quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

EDIÇÕES ESPECIAIS DE NATAL - 2019

O CASAMENTO DO FANTASMA - TIRAS DIÁRIAS






O CASAMENTO DO FANTASMA - PÁGINAS DOMINICAIS



CRÉDITO:   SABINO


PREZADOS AMIGOS, COMO FIZ A POSTAGEM COM ANTECEDÊNCIA E FICOU PARADA UM TEMPO SEM NENHUM DOWNLOAD O PROVEDOR DE HOSPEDAGEM TIROU DO AR, MAS JÁ FOI CORRIGIDO.
DESCULPEM E BOA LEITURA A TODOS!!!

Olá queridos amigos, a equipe do Blog Fantasma Brasil deseja um FELIZ NATAL aos nossos seguidores; que o nascimento do Salvador, possa trazer a todos e as suas famílias muita Paz, Amor, e Harmonia.
E hoje neste dia especial, trazemos de presente duas edições muito especiais com as duas versões das Tiras Diárias e Páginas Dominicais do "CASAMENTO DO FANTASMA".

Com material integral como saíram nos jornais do mundo inteiro, sem cortes, um material inesquecível - edições de colecionador.
As duas edições com  material original em escala cinza, em alta definição, no formato original, tradução integral e novo letreiramento.

Essa é uma das melhores aventuras e também das mais conhecidas, mas todas as versões em revista que foram publicadas até hoje, foram na verdade a junção dessas duas aventuras que foram desenvolvidas para tiras e páginas dominicais.
A Editora RGE, lançou na época essa história, que foi uma das mais belas adaptações para revista, mas houve um grande desrespeito ao Cânone da obra original; eles fizeram uma historia com a "junção" das duas aventuras, e além disso "enxertaram" nesta revista a história, "Aventura em Taraquimo", que originalmente é anterior a aventura do Casamento do Fantasma.


O Blog Fantasma Brasil, acredita que uma publicação precisa respeitar o trabalho do autor, e que todos os fãs do Fantasma, tem o direito de conhecer as versões originais desse rico material, e sendo assim preparou essas edições especiais para o Natal de 2019.

"DUAS EDIÇÕES PUBLICADAS NOS JORNAIS SIMULTANEAMENTE, SEM UMA SER SPOILER DA OUTRA????" 

Uma coisa incrível e muito bem planejada, que foi feito por Lee Falk e a King Features Inc, que programaram para que essas duas aventuras fossem publicadas simultaneamente com o cuidado de uma não estragar a surpresa da outra, (spoiler). 
As tiras foram publicas de 31 de outubro de 1977 a 02 de abril de 1978. e as Páginas Dominicais de 30 de outubro de 1977 a 02 de abril de 1978.

E foram muitas as curiosidades  que envolveram essas duas aventuras.

Uma delas é que o desenhista André Le Blanc, que desenhou essas duas aventuras juntamente com Sy Barry, citou o trabalho que teve para desenhar o Fantasma, que durante a Lua de Mel, aparecia sem seu uniforme e máscara, mas que não podia aparecer sua fisionomia.

Outra questão que mostra toda a genialidade de Lee Falk, foi a forma como que ele mostrou o casamento do Fantasma e Diana, realizado de uma forma "legal" e "laica", com a cerimônia acontecendo, sem a presença de nenhum ministro de nenhuma religião, sendo oficializado pelos dois presidentes: Luaga e Goranda, de forma neutra, sem desagradar a nenhuma religião.

Podemos observar também a versatilidade do grande mestre, na narrativa da mesma história sendo a das páginas dominicais mais sintetizada, mas mantendo o conteúdo da história.

Lee Falk enfoca também a questão da antipatia da sogra do Fantasma (Lily Palmer), que tinha um sentimento de rejeição pelo Fantasma, devido a não conhece-lo melhor, e o seu universo.

Falk, mostra dois importantes convidados do casamento: Mandrake e Lothar, dando uma importância especial ao príncipe Lothar das sete nações, e seu amigo Mandrake como uma figura secundaria.

Outro fato marcante, foi a questão da professora Tagama, ter pego o buquê de Diana, já preparando o gancho para o futuro casamento do presidente Luaga com Tagama
.
Outro importante fato foi a iniciativa de Falk em "casar" seu personagem. Apesar de já ter havido outros casamentos de personagens importantes como Ferdinando e Violeta, o Príncipe Valente e Aleta, o casamento do Fantasma tornou-se um dos mais icônicos dos quadrinhos, seguidos depois pelo  casamento do Superman com Lois Lane, do Homem Aranha com Mary Jane Watson, além da ousadia de Falk no caso de Mandrake e Narda, que ignoraram todos os preconceitos morais, e ela foi morar com Mandrake em Xanadu, a mansão aristocrática do famoso mágico...

Outro ponto alto da história foi a tradicional cerimonia de apresentação da esposa do Fantasma aos seus ancestrais na Caverna da Caveira; no salão das criptas, diante dos 20 fantasmas.

A releitura da história da Praia de Keela-Wee e da Cabana de Jade, que foram doadas pelo Imperador Joonkar ao 7º Fantasma, foi um elemento que valorizou muito a história.

Falk também tem a ousadia de quebrar uma tradição de 20 gerações, quando Diana contesta a condição de ir morar na Caverna da Caveira como as 20 esposas anteriores dos Fantasmas, afinal diz ela: "Estamos em 1977".

Por todos esses elementos, essas edições do Casamento do Fantasma, são consideradas duas das melhores histórias do Fantasma.
Então bora lá pessoal, baixar esses scans e bom divertimento

.


FANTASMA - A COLUNA DE RHODIA – 064


TRADUÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: GLÁUCIO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...