar o primeiro efetivo da Patrulha da Selva para trazerem a lei à floresta, formando com eles a milícia (você encontra esta história em nosso blog). O sexto Fantasma era o líder da organização e era chamado de “O Comandante”. Com o passar das décadas , a identidade verdadeira do “comandante” acabou esquecida pelas novas gerações de patrulheiros, sendo conhecida apenas pelos descendentes do famoso justiceiro mascarado. Este passou o cargo para o seu primogênito (o sétimo Fantasma) e assim por diante. Hoje o 21° Fantasma é o atual comandante da Patrulha da Selva.


Barba Ruiva o grande líder dos piratas de Sanloi


Big Bart um dos lideres dos piratas


Salla o espadachim outro lider dos piratas

Numa história de 1969, o coronel Weeks foi misteriosamente substituído por um oficial negro chamado coronel Worubu. Os leitores das histórias do Fantasma ficaram sem saber o motivo do desaparecimento do coronel Weeks; até que em 1978, na história “os três bandidos” Lee Falk explica porque o coronel Weeks se retirou do comando. Essa substituição ocorreu devido a modernização das histórias adequando a situação atual de uma Africa independente, com presidente africano (Presidente Lamanda Luaga), e cidades modernas.

 
Página dominical onde vemos o Coronel Weeks (cabelos grisalhos) 



Coronel Worubu substituto do Coronel Weeks


Na história: “Patrulha da Selva contra o Cartel das Drogas”, o coronel Worobu teve um encontro histórico onde ficou cara-a-cara com o histórico comandante desconhecido.

Neste processo de modernizar as histórias do Fantasma os novos autores continuaram inovando e hoje mulheres que apresentam os requisitos necessários também estão sendo admitidas na Patrulha da Selva.


Jovens Patrulheiras admitidas na Patrulha da Selva

A Patrulha da Selva e seu "Comandante Secreto"

Ai está mais um artigo sobre o universo do nosso querido herói. Não percam em breve mais curiosidades a respeito do "Espirito que Anda".
Grande abraço e deixem seus comentários.

















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...