quinta-feira, 26 de abril de 2018

GRANDES HERÓIS DA VIDA REAL




IRINEU EVANGELISTA DE SOUSA

Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá, nasceu em Arroio Grande, (RGS); em 28 de Dezembro de 1813; e faleceu em Petrópolis (RJ), em 21 de Outubro de 1889, foi um comerciante, armador, industrial e banqueiro brasileiro. Ao longo de sua vida foi merecedor, por contribuição à industrialização do Brasil no período do Império (1822-1889), dos títulos nobiliárquicos primeiro de Barão de Mauá (1854) e depois de Visconde de Mauá(1874).



título nobiliárquico concedido a Irineu Evangelista de Sousa.

Foi pioneiro em várias áreas da economia do Brasil. Dentre as suas maiores realizações encontra-se a implantação da primeira fundição de ferro e estaleiro no país.


O primeiro estaleiro do país, construído por Mauá.

A construção da primeira ferrovia brasileira, a Estrada de Ferro Mauá, no atual estado do Rio de Janeiro.


Estrada de Ferro Mauá, primeira ferrovia brasileira.


 o início da exploração do rio Amazonas e afluentes, bem como o Guaíba e afluentes, no Rio Grande do Sul, com barcos a vapor.



Exploração de rios em barco a vapor.

A instalação da iluminação pública a gás na cidade do Rio de Janeiro, a criação do terceiro Banco no Brasil (o primeiro, de 1808, concretizou em 1829 a possibilidade existente em seu estatuto de se dissolver ao final de 20 anos), e a instalação do cabo submarino telegráfico entre a América do Sul e a Europa. 


Refinaria que abastecia o gás para a iluminação pública do Rio de Janeiro.


Foi o criador do terceiro banco no Brasil o “Banco Mauá”.



Instalação do primeiro cabo submarino telegráfico entre a América do Sul e Europa. 

Primeiro como barão, título recebido após construir a primeira estrada de ferro da América do Sul, e vinte anos depois, Visconde de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa é o principal representante dos primórdios do capitalismo na América do Sul, ao incorporar e adotar, no Brasil, ainda no período do Império brasileiro (1822-1889), em suas empresas, os recursos e maquinários aplicados na Europa e nos Estados Unidos no período da Revolução Industrial do século XIX. É considerado, pelos registros históricos, como o primeiro grande industrial brasileiro. Foi um dos grandes opositores da escravatura e do tráfico de escravos, entendendo que somente a partir de um comércio livre e trabalhadores libertos e com rendimentos poderia o Brasil alcançar situação de prosperidade. Todavia, somente com a Lei Áurea, de 1888, foi abolida a escravatura no Brasil, assinada pela princesa regente Isabel.
Nascido em uma família de proprietários de pequena estância de criação de gado no Rio Grande do Sul, na fronteira com a República do Uruguai, Irineu Evangelista de Sousa ascendeu socialmente pelos seus próprios méritos, estudos e iniciativa, sendo considerado um dos empreendedores mais importantes do Brasil, no século XIX, estando à frente de grandes iniciativas e obras estruturadoras relacionadas ao progresso econômico no Segundo Reinado. De início incompreendido e contestado por uma sociedade rural e escravocrata, hoje é considerado o símbolo dos empreendedores capitalistas brasileiros do século XIX. Foi precursor, no Brasil, do liberalismo econômico, defensor da abolição da escravatura, da valorização da mão-de-obra e do investimento em tecnologia. No auge da sua carreira (1860), controlava dezessete empresas localizadas em seis países: (Brasil, Uruguai, Argentina, Inglaterra, França e Estados Unidos). No balanço consolidado das suas empresas em 1867, o valor total dos ativos foi estimado em 115 mil contos de réis (155 milhões de libras esterlinas), enquanto o orçamento do Império, no mesmo ano, contabilizava 97 mil contos de réis (97 milhões de libras esterlinas). Sua biografia ficou conhecida, principalmente, pela exposição de motivos que apresentou aos credores e ao público ao

 ter a falência do seu banco, a Casa Mauá & Cia., decretada em 1878.


Visconde de Mauá, uma das maiores figuras do período do império, no Segundo Reinado.

ACERTO E CONTAS COM O NÔMADE – 047

Clique na tira para visualizar em tamanho maior

Tradução e diagramação: Glaucio

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...