sexta-feira, 25 de setembro de 2015

SCAN ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO - 5 ANOS DO BLOG FANTASMA BRASIL - 8

GUERRA NO ORIENTE

Clique na capa para baixar.

Olá meus amigos, fãs do Fantasma que acompanham este blog, finalmente chegou o grande dia: 25 de Setembro de 2015; e o blog Fantasma Brasil completa Cinco Anos de existência.
Foram 1728 postagens, sendo 980 scans, até o final do ano ultrapassaremos 1000 scans; sendo mais de 700 só sobre o Fantasma.
Não podia imaginar que aquela minha ideia naquele longínquo ano de 2010, de colocar na grande rede scans do Fantasma em português, pois na época havia muito pouco, pudesse dar tantos frutos.
Hoje felizmente já não estou sozinho nesta jornada, pois para alegria dos fãs do Fantasma, já conto com uma modesta mas maravilhosa equipe, muito comprometida com o blog, que realiza um trabalho magnifico, e o que é melhor são pessoas dispostas a doar um pouco do seu tempo precioso para oferecer de maneira desinteressada grandes trabalhos para os fãs do Fantasma.
Temos dois grandes colaboradores que trabalham no resgate das edições publicadas pelas editoras brasileiras, e que fazem um trabalho fantástico, ao qual muito agradecemos: o Hélio Teixeira e Carlos Miranda, duas grandes feras dos scans e das restaurações.
Não poderia deixar de citar os dois grandes realizadores dos scans inéditos em português, que buscam e selecionam as melhores aventuras do Fantasma que não foram publicadas no Brasil, e eles fazem todo o trabalho de tradução e diagramação, para que os fãs do Fantasma possam conhecer: o Sabino e o Kall; que já trouxeram 110 edições traduzidas, entre grandes aventuras, mini séries e maxi series que fizeram o deleite dos fãs do Espírito que Anda.
E ainda a participação de outros fãs do blog como o professor Glaucio Cardoso, com traduções, contos e uma grande divulgação na sua página do Facebook “Caverna da Caveira”. O nosso grande amigo Paulo Sergio do blog Cine & Quadrinhos, que desde o inicio tem sido um grande divulgador do blog Fantasma Brasil. E não posso me esquecer de todos os blogueiros de scans que divulgam o Fantasma Brasil, e que não vou citar os nomes pois seriam tantos, e não quero correr o risco de esquecer algum.
E não posso deixar de agradecer a todos vocês que estão aí, do outro lado da telinha, que todos os dias acessam o blog, deixam ou não os seus comentários; porque o meu trabalho, tenho plena convicção não teria chegado nem a metade desta jornada se não fosse a ajuda e o apoio de todos vocês.

Mas vamos falar um pouco de quadrinhos. Preparamos um edição muito especial para comemorar o dia do aniversário do blog, trata-se da maior aventura do Fantasma que Lee Falk escreveu; (foram 49 semanas, de 02 de Fevereiro de 1942 a 09 de Janeiro de 1943; praticamente um ano).
Essa aventura já foi publicada pela Editora RGE no Almanaque de  40 anos do Fantasma, e no livro da Editora Saber # 7, e agora na ultima edição do Fantasma pela Editora Ediouro do selo Pixel, numa bela edição (adquiram), mas em todas, temos problemas de poluição visual e tamanho reduzido de balões e legendas tornando-as cansativas para se ler.
Para esse scan o Leoner teve muito trabalho, precisou scanear  duas vezes para garantir a qualidade, e foram 204 páginas que foram diagramadas para que não ficassem muito poluídas visualmente com menos quadros por página, muitos quadros precisaram ser refeitos, tudo isso para se ter um padrão de qualidade  a altura da coleção digital que o Leoner vem produzindo.
O Leoner me deu a honra de escolher a capa desta edição.
Essa aventura tem um valor especial, pois foi a ultima tira diária produzida por Ray Moore, (ela foi finalizada por Wilson McCoy); e as próximas já foram desenhadas por McCoy: a D026 “As sereias do estreito de Melo” e a D027 “A princesa Valéria” então ele se tornou o desenhista titular da série até o dia de sua morte. Todos este são fatos interessantes de se lembrar para podermos observar a variação dos traços principalmente de McCoy das primeiras histórias e das ultimas que ele produziu.

A montagem e revisão do scan é do José Carlos.


Esta postagem é uma homenagem que prestamos a esse nosso grande colaborador, o José Carlos Leoner, que faz este magnifico trabalho de restauração das grandes histórias clássicas do Fantasma, e generosamente disponibiliza para o nosso blog, para alegria dos fãs do Fantasma. Valeu meu amigo!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...