quarta-feira, 18 de novembro de 2020

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

 


PARA AQUELES QUE CHEGARAM AGORA...

(por Simone Celotto)

O Fantasma conquistou gerações de leitores mundo afora, muitos deles aqui no Brasil. Foi criado por Lee Falk e o desenhista Ray Moore. A primeira tirinha foi publicada em 17 de fevereiro de 1936, no "New York American Journal".
Ao ver seu pai ser atacado e morto por piratas, Cristopher Walker Junior jurou combater a pirataria, a ganância, a crueldade e a injustiça. Assim, em 1525 (ou 1535, ou 1536, ou 1550 - depende da versão) nascia o Primeiro Fantasma. Porém, as histórias que nos são contadas pertencem a Kit Walker, o Vigésimo Primeiro Fantasma. O legado é passado de pai para filho e dá a impressão de que o personagem nunca morre. Com isso, ganhou a alcunha de "Espírito-Que-Anda".
Seus fiéis companheiros são o cavalo Herói e o lobo Capeto. Viviam no misterioso e fictício país africano de Bengalla (ou Bangalla, como é a tradução atual).
O Fantasma é o primeiro herói da história a ter a parte dos olhos pintada de branco quando usa máscara; o primeiro a vestir collant e o primeiro a usar cueca para fora da calça!
Originalmente, Lee Falk queria que o uniforme fosse CINZA. Porém, devido a um erro da impressão colorida nas tiras dominicais, saiu ROXO. O criador não gostou da ideia, continuou fazendo referências ao uniforme cinza e levou anos para se render à cor roxa. Contudo, a vestimenta já teve várias outras cores, algumas permanecem até hoje. AZUL na Escandinávia; VERMELHO no Brasil, Itália, França e Espanha; VERDE na Austrália e MARROM na Nova Zelândia.
"O impacto do Fantasma pelo planeta foi tão grande que apenas o material produzido pela King Features [Syndicate] para as tiras de jornais não era suficiente para atender à enorme demanda de leitores. Por essa razão que ele passou a ser licenciado em muitos países, tendo HQs locais escritas e desenhadas - sempre seguindo o padrão da licenciante, mas ao mesmo tempo desenvolvendo estilos diversificados. Foi o que aconteceu aqui no Brasil, por exemplo, com capas e histórias produzidas pela RGE, e que depois percorreram o mundo. E assim também na Itália com material desenvolvido pela editora Fratelli Spada, na Escandinávia pela Egmont, na Austrália pela Frew e nos Estados Unidos pela Moonstone, Dynamite. Fora as adaptações feitas por DC e Marvel Comics." (Trecho do depoimento do jornalista Thiago Gardinali, na página final da HQ mensal: O FANTASMA - 2 -  Editora Mythos.)

OUTRAS MÍDIAS
Uma das mais lembradas é a série animada "Defensores da Terra", de 1986. Era uma equipe de heróis que tinha o Espírito-Que-Anda; Madrake (também criado por Lee Falk); Flash Gordon, entre outros. Além disso, O Fantasma ganhou um filme próprio no ano de 1996, que conta com Billy Zane como protagonista e Catherine Zeta Jones como uma das vilãs.
Em comemoração aos 80 anos do personagem, entre 2015 e 2016, a Funko lançou quatro versões do boneco: cinza, azul, vermelho e roxo.


Acima a figura dos dois anéis brinde, para quem adquiriu as duas edições capa-dura da Mythos, e os quatro bonecos Funko nas quatro cores do uniforme do Fantasma.
 
O FANTASMA HOJE
Recentemente, a Mythos Editora lançou 8 gibis mensais inéditos; 2 encadernados ("Em Busca da Cidade Perdida" e "O Fantasma por Jim Aparo" - cada um vem com um anel do personagem de brinde); 4 compilados de histórias antigas ("Crônicas do Fantasma" - sendo que o volume 4 vem com uma moeda cujas faces são A Marca da Caveira e A Marca do Bem) e até um livro: "A Ameaça de Scorpia".

FICHA TÉCNICA DO PERSONAGEM:

Vigésimo Primeiro Fantasma
Nome: Cristopher "Kit" Walker
Vive em: Bengalla (ou Bangalla)
Cavalo: Herói
Lobo: Capeto
Esposa: Diana Palmer Walker
Filhos: Kit e Heloise

ANÉIS:
- A Marca da Caveira (usa no dedo médio da mão direita para marcar a face dos inimigos);
- A Marca do Bem (usa no dedo médio da mão esquerda para marcar seus protegidos; tem o símbolo de 4 sabres virados para o centro).


Agradecemos pela colaboração da amiga Simone Celotto
 


A LIÇÃO NA SELVA

 


Gênero; Aventura / Formato: CBR / Idioma: português (BR) / Crédito: Sabino / Número de páginas: 68 / Tamanho: 111 MB / Download: Drive. Google.


LINK POSTADO

Olá meus amigos, sejam bem vindos  ao maior portal sobre a criação de Lee Falk; o Fantasma.
E nesta quarta feira temos mais uma tradução inédita, que foi preparada com todo o capricho pela equipe do nosso blog.

Trata-se de uma postagem das tiras dominicais (S169)que tem a seguinte equipe de criação: roteiro de Tony De Paul, desenhos de Paul Ryan, cores de Tom Smith, tradução e capa do Sabino.

"Para o Fantasma em sua missão de fazer justiça, não existe pequeno ou grande problema, uma pequena ou grande injustiça; a todos ele dá a devida importância e luta por isso.
Nesta aventura ele ajuda um adolescente que não fosse a ajuda do Fantasma,inspirado pelo seu fiel mentor "Guran", teria tudo para dar errado na vida e se transformar num marginal, num pária da sociedade"

Boa leitura.



FANTASMA – AS CIDADES NOJENTAS – 011

 


Crédito: Gláucio

FANTASMA # 3

  • PEDIDO DO LEITOR 


Gênero; Aventura / Formato: CBR / Idioma: português (BR) / Crédito: Sabino & Kall / Número de páginas: 32 / Tamanho: 11,5 MB / Download: Drive. Google.


LINK CORRIGIDO


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...