sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Fantasma - A Prova 051

Kit e Heloise imaginam que foi o Fantasma que os livrou das hienas, mas vão ter uma grande surpresa...

GRANDES ILUSTRADORES DO FANTASMA - X

Olá amigos finalmente a Sexta Feira, mais uma semana de dever cumprido e ficamos na espectativa de mais um fim de semana de descanso para curtir descansar e recarregarmos as baterias.

Iremos tratar neste artigo a respeito de um dos mais extraordinários ilustradores norte-americanos de todos os tempos que também contribuiu grandemente para a obra de Lee Falk, sem nunca ter trabalhado com ele.
Esse ilustrador foi um dos poucos artistas nos quadrinhos “maintream” da época a fazer, desenho, arte-final e letras dos balões de suas histórias.

JIM APARO
James (Jim) Aparo nasceu em 24 de Agosto de 1932 começou a desenhar desde criança e praticou copiando os quadrinhos da época cresceu desenhando o Superman, Batman, Capitão Marvel Jr. de MC Raboy, que achava muito bonito, Alex Raymand, Milton Caniff, era admirador de todos esses artistas.
Depois que terminou o colégial trabalhou em fábricas como estoquista, como balconista e todos os tipos de trabalho. E sempre praticando desenho durante a noite sozinho quando tinha tempo.
Jim Aparo foi um artista “auto didata” e estudou apenas um semestre na “Hartford Art School” para se aperfeiçoar em anatômia.
Foi ai que começou a sua carreira na área da publicidade em West Hartford, Connecticut; foi nesta agência de publicidade que fazia o layout a lápis dos trabalhos, e sempre quando era necessário usar alguma letra fantasia era ele mesmo que se encarregava disso, sempre foi fascinádo por letras. Jim atuou por pouco tempo na publicidade até entrar na industria dos quadrinhos.
Foi numa das férias de verão quando não tinha dinheiro para viajar para lugar algum, Jim e a esposa tinham acabado de comprar uma casa e tinham três filhos; apesar de todas essas adversidades momentâneas de sua vida, decidiu mudar para a área de quadrinhos, procurou a editora “Charlton Comics” que ficava a mais ou menos uma hora de distância de onde morava.
Levou amostras de todo o seu material para “Dick Giodano” e mostrou o que era capaz de fazer. Ele gostou do material e lhe deu um um roteiro para ilustrar.
Jim fez os desenhos a lápis, a arte final e as letras da primeira página do que seria o seu primeiro trabalho, ligou para Dick disse que tinha feito a primeira página e que morava a pouco mais de uma hora da editora e que poderia ir para mostrar-lhe. Ao ver o trabalho Dick Girdano adorou pediu que Jim Aparo terminasse o trabalho e o contratou.
Aqueles eram  tempos dificieis ganhava-se muito pouco a Charlton pagava US$ 15 por página completa com desenho à lápis e arte final e letras dos balões e mesmo que pagasse US$20 ou US$ 25 ainda seria muito pouco dinheiro por tanto trabalho, e Jim trabalhou nestas condições por mais de um ano. “Eles trabalhavam com originais grandes e eu pedi a Dick se não poderia trabalhar com o tamanho de 10 X 15 e Dick me autorizou” (Jim Aparo).
Em 1960 Jim Aparo iniciou suas atividades para a editora Charlton Comics, trabalhando em vários gêneros: faroeste, ficção cientifica, romance, mistério, terror e suspense e até super-heróis, ilustrando o Fantasma de Lee Falk.




Jim Aparo trabalhou em todos os gêneros: faroeste, romance, mistério, terror e super-herói (Fantasma).

Jim Aparo já tinha trabalhado com Michael Fleicher com o personagem “ Spetro” na agência: “West Hartford” em Connecticut.

Jim Aparo trabalhou com o personagem “Spetro”



A origem do Fantasma ilustrada por Jim Aparo



“O Fantasma em Shang-ri-lá” texto de Dick Wood ilustrado por Jim Aparo

“O Faraó Fantasma” texto de Dick Wood e ilustrações de Jim Aparo

É interessante que Aparo trabalhou com o Fantasma; sem nunca ter tido contato com seu autor Lee Falk, pois na época o personagem foi licenciado para a Charlton Comics. A Charlton Comics publicou histórias memoráveis do Fantasma no formato “comic book” (revista) com roteiros de Dick Wood e Steve Skeates, que foram muito apreciadas pelos fãs do Fantasma. Na opinião de Jim Aparo a melhor história que ele ilustrou foi “O Rio que Nunca Acaba” com roteiro de Steve Skeates.
A detentora dos direitos do Fantasma, a “King Features Syndicate” nunca interferiu nas publicações do Fantasma pela Chalton Comics, a única exigência era que seguissem o estilo das tiras feitas por Sy Barry.
Dick Giordano havia se transferido para a editora “DC Comics”, e fez uma oferta irrecusável para Jim Aparo: “Você gostaria de ir trabalhar comigo na editora “DC Comics”? A resposta de Jim Aparo foi que “Sim” mas como ficaria a sua situação com a editora Charlton Comics?”
Dick propôs a Jim Aparo que fizesse um acordo com a Charlton, que ele iria para a DC Comics, mas que poderia continuar a colaborar com a editora Chalton, e assim foi feito. Jim começou a trabalhar na DC ilustrando o título “Aquaman” e ao mesmo tempo colaborava com a revista do “Fantasma”, pois ambas eram bi-mestrais e Jim intercalava as duas revistas e ele pode cumprir seu acordo com a Charlton sem problemas.

“Aquaman” um dos primeiros trabalhos na “DC Comics”

“Phantom Strange (Vingador Fantasma)” primeiros trabalhos de Jim Aparo na DC


Na DC Comics começou uma nova etapa da carreira de Jim Aparo que o levaria ao auge como ilustrador. Ficou muito conhecido ilustrando “Aquaman”, “Phantom Strange (Vingador Fantasma)” e coordenou a estréia da revista “The Brave and the Bold” (O Bravo e o Aldaz)” estrelada por Batman e um herói convidado trabalhando até 1980 nesta revista.

Revista “Brave and The Bold” com Jim Aparo desenhando na prancheta 
"Adventure Comics” título em que Jim Aparo colaborou por muito tempo

“Batman and the Outsiders” título co-criado por Jim Aparo

“Batman” título que Jim Aparo trabalhou por muitos anos


“Detective Comics” Jim Aparo atuou em vários números deste título


Foi o co-criador do título “Batman and the Outsiders (Batman e os Renegados)” até passar para as revistas: “Batman” e “Detective Comics” dois dos maiores títulos da editora juntamente. Jim trabalhou ainda na revista “Adventures Comics” titulo importante da DC Comics. Em 1992 Jim Aparo trabalhou no título “Green Arrow (Arqueiro Verde)” num período em que a revista estava no auge.
Na revista “Batman”, Jim Aparo se destacou por ter ilustrado uma das mais importantes histórias: “Death in the Family” (A morte de Robin)”.

“A Morte de Robin”, o trabalho mais famoso de Jim Aparo


Jim Aparo tinha a característica de ter um controle completo sobre sua obra, e mais tarde quando foi trabalhar na DC Comics eles trabalhavam no sistema de ter profissionais para cada etapa da produção, desenhistas para fazer o lápis, arte finalistas para cobrir os desenhos com nankin e letristas, tudo visando acelerar a produção dos quadrinhos e Jim precisou se adaptar ao novo sistema, “estas são pequenas coisas que você tem que lidar quando se trabalha com outras pessoas” (Jim Aparo). Sua filosofia era de que: “quando é você que está realizando um trabalho não tem ninguém para se culpar se o trabalho saiu bom ou não” (Jim Aparo).
Jim Aparo faleceu em 26 de Julho de 2005 aos 72 anos, deixou a esposa Julieann, três filhos, quatro netos e dois bisnetos; rendemos nossas homenagens a este grande artista que colaborou com a obra de Lee Falk.













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