quinta-feira, 6 de setembro de 2018

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA


QUAL A COR DO UNIFORME DO FANTASMA?


Olá meus amigos, aqui estamos com mais um artigo da seção: “Curiosidades sobre o Fantasma”.

A alguns dias atrás recebi um comentário no blog, onde um seguidor, fez a seguinte pergunta: “Afinal qual é a cor do uniforme do Fantasma?”
Em 2012 já postamos uma matéria a respeito, mas voltamos ao assunto para nossos seguidores “que chegaram depois”.
Nas primeiras histórias em tiras diárias, a cor do uniforme do Fantasma ainda não estava definida. Lee Falk originalmente havia pensado em batizar a sua nova tira diária com o nome: "The Ghost Gray" (O Fantasma Cinza), e embora tenha mudado o nome para "O Fantasma"; bem antes da tira diária ser distribuída, muitas referências apareceram por vários anos insinuando que o uniforme do Fantasma era na verdade cinza.


A COR CINZA COMO FALK HAVIA IDEALIZADO

Quando as tiras e páginas dominicais passaram a ser impressas em cores, é que começou a grande confusão.
Não havia uma orientação para a distribuidora sobre as cores do uniforme do Fantasma.
o Fantasma começou a aparecer em jornais internacionais no domingo com uniformes coloridos nas mais diferentes cores.
Vermelho na Itália, Grécia, Brasil e França, o azul em vários tons: azul claro prateado, azul e roxo claro, lilás na Índia, e outras variações em muitos outros países.
No Brasil a cor vermelha foi adotada, devido a dificuldade de se imprimir a cor original em decorrência das impressoras rudimentares da época.
Diante de tanta confusão, afinal qual a cor original do uniforme do Fantasma? A ideia inicial de seu criador Lee Falk, seria um uniforme “cinza”.
Quando a tira do fantasma começou a ser distribuída, a cor do uniforme não era um fator importante, porque nos jornais sempre foram reproduzidas em preto e branco e era adicionada uma retícula pontilhada para se obter um efeito “noir”. Na maioria dos casos, a retícula (um pontilhado que produzia um efeito na impressão de uma cor cinzenta) foi utilizada no uniforme do Fantasma.


O UNIFORME CINZA COMO ERA PUBLICADO NOS JORNAIS


No entanto, em 1939, quando uma história do Fantasma chegou para ser publicada em uma página dominical de um jornal que era impresso em cores, ocorreu um problema.
A cor programada para a impressão colorida foi o cinza, mas por algum problema técnico no equipamento, acabou saindo na cor “roxa”, e ao final Lee Falk decidiu deixar que permanecesse mesmo roxo; portanto esta ficou sendo a cor oficial do uniforme do Espírito que Anda, como podemos observar em todas as publicações originais norte-americanas.


A COR ORIGINAL DO UNIFORME DO FANTASMA

As listras diagonais em seu short, que deveriam ser roxo e preto, começaram a aparecer em quase todas as cores imagináveis, as listras vermelhas e pretas eram frequentemente utilizadas por influencia dos editores da editora Egmont da Suécia que contribuíram com esta gama de cores tão berrantes, conforme pode ser observado nas ilustrações das capas do Fantasma em muitas edições daquela editora. Já no Brasil as listras eram pretas e amarelas.


O UNIFORME COM O SHORT COM LISTRAS VERMELHO E PRETO DA 
EDITORA EGMONT

Interessante que essa falta de informações quanto a referencia das cores nos uniformes dos personagens é mais comum do que se imagina. Só para citar um caso, o personagem “Batman”, publicado no Brasil pela EBAL, também já teve seu uniforme transformado num verdadeiro “carnaval”; observem as ilustrações abaixo:


O UNIFORME EM AZUL E VINHO


O UNIFORME EM AZUL E VERMELHO


O UNIFORME EM AZUL, ROXO CLARO E CAPA PRATEADA


UNIFORME EM AZUL CINZA E PRETO

UM DOS ÚLTIMOS UNIFORMES ONDE PREDOMINA O CINZA E PRETO

Portanto, apesar de tantas variações, ficou definido de acordo com o desejo de seu criador Lee Falk que a cor do uniforme do Fantasma é: "roxo, short de listas em roxo e preto, as botas e cinturão em couro preto”, conforme nos mostra essa bela ilustração de Doug klauba”


COR ORIGINAL DO UNIFORME DO FANTASMA


E AGUARDEM, POIS ESTÁ CHEGANDO O DIA DO ANIVERSÁRIO DO BLOG FANTASMA BRASIL!



















ACERTO DE CONTAS COM O NÔMADE – 161

Clique na imagem para ver em tamanho maior

Tradução e diagramação: Glaucio



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...