PLÁSTICOS ADESIVOS DOS HERÓIS
Plásticos adesivos muito em moda na década de 60
Olá meus amigos seguidores do blog Fantasma Brasil, hoje temos um “Curiosidades - Especial” que não irá falar diretamente do Fantasma, mas da editora que publicou o nosso herói por 49 anos: a Rio Gráfica e Editora (RGE).
Abordar assuntos sobre esta grande editora que até hoje está em atividade e que agora utiliza o nome de Editora Globo, seria motivo de dezenas de artigos, mas na verdade iremos abordar um assunto especifico desta grande e famosa editora.
Em meados da década de 60 surgiu um modismo que tomou conta da sociedade, eram os plásticos adesivos, utilizados em propaganda, figuras preferidas das pessoas (cantores, heróis etc) que podiam ser fixados em vidro de janelas e nos vidros dos carros, sem necessitar de cola (bastava molhar a superfície do plástico que ficaria em contato com o vidro e pronto estava fixado! E que poderia ser removido a qualquer momento, sem estragar o plástico e sem deixar nenhum resíduo, pois não se utilizava nenhum tipo de cola).
A fim de estimular os seus leitores a comprar outras revistas além de suas revistas preferidas, a RGE resolveu fazer uma promoção com os leitores para alavancar as suas vendas.
Para isso ela criou a campanha: “100 pontos pelo plástico de um herói!”. E como funcionava esta promoção?
Página que anunciava a promoção para se ganhar o plástico do herói favorito do leitor
Edição que trazia o selo com 25 pontos
Todas as revistas da editora traziam na capa um selo que possuía um número de pontos que variavam entre: 25, 40 e 50 pontos.
O esquema era muito simples: o leitor deveria recortar os selos das capas das revistas, e a cada 100 pontos reunidos ele poderia procurar um posto de troca no estado do Rio de Janeiro e trocar pelo plástico de um herói. Os demais estados faziam esta troca através do correio.
A promoção teve na verdade três séries, na 1ª série era necessário juntar apenas 100 pontos.
Já a 2ª e 3ª séries que traziam um plástico adesivo em tamanho maior com figuras maiores e mais elaboradas era necessário que o leitor juntasse 500 pontos, e para compensar os selos passaram a trazer 50 pontos como podemos observar nas capas das revistas abaixo.
Capas de revistas onde vemos os selos da promoção estampádos
Além dos selos com os heróis que a editora publicava, tinha também os plásticos adesivos com o símbolo da editora e um adesivo com o símbolo da promoção que trazia a figura nada mais nada menos que uma simpática caricatura do nosso querido herói: o Fantasma; era o “Fantasminha”.
Os plásticos adesivos com os heróis da editora RGE, acabaram virando uma verdadeira febre entre os colecionadores de gibis, e todo mundo queria ter os belos plásticos adesivos com os seus heróis favoritos.
Graças à colaboração do nosso amigo e seguidor do Fantasma Brasil: “MAURICIO”, trazemos com exclusividade scans com alguns destes plásticos adesivos para que os nossos amigos mais “experientes” possam matar a saudades destes artigos colecionáveis; e queremos mostrar aos nossos seguidores mais jovens esta raridade para que eles possam conhecer e curtir esta interessante curiosidade e modismo da década dos anos 60.
Faço minha as palavras do amigo Mauricio: “Não podemos sentar sob o baú de nossos tesouros e não mostra-los para ninguém, é preciso compartilhar”; essa é uma grande verdade, não fosse essa atitude dele, este artigo não teria sido possível, e muitos não poderiam curtir essa nostalgia e nossos jovens seguidores conhecerem estes interessantes “plásticos adesivos”.
PLÁSTICOS ADESIVOS DA 1ª SÉRIE – 100 PONTOS
Frente do plástico adesivo
Verso do plástico adesivo
Temos nestas 2ª e 3ª séries os plásticos maiores e mais elaborados.
É isso meus amigos, que o exemplo do Mauricio possa ser seguido e assim poderemos mostrar muita coisa bacana a respeito da Nona Arte.
Valeu Mauricio,
Grande abraço a todos.
Sabino