segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

QUEM É O GENERAL BABABU?

GENERAL BABABU



Apesar de se tratar de um vilão não deixa de ser um dos principais coadjuvantes nas aventuras do Fantasma.

 O General Bababu tem muitos fãs por anos com sua covardia, maldades, uniformes extravagantes e prepotência se achando o todo poderoso.
 Bababu fez sua primeira aparição no 1962-1963 em tira diária intitulada: o Embaixador Misterioso, apresentado como o ditador de Bangala, depois de depor o doutor Lamanda Luaga com um exército de 200.000 soldados.O Fantasma demonstra toda a sua ousadia raptando Bababu debaixo do nariz dos seus soldados submetendo-o lei da selva  julgado pelos chefes das Tribos nativas.
Bababu é forçado a lutar um corpo a corpo com o Dr.Luaga onde o vencedor teria o controle politico do país. O Dr.Luaga que havia ganhado o título olímpico dos meio-pesados ​​de boxe, derrota facilmente o General. Bababu.

Bababu é derrotado pelo Dr. Luaga

Mas essa derrota não significa o desaparecimento de Bababu. Êle voltaria em muitas histórias,sempre prometendo vingança e a cada aparição cometendo mais maldades, querendo derrotar tanto o Fantasma como o Dr. Luaga.
Seu retorno é destaque nas edições de 1968-69 nas tiras diárias, na aventura: O filho do presidente. Nesta história Bababu está exilado em uma ilha no Oceano Índico, e o Dr Luaga é o presidente de Bangala. Bababu tem uma filha chamada Lila e Luaga um filho chamado Lon.Lon captura Bababu quando ele escapa da prisão na ilha e tenta novamente dominar Bangala  querendo assumir o poder, A história tem uma incrível reviravolta; Lon e Lila que estão apaixonados resolvem anunciar seus planos de se casarem!
Mais uma vez Lee Falk faz uso de uma temática clássica com o caso de Lon e Lila filhos de inimigos lembrando Romeu e Julieta de William Shakespeare.

Lila a filha do General Bababu que acaba formando um par com Lon o filho do Dr. Luaga

Bababu faz outro retorno nas tiras diárias de 1979-80, na história: O retorno do General Bababu.

O Retorno do General Bababu

 Nesta história, ele recebeu o perdão do presidente o Dr. Luaga (em consideração por seus filhos estarem casados) Bababu se encontra no exílio. Mais uma vez, ele escapa e faz mais uma tentativa de depor o Dr. Luaga.
Bababu fez essa sua quarta aparição no 1984-1985 nas tiras diárias na aventura: Os Presidentes, deixando mais uma vez o exílio e chegando a Bangala no meio de uma guerra por ele arquitetada, através de intrigas entre os presidentes de Bangalla e Ivory-Lana.

Os amigos: presidente Goranda e Dr, Luaga, vitimas das intrigas de Bababu




No meio de todo o drama,Bababu foge de lancha para Tarakimo. Não é a última vez que veremos ou ouviremos a respeito dele!
Ele é mencionado em 1988 nas tiras diárias, As coisas do homem, e reaparece nas páginas de domingo em 1990-91, O Retorno dos Thuggees, quando ficamos sabendo que ele esteve na prisão em San Rotanna.
Lee Falk claramente não desejava deixar o ditador fora das aventuras do Fantasma e na página de domingo em 1994-95, na aventura: A Batalha dos garotos da selva, e descobrimos que o primeiros nome Bababu é "Babo" e que mais uma vez, ele escapou de uma prisão, deixando para trás seis guardas mortos. Por incrível que pareça. ele consegue sequestrar o presidente Dr.Luaga e planeja executá-lo - uma situação evitada em cima da hora pelo fantasma.
Apesar das muitas tentativas o General Bababu sempre acaba derrotado pelo Fantasma


Em outra aparição o General Bababu planeja e executa a invasão de Baronkhan, o reino herdado por Hex o filho adotivo do Fantasma que depois descobre ser herdeiro do reino daquele país.
E mais uma vez Bababu vê seus planos serem frustrados pelo Fantasma.

Bababu invade o reino de Barokhan de Rex pupilo do Fantasma

Se Lee Falk tinha mais planos para Bababu não saberemos jamais, mas é mais do que provável, cabe agora aos roteiristas atuais decidirem se este vilão carismático retornará a perturbar a vida do Fantasma e do presidente Dr.Luaga.
Ai está esse personagem que faz parte do universo do Fantasma, que participou de muitas aventuras de nosso grande herói, o “Espírito que Anda, o homem que não pode morrer”.


















EDIÇÃO ESPECIAL DE NATAL - 2018


CRÉDITO: SABINO


EDIÇÃO DE NATAL

O scan desta edição foi especialmente preparada como presente de final de ano, a todos os nossos amigos seguidores, trazendo para voces, um scan compilado com as tiras originais dos jornais em escala cinza, em alta definição, no formato original, tradução integral, e novo letreiramento.
Esse scan é muito especial pois trata-se do lançamento de um novo projeto: “Grandes Clássicos dos anos 60” que iremos publicar em 2019; do período onde ocorreu uma grande estruturação na obra de Lee Falk, com o falecimento do desenhista Robert Wilson McCoy de ataque do coração em 20 de Julho de 1961, onde um ciclo se encerrou, e um novo ciclo teve início.
E esta aventura em especial: “O Misterioso Embaixador”, é sem duvida uma das histórias mais fortes e consistentes do Fantasma, onde ele bate de frente com um tema muito forte na época de sua primeira publicação quando as ditaduras militares dominavam o continente africano.
Nosso herói mostra toda a seu poder e inteligência, libertando uma equipe médica da O.N.U.; enfrentando um exército de 200.000 soldados, e raptando um ditador, e favorecendo assim o primeiro passo para transformar Bangalla num país democrático, com a implantação de um regime presidencial.
Falk mostra a O.N.U. como uma instituição séria que se preocupa com a situação das nações, com autoridade para modificar essa realidade, como deveria ser mas que infelizmente fica apenas no terreno da ficção, e muito longe da realidade.








MENSAGEM DE NATAL - 2018


FANTASMA – HELOISE VOLTA PARA CASA – 002


Tradução e diagramação: Glaucio

"Queridos amigos, daqui a poucos minutos vocês irão receber o presente de Natal, a Edição Especial, preparada para todos os nossos seguidores, que nos acompanharam por todo o Ano".



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...