quarta-feira, 7 de setembro de 2022

A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (Em Quadrinhos)

 




Olá amigos, bem vindos ao nosso blog, e um bom feriado para todos.
Hoje trazemos uma postagem especial, que foi produzida a 50 anos atrás para a comemoração dos 150 anos da Independência do Brasil, em 1972.
E agora 200 anos depois da Independência trazemos esse maravilhoso trabalho para a apreciação e conhecimento de toda galera que curte nosso blog.
Essa edição foi uma encomenda feita para a Editora Brasil América Ltda. (EBAL), e para sua execução a EBAL convocou dois grandes nomes dos Quadrinhos: Pedro Anísio, e Eugenio Collonese.
O Pedro Anísio, era um veterano da editora desde os tempos do Suplemento Juvenil, uma das primeiras publicações da editora. Ele escrevia reportagens, contos e crônicas.
Alem disso ele trabalhou em duas grandes emissoras de rádio: a rádio Tupi, e a rádio Nacional, onde durante 30 anos escreveu milhares de rádio-novelas, num período pré-televisão; onde as rádio-novelas dominavam o mundo entretenimento.
A ele foi encomendado uma história especial com os fatos históricos e situações da época da independência, inclusive as batalhas pela consolidação da Independência, e ele o fez com grande competência.
Pedro foi o roteirista de grandes histórias para a EBAL como: Pedro Alvares Cabral, A Independência do Brasil, A Libertação dos Escravos, A História do Petróleo, e Chamada Geral, uma edição comemorativa dos 25 anos da EBAL.
E para consagrar esse importante projeto, era necessário a participação de um grande ilustrador.
Depois da citação de muitos nomes, a escolha recaiu sobre um grande ilustrador italo-argentino, radicado a mais de 10 anos no Brasil: Eugênio Collonese.
Collonese fez um trabalho estraordinário, com uma grande pesquisa de época: dos trajes das damas, os uniformes militares, os prédios e castelos, animais, móveis, a recriação das batalhas, o estudo das figuras históricas, baseado em pinturas da época e um linda pintura de Dom Pedro I para a capa da edição.

E o blog Fantasma Brasil tem o orgulho de trazer essa grande obra dos quadrinhos Nacionais.

Boa Leitura.


COLEÇÃO KOMICS # 14

 


Crédito: Marduke


FANTASMA - O FIM DO FANTASMA - 112

 


Crédito: Glaucio

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...