sábado, 22 de dezembro de 2012

NOTÍCIAS SOBRE O FANTASMA


Entrevista com Claes Reimerthi

Poucas pessoas que acompanham efetivamente as aventuras do Fantasma hoje em dia podem desconhecer o grande roteirista Claes Reimerthi.
Claes Reimerethi é, depois de Lee Falk, de longe, o escritor mais produtivo que já trabalhou com o personagem. A maioria de sua obra tem sido para Semic e Egmont, mas Claes também escreveu aventuras para a King Features para ser publicado nas tiras diárias do jornal do Fantasma após o falecimento de Falk, o que fez por vários anos antes de finalmente retornar a se concentrar exclusivamente em histórias do Fantasma para Egmont. Ele também é responsável por aquela que é, de longe, a mais longa história de fantasma de todos os tempos, o épico: O Coração das Trevas, e hoje é encarregado de escrever a maioria das histórias novas que estão focadas na evolução do Fantasma e seu mundo. Claes gentilmente tirou um tempo de uma agenda muito ocupada para responder a perguntas para o blog Chronicle Chamber sobre o futuro do Fantasma e sua carreira até agora:
CC = Chronicle Chamber
CR = Claes Reimerthi

CC: Nas duas histórias recentes sobre a vida de Dogai Singh é revelado que ele sobreviveu à tentativa de assassinato por Khermet Singh. Que planos você tem para Dogai no futuro?

CR: Honestamente, eu não tenho ideia. Pode soar estranho, mas é assim que é. Desde o Fantasma Ano Um e a contagem regressiva das cinco partes finais, onde o Fantasma acredita que sua família e o círculo de seus conhecidos correm o risco de serem eliminados, já trabalhei em um conjunto de histórias que se seguem as perguntas que se originou lá, que é a intenção de gradualmente modernizar o conceito do Fantasma. Entre outras coisas, que vai desde o presidente Luaga, Patrulha da Selva, Lubanga e o papel dos piratas Singh no futuro da série. Temos de fazer uma comparação dessas histórias para o que chamamos de "aventuras-chave" durante o período Lubanga início dos anos noventa, o que significa histórias que influenciam no conceito da série. Tem sido devido a razões diferentes que eu escrevi todas essas histórias.
Mas mesmo assim eu não vou ficar preso em apenas escrever histórias deste tipo, eu vou escrever outros tipos também, por exemplo aventuras históricas. Isto significa que existe um intervalo de tempo relativamente longo entre cada episódio neste lote. Uma vez por ano eu participo de um seminário sobre o Fantasma junto com Ulf Granberg e Hans Lindahl, onde traçamos as diretrizes para a produção do próximo ano. Então eu tento entrar em duas ou três destas "aventuras chave" na programação. A programação 2012-2013 agora está quase feita, e não há mais "aventuras chave" na programação. Mas, em um curto espaço de tempo, chega a hora de um novo seminário, e depois vou ter a oportunidade de começar a ponderar a continuação. Até então eu não estou simplesmente muito certo.


CC: Sandal Singh foi recentemente eleito Presidente da Bengalla, e este é apenas um dos muitos eventos que contribuíram para tornar o mundo do Fantasma muito mais perigoso e inseguro. Quais os planos que a equipe Fantomen  tem para essa nova situação? Podemos esperar algo como o da era Lubanga, ou você está planejando algo totalmente novo?

CR: O período de Lubanga caracterizou-se por muitos episódios - não apenas "aventuras chave" - circulando ao redor de Lubanga e Bengalla com problemáticas domésticas e políticas. Eu pensei em um tempo incrivelmente dinâmico e emocionante para a série, mas depois de um tempo as circunstancias mostraram um povo bastante envolvido nos problemas políticos internos; e Lubanga acabou sendo vitima da irritação do povo que reagiu com greves, mas nunca o convenceu para  lutar defendendo o lado do bem. Assim, uma conclusão se pode tirar disso é que uma taxa de 2-4 de novas "aventuras chave" por ano é mais aceitável. É claro, por exemplo, o facto de que é o presidente Sandal Singh também ser utilizado em outros relatos durante o ano, mas o conceito deve ser rígido para não me sentir preso da maneira que aconteceu durante o período Lubanga.
Ao mesmo tempo, estou confiante de que deve haver um elemento de ameaça no tema da série, que sempre vai gerar coisas acontecendo que traz mudanças às vidas dos personagens. Tanto para criar incerteza sobre o que vai acontecer, e para fazer dos quadrinhos uma leitura interessante. Não deve acontecer coisas que vão sempre ter consequências na vida dos personagens. O Universo do Fantasma foi estático demais durante muitos anos. E além disso é mais divertido escrever uma história em quadrinhos que está constantemente sob transformações do que aquele que apenas repete a mesma fórmula sempre e onde tudo o que acontece na série é esquecido pela próxima edição. Mas é uma questão importante sobre de como fazer a série ser mais crível e mais realista.

CC: Uma questão muito popular entre os fãs que discutir quem vai se tornar o Fantasma 22° Fantasma e se o 21° iria morrer no final. Um tempo atrás, um boato foi espalhado que os editores tinham planos sérios sobre contar histórias sobre o 22º Fantasma, sem necessariamente matar o 21° Fantasma. Qual é a sua opinião sobre isso, será que ainda veremos histórias com o 22° Fantasma, Kit ou Heloise, ou a morte do 21°?

CR: Esta é uma pergunta muito difícil de responder. Aqueles que reivindicam mudanças nos conceitos estabelecidos da série, onde o Fantasma precisa morrer para ser substituído pela próxima geração. Isso está correto, mas ao mesmo tempo é um fato que Lee Falk nunca deu nenhum passo com relação ao 21° Fantasma. Algo que foi razoavelmente justificado muito antes por Falk foi a questão de média de vida dos Fantasmas. E simplesmente um dos casos muito diferentes foi o do que o 17° Fantasma. Minha percepção pessoal é que a morte do 21° Fantasma traria mudanças tão grandes que ele não seria mais a mesma história em quadrinhos.
É verdade que tem sido discutido sobre fazer aventuras com o 22° Fantasma sem matar o 21°. Mas até agora as discussões principalmente se mantinham em um nível comum como uma possibilidade imaginável. Pessoalmente considero esta uma boa forma de testar o poder de realização do 22° Fantasma, como não é, então, a possibilidade de recuar se o resultado de uma forma ou outra, não corresponder às expectativas. Todas as coisas consideradas de bom grado ver mais experimentações com o conceito real. Eu mesmo já contribuí com várias dessas experiências nos últimos anos.


CC: Você tem a liberdade de trabalhar dentro do tempo histórico nas suas histórias favoritas do Fantasma como os outros escritores?

Gosto de escrever as histórias do Fantasma em vários períodos do tempo. Mas a temática preferida que aparece na minha mente são do período dos castelos normandos. Há outras histórias que também gostei (e já faz um bom número de anos desde que eu as li pela última vez), muitas das histórias de Janne Lundstöm dos anos setenta. Foram histórias de Janne, em um grau muito maior do que Lee Falk, que me inspiraram para me tornar um escritor de aventuras do Fantasma.

CC: A adaptação do filme 1996 Fantasma, estrelado por Billy Zane continua a ser uma matéria constante de discussões entre os fãs. O que você acha do filme?

CR: Ele não me causou uma forte impressão. Em primeiro lugar, o filme apresentou altos e baixos. Boas cenas foram misturadas com cenas embaraçosamente ruins.


CC: Você parece escrever a maioria das histórias sobre a evolução do Fantasma e Bengalla. Se lhe fosse dado carta branca, como e em que grau você desenvolveria a série? Existem certos elementos dos quadrinhos que você sente necessidade de modernização / mudança?

CR: Como mencionei anteriormente, e talvez em primeiro lugar Hans Lindahl que determinadamente lutou para mudar e desenvolver o conceito (e quem tem a oportunidade de exercer influência sobre esse ponto). Pode-se dizer que temos levado essa modernização em relação ao período de Lubanga, que ofereceu várias oportunidades para remexer em torno da série. Foi muito triste para mim voltar ao Fantasma, antigo estático em 1997 e ver hoje todas as alterações gravadas distantes. Luaga tornou-se presidente novamente, mesmo o túnel para o cofre na sede da Patrulha da Selva foi recriado. Quero dizer que, as modernizações são imprescindíveis para que a série possa sobreviver, então ela precisa seguir novos caminhos. E em primeiro lugar os personagens têm de acompanhar os novos
 tempos.
Eu tenho muita liberdade quando se trata de desenvolver as histórias que é, naturalmente, uma forte razão pela qual eu goste tanto de faze-la. Eu posso criar “minhas” histórias e escrever o tipo de aventura que me interessa. Como mencionei anteriormente, a maioria das ideias para novas histórias são apresentadas nos seminários do Fantasma. O nosso editor Ulf Granberg é o que dá a palavra final e decide se uma ideia deve ou não ser realizada. Mas nós (Ulf, Hans e eu) temos uma sintonia tão grande que, após todos estes anos de trabalho juntos; temos ideias e pensamentos muito similares. Ulf está aberto para mudanças e disposto a ouvir todas as sugestões essa disposição dele nos ajuda muito. Ele sempre acolhe uma boa ideia, ele tende a recebê-la sem protestos e também completá-la com suas próprias sugestões e ideias.
Você pode dizer que agora eu de alguma forma consegui as mudanças que eu considerava mais necessárias. Luaga está desaparecido desde que deixou a presidência (para o bem, e isto foi uma decisão minha!). E os Singh tem um novo líder interessante, que é tão carismático como Dogai, enquanto a pirataria está em processo de se submeter a uma atualização na década de 2000 com o lançamento de Singh Inc. Luaga deve obter um novo papel mais a frente, mas o maior problema é Diana, que absolutamente não tem qualquer papel a se trabalhar na série. E eu não estou muito certo sobre o papel da Patrulha da Selva também. (Quando se trata de Diana Hans Lindahl é de outra opinião e tem, eu acho que, certas ideias para o futuro) Por outro lado não vejo qualquer necessidade súbita de fazer qualquer coisa com a "ordem de sucessão" na Caverna da Caveira.


 CC: O Fantasma é um personagem que parece ser muito rico para um escritor, mas em contraste com outras figuras de quadrinhos ele não evoluiu tanto assim ao longo dos anos. Quais são seus pensamentos sobre o Fantasma como um personagem? Há algum lado de sua personalidade que você gostaria que tivesse sido diferente?

CR: O Fantasma é um herói clássico num grau que ele francamente perde traços de personalidade. Ele é apenas silencioso, heróico e abnegado. Fiz algumas tentativas para penetrar no "por trás da máscara" durante o tempo das aventuras com Lubanga refletindo seus pensamentos com a ajuda dos chamados monólogos internos, mas não funcionou muito bem. Temos que aceitar que o Fantasma é um personagem com precipícios inalteráveis que tudo na série gira em torno disso, mas que as mudanças, psicologicamente e assim por diante, em primeiro lugar influencia os personagens em torno dele. O mito simplesmente ofusca o ser humano.

CC: Será que o personagem Kigalia Lubanga aparecerá na série novamente, ou ele acabou se regenerando?

CR: Esta é uma questão interessante. Considerando o papel bastante estático do Fantasma (veja acima) os vilões que o desafiam são extremamente importantes para dar um colorido na série. Vilões, como Lubanga ou Dogai, são literalmente de valor inestimável para a série. Ao mesmo tempo, é difícil criar vilões deste calibre. É, por este motivo, que os escritores sempre hesitam em "desligar" esses personagens com a ideia da regeneração deles: essa atitude acaba trazendo um vazio nos quadrinhos, que fica pior sem eles. Ao mesmo tempo, há por parte dos leitores (mesmo que eles também amem um bom vilão) uma certa impaciência, que eu descrevi acima. Em algum momento o bandido tem que pagar por seus vilanias! Suas violações não podem ficar impunes para sempre, pois isso atrapalha o nosso senso de justiça. E como escritor, chega o momento em que nos sentimos tentados a tomar essa última etapa crucial, se não para qualquer outra coisa, então para aumentar a intensidade e mostrar que as lutas que o Fantasma está lutando são mortais, graves e implicam em risco de vida. E então, acaba em um círculo onde o mal "morte presumida" do bandido é alterada com os seus ressurgimentos constantes. Ambos Lubanga e Dogai são exemplos disso. Posso dizer que quando Dogai encontrou seu destino em "As caveiras de cristal" o meu pensamento era que ele realmente deveria morrer para o bem. Mas mais uma vez ele é um personagem tão bom que eu caí em tentação e poupa-lo novamente. Quando se trata de passagem Lubanga, meu pensamento era o contrário: este foi um caso típico de "morte presumida". Mas como eu vejo agora, eu me pergunto se nós, apesar de tudo, não deveriamos deixá-lo permanecer morto, para a credibilidade da série. Mas eu não posso jurar que não irei em algum momento no futuro cair na tentação de faze-lo ressurgir novamente. Como disse Oscar Wilde: "A melhor maneira de se livrar de uma tentação é se apaixonar por ela" (citado livremente a partir da memória). Ele é sem duvida uma figura utilizável.

CC: Você já teve alguma ideia para novas histórias que foram rejeitadas simplesmente porque eram muito controversas, ou você normalmente tem autorização para contar as histórias que você deseja?

Não, não que eu me lembre de alguma história rejeitada por esse motivo. A ocasião mais comum é que geralmente elas simplesmente não são boas o suficiente. Eu afirmo que tenho uma liberdade artística muito grande para evoluir a série de acordo com minha própria vontade.


CC: Nas histórias sobre Dogai Singh temos uma nova aparência para Kabai Singh, de Lee Falk  da
primeira história do Fantasma, além de uma visão de Sala, a aviadora. É de interesse em usar personagens de organizações criminosas (tais como Hydra) das histórias de Falk em novas aventuras?

CR: A utilização de personagens como Kabai Singh e Sala, é simplesmente porque eles são uma parte estabelecida do mito Fantasma. Não posso afirmar que não tenho nenhuma ligação pessoal com esses personagens que me faz pensar em ideias para histórias em que eles são apresentados. Geralmente, eles sempre são lembrados no universo do Fantasma por isso seu reaparecimento em muitas ocasiões, sem falar da suposição de que eu sinto que posso fazer algo interessante com eles. Pode-se olhar para eles como peões que estão prontos, sem sair do jogo de Xadrez. Mas as organizações criminosas com a Hydra, provavelmente, não irão ressurgir em qualquer uma das minhas histórias. Ela é uma organização muito cruel e anônima; sua característica principal é o fato de que ela é composta por um grande número de agências. Ela não tem todo o flash de energia e originalidade de, por exemplo, dos Singh e os abutres. No caso dos abutres sua especialidade principal é atacar os mais fracos e indefesos, isso os torna inimigos perfeitos para o Fantasma. Eles realmente devem receber mais atenção na série. Nós podemos trabalhar em novas histórias muito boas sem a Hydra.

CC: A última parte dos fins de série com um Cliff hanger real, então eu só tenho que perguntar: Você está planejando uma continuação para a trilogia sobre o Cruzado Fantasma?

É claro que eu pretendo continuar a explorar as histórias passadas da família do Fantasma. Elas são, na verdade, as histórias que sinto mais entusiasmado no momento presente. Mas vai se arrastar um pouco antes que toda a névoa de mistério espalhada se dissipe para chegarmos nas coisas principais e  começar sua explicação final. Agora segue uma trilogia que tem lugar na antiguidade de Roma e Palestina. Então eu tenho duas trilogias adicionais planejadas. Onde e quando eles ocorrem não posso revelar ainda, mas estou realmente ansioso para começar a escrevê-las. Espero que a realização destas trilogias sejam uma vez por ano. Os leitores parecem ter gostado da trilogia da Cruzada do Fantasma, então espero começar a jogar mais com este conceito outro momento.


CC: Qual das suas próprias histórias você está mais satisfeito?

CR: é difícil dar uma boa resposta para isso. Com quase 200 roteiros do Fantasma, confesso que esqueci completamente algumas histórias que eu escrevi. Há algumas histórias que eu gostaria de nunca ter escrito, mas são poucas, e então há uma série de histórias que, por alguma razão "destacam-se" um pouco mais, mas isso pode ser devido a muitas razões diferentes. Deixo para os leitores a decisão de quais histórias que eles gostam ou não. O artista do Pato Donald: Don Rosa disse que para cada história que ele faz há aqueles que pensam que é o melhor que ele já fez, enquanto outros pensam que foi a pior. E a maioria das avaliações acaba em algum lugar na escala entre esses extremos. Essa também é a minha experiência. Isso faz com que pense nesta adversidade e me mantenho sóbrio em prosperidade.

CC: O planejamento de novas histórias consiste no resultado das convenções onde você, Ulf Granberg e Hans Lindahl participam. Que critério que você pensa usar num futuro distante para planejar novas histórias?

CR: No início, tínhamos dois seminários por ano, mas agora estamos satisfeitos com apenas, uma vez por ano. Nesta reunião traçamos as diretrizes para a produção de cerca de um ano.


CC: Você escreveu a maior história de fantasma de todos os tempos, O Coração das Trevas. Já teve planos para publicar esta série em uma edição de colecionador? E tem sido discutido que fazer outro desses folhetins que são publicadas sobre vários problemas no futuro?

Há muito que esperava ver Coração das Trevas numa coletânea, porque acho que o arco iria funcionar melhor como uma narrativa contínua. É claro que há pelo menos uma quantidade razoável de leitores que desejam a mesma coisa, como eu comecei a aprender que é o arco com mais frequência as pessoas pedem uma reimpressão nas Crônicas suecas do Fantasma (nota do entrevistador: um livro em preto e branco quadrinhos com as reimpressões mais antigas das histórias de fantasma). Seria o suficiente, quem sabe esse nosso desejo seja realizado já este ano se tudo correr de acordo com os planos. Uma reedição de todo o Coração das Trevas com uma edição de fato planejada no Outono e será executada ao longo de quatro edições de As Crônicas do Fantasma. O pensamento é, aliás, que as quarto edições e a última deverão ser preenchidas com um episódio inteiramente recém-desenhada que amarra a trama de Coração das Trevas. Isso para preencher a edição final. Atualmente, estou lendo todo o coração das Trevas para encontrar um ângulo para uma história. Por isso, vamos esperar e torcer, de modo que esses planos não sejam cancelados.

CC: Você está atualmente trabalhando em outros roteiros que não estão relacionados com o Fantasma?

CR: Eu escrevo cerca de oito a nove roteiros do Fantasma por ano. Além disso, eu escrevo roteiros de humor para uma série sueca: além de fazer traduções para o pessoal do Pato Donald (eu tenho, por exemplo, traduzido cerca de dois terços dos textos para a edição sueca da prestigiada série: As Obras completa de Carl Barks que tem 30 volumes). Além de escrever uma série de artigos do Fantasma e prefácios para os volumes do Pato Donald. Durante meu tempo livre eu trabalho em um livro juvenil, uma fantasia romanceada que é chamada Myrddin (acabo de terminar a edição da primeira metade do livro e, em alguns dias vou enviar para a editora), e com o texto de um livro sobre a história dos quadrinhos suecos (história em quadrinhos é um dos meus grandes campos de interesse) que está previsto para ser publicado pela Serie främjandet (nota do entrevistador: A Associação Livro sueco Quadrinhos). Myrrdin eu fiz por pura especulação - Eu não tenho contrato com o livro ainda – e a história em quadrinhos é um trabalho que muito me agrada.

CC: E finalmente, a pergunta obrigatória: O que te inspira como escritor?

Tudo o que eu vejo, ouço e leio me servem de inspiração. Assisto a muitos filmes, leio muitos quadrinhos e pilhas de livros de ficção e de outros assuntos. Pode-se dizer, que quando não estou escrevendo, eu estou lendo. Eu não tenho tempo para outras coisas. Há, portanto, ideias surgindo o tempo todo e, ocasionalmente, onde você menos espera - tanto material de fundo e impulsos para temas, enredos e personagens.

Fonte: blog Chronicle Chamber -  Por Paul Jonassen











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...