quarta-feira, 6 de julho de 2011

GRANDES CLÁSSICOS DOS QUADRINHOS MUNDIAIS - I



E D I T O R I A L

O blog Fantasma Brasil tem por objetivo se manter fiel a sua ideia original de publicar quadrinhos do Fantasma na língua portuguesa para postagem na grande 
rede mundial.

Mas isso não impede que este espaço possa ser utilizado para divulgar os “Grandes 
Clássicos dos Quadrinhos Mundiais”.
Captain Easy uma das criações de Roy Crane

E para dar inicio a esta nova seção do Fantasma Brasil, escolhemos um grande clássico dos quadrinhos - a obra de Roy Crane com sua fantástica técnica de 
Craftint: “The Captain Easy” (Capitão Cesar no Brasil).

É interessante lembrar que essa obra teve inicio em 1924, 12 anos antes da criação do Fantasma de Lee Falk de 1936. O Fantasma foi o primeiro herói fantasiado do mundo, Superman é de 1938, Batman de 1939; no caso presente os personagens de Roy Crane são aventureiros, mas pessoas comuns.

 Roy Crane um dos maiores cartunistas americanos

Trata-se de uma das tiras de aventuras mais grandiosas de todos os tempos que recebia um tratamento especial! Roy Crane um dos maiores cartunistas da América embarcou em um ambicioso projeto de criar um dos melhores trabalhos dos quadrinhos mundiais, culminando com as aventuras do Captain Easy.

Captain Easy de Roy Crane

 Roy Crane foi o autor da primeira tira de aventura norte-americana - antes de Tarzan e Príncipe Valente de Hall Foster, antes de Terry e os piratas de Milton Caniff, e antes que Flash Gordon de Alex Raymond, inclusive servindo de modelo e inspiração a todos estes grandes artistas e rapidamente se firmou como um grande mestre dos quadrinhos.

Wash Tubbs (Tubinho no Brasil)

 Roy Crane começou em 1924 com o título Wash Tubbs, e dentro de quatro meses, mudou de uma tira diária de humor sobre um jovem destrambelhado, balconista de mercearia que namorava a filha do patrão para uma tira de aventura, colocando Wash Tubbs em uma caça a um tesouro. Já Captain Easy foi introduzido em 1929 um soldado resgatado por Wash Tubbs, foi seu companheiro de aventuras em várias histórias e acabou virando o personagem principal da tira, Wash Tubbs se casou e sumiu definitivamente da tira. Captain Easy teve sua estreia em páginas dominicais próprias em 1933.
Buz Sawyer que abordava aventuras na guerra do pacifico

Como era a técnica de Craftint utilizada por Roy Crane

A aplicação da artful de Craftint de Roy Crane deu a Wash TubbsBuz Sawyer e Captain Easy um toque especial, criando nas tiras uma aparência tridimensional única.
 O processo envolvia um papel especial e uma escovação com uma solução química sobre os desenhos para desenvolver linhas de sombreamento embutidas no papel. Crane usava este método para efeitos de onda aquosa, nuvens de fumaça, perspectiva atmosférica e selvas frondosas. Este efeito incrível criava verdadeiros painéis em miniatura em branco e preto, e ninguém mais que fez histórias em quadrinhos até hoje se igualou à suas criações com a técnica de Craftint

Observe abaixo este efeito fantástico conseguido por Roy Crane e Leslie Turner seu auxiliar que deu continuidade a obra.

Para ampliar a imagem clique sobre a figura

E agora orgulhosamente o blog Fantasma Brasil apresenta este clássico com uma das aventuras do Captain Easy (Capitão Cesar), para que vocês possam se extasiar com este grande trabalho deste mestre dos quadrinhos mundiais.
Vamos lá meus amigos, não esperem mais nada, chega de conversa e cliquem no link abaixo para conhecerem esta extraordinária obra de arte em ilustração de quadrinhos.









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...