quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA


A BATALHA DE BENGALI

Olá amigos, o Fantasma Brasil trás mais um artigo sobre as “curiosidades” a respeito do universo do Fantasma criado por Lee Falk.
Nosso artigo de hoje irá tratar de uma batalha que ocorreu nos primórdios da origem de nosso herói, numa batalha que acontece entre os tripulantes do navio do Capitão Walker e os tripulantes do navio pirata da Irmandade Singh; que Falk chamou de: “A Batalha de Bengali”.
Uma referência confusa feita por Lee Falk em uma aparente tentativa de explicar a sua mudança na história relativa ao pai do primeiro Fantasma.
Originalmente, Lee falk considerou o pai do primeiro Fantasma como um marinheiro muito experiente capitão de um navio mercante, que foi morto no mar por piratas Singh e apenas seu filho sobreviveu ao massacre, e foi este homem que se tornaria o primeiro Fantasma.

O único sobrevivente do ataque dos piratas Singh se tornaria o primeiro Fantasma


Na página dominical de 1969, na aventura: A mesa Walker, ele cita o pai do primeiro Fantasma, com o Capitão Kit Walker, ainda muito jovem e seu companheiro de aventuras o índio chamado Caribo, que iria morrer mais tarde no que Lee Falk chamou de: A Batalha de Bengali e o único que sobrevive é o filho do Capitão Walker para eventualmente se tornaria o primeiro Fantasma; nesta história, é revelado que o Capitão Walker teria sido grumete de Cristóvão Colombo.


Na aventura: “O primeiro Fantasma”, é revelado que o pai de primeiro Fantasma teria vindo a América com Cristóvão Colombo.

Para aumentar a confusão, Lee Falk cita três diferentes datas para a Batalha de Bengali.
Na história: A Irmandade Singh na estreia do herói, o ano citado é 1525, apesar de o próprio evento não ser chamado de Batalha de Bengali.

Na primeira publicação nas tiras de jornal de 1936, a batalha naval de Bengali, aconteceu em 1525.

Na tira diária de 1969 intitulada: Um lar na Selva, a Batalha de Bengali é citada como ocorrida em1536 em uma introdução de quatro painéis.

Já na tira diária de 1969, é citado que a Batalha de Bengali aconteceu no ano de 1536.

 E na aventura da página dominical de 1975: O Primeiro Fantasma, o ano citado é 1550.

Nesta aventura a Batalha Naval de Bengali teria ocorrido em 1550.

Durante todos esses anos desde que o Fantasma começou como uma tira de jornal em 1936, os puristas ainda se apegam ao conceito original, de acordo com a aventura: A Irmandade Singh; adotando o ano da Batalha de Bengali como sendo em 1525.
Aí está meus amigos, mais uma controvérsia de cronologia nas aventuras do Fantasma, mas que em  nada tira o brilho da obra deste grande ficcionista dos quadrinhos: Lee Falk.
Então até o nosso próximo encontro onde iremos conhecer novas curiosidades sobre o “Espírito que Anda”.









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...