Marvel Comics (1987 -1995)
Após o sucesso da mini série e da revista mensal do Fantasma, lançada pela editora DC Comics, a próxima editora a investir na criação de Lee Falk foi a Marvel Comics, que lançou três diferentes revistas como vemos a seguir:
Os Defensores da Terra (1987)
#1 a #4
Janeiro a Julho de 1987
Esta mini série em quatro edições em cores foi publicada em 1987 pela Marvel sob o selo Star Comics. Este selo foi criado e direcionado para o público pré-adolescente de espectadores de desenhos animados. A mini-série Os Defensores da Terra foi baseada na série de TV que contava com a participação do 27º Fantasma, Mandrake e Flash Gordon. As histórias foram baseadas em episódios da série de TV, adaptadas por Stan Lee (o texto da primeira história) e as demais por Michael Higgins, desenhadas por Alex Saviuk, e arte final de Fred Fredericks (seu primeiro envolvimento com o Fantasma).
A edição de # 3 é de maior interesse para os fãs do Fantasma onde o 27º Fantasma entra em confronto com seu irmão genio do mal Kurt.
O Fantasma – Mini Série (1994/95)
#1 a #3
Dezembro a Fevereiro de 1995
Após o sucesso da mini série e das 13 edições da revista do Fantasma editada pela DC Comics; a Marvel Comics resolveu fazer uma experiência em Dezembro de 1994 com uma mini série em 3 edições com periodicidade mensal sobre o 22º Fantasma.
A história foi escrita e colorida por Dave De Vries as ilustrações são de Glen Lumsden, ambos são autralianos com seu estudio próprio de quadrinhos em Barossa Valley (perto da cidade de Adelaide).
A obra foi incrivelmente detalhada assim como o enredo, a história é a respeito do retorno (de novo) do General Bababu auxiliado por um mercenário parecido com o jogador de cricket Merv Hughes.
A obra foi feita nos moldes dinâmicos e ultra-violentos dos anos 90, e parecia completamente fora do lugar para o Fantasma.
Phantom 2040 (1995)
#1 a #4
Maio a Agosto de 1995
Esta minissérie em quatro edições mensais foi lançada em Maio de 1995, para mais uma vez aproveitar a divulgação de outra mídia levando-se em conta que era baseada na série de TV com o mesmo nome.
Desta vez se trata do 24º Fantasma, as histórias foram escritas por Peter Quimones, desenhadas por Steve Ditko (co-criador do Homem Aranha); com arte final de Bill Reinnhold e coloridas por Mike Worley. Todas as edições com exceção da primeira foram histórias originais da animação.
No Reino unido a série foi publicada num tamanho maior (formatão).
E este foi mais um dos licenciamentos que a King Features Syndicate fez, deste que é uma dos seus maiores icones, e que foi muito bem trabalhado pela editora Marvel Comics, que devido a influencia de outra mídia (televisão) obteve um grande sucesso.
Até o nosso próximo artigo e não esqueçam de deixar seus comentários.