quarta-feira, 25 de setembro de 2024

EDIÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE 14 ANOS - O FIM DO FANTASMA

 



Crédito: Glaucio, Renato & Sabino


LINK em CBZ


LINK em PDF

Olá meus amigos e amigas que acompanham o blog Fantasma Brasil, hoje é um dia muito especial pois o blog está comemorando 14 anos no ar, divulgando a obra de Lee Falk.
E para essa celebração preparamos uma edição muito especial, que consideramos a mais importante até o momento. Depois de varias maxi e mini-series magnificas como: "A Morte de Diana"; "Fantasma Ano -1"; "Fantasma no Mexico"; "A Saga do Nômade, "O Fantasma nas Cruzadas", "A Saga das Runas Douradas", "O Fantasma na Australia", "Capeto, o lobo imortal"; "Fantasma 2040", "Defensores da Terra" e muitas outras, trazemos agora esse  incrivel arco, com sete histórias.
E Para apresenta-la, uma pessoa especial, o editor do canal "Fantasma Brasil" no Youtube:

O fim do Fantasma

Glaucio Cardoso

Canal Fantasma Brasil

 

            Desde que assumiu os roteiros das aventuras do Fantasma, após a morte de Lee Falk em 1999, Tony DePaul tem lidado com o duplo desafio de manter-se fiel ao cânone do personagem, estabelecido por seu criador ao longo dos 63 anos em que este escreveu suas aventuras, e ao mesmo tempo propor novas aventuras capazes de renovar constantemente o interesse dos leitores. Por vezes, DePaul tem escrito algumas histórias bastante mornas e corriqueiras, como o próprio Falk, que se alternam com outras intensas e de grande impacto no mundo do herói.

            As histórias que compõem o arco O fim do Fantasma pertence a esse segundo grupo. Não é a primeira vez que DePaul escreve histórias consecutivas que podem ser entendidas como um arco único, sendo o mais famoso aquele que se iniciou com “A morte de Diana Palmer Walker” e que durou de 24 agosto de 2009 a 7 de maio de 2011 e cujas consequências ainda ecoam nas atuais aventuras do Espírito que Anda. Com O fim do Fantasma, entretanto, Tony DePaul criou o mais longo arco do personagem. As 8 histórias que o compõem foram as seguintes:

 

  • Destruição e ruína em Gravelines (24/05 a 23/10/21);
  • A Crônica do Velho Mozz (25/10/21 a 15/01/22);
  • Morte nos Himalayas (17/01 a 16/04/22);
  • O fim do Fantasma (18/04 a 01/10/22);
  • A fuga (03/10/22 a 11/02/23);
  • Masmorras desfeitas (13/02/ a 16/09/23);
  • A viagem para casa (18/09/23 a 13/01/24);
  • A corrente (15/01 a 08/06/24).

           

            A história traz alguns elementos inovadores para as aventuras do Espírito que anda, não darei nenhum spoiler, e de acordo com o próprio roteirista foi escrita como uma linha do tempo alternativa, em função de algo que ele tem pensado: o fim dos jornais impressos. Para DePaul, a diminuição dos periódicos em formato impresso poderá acarretar o fim das tiras de aventura e, por isso, ele gostaria de ter a sensação de que contou aos leitores como terminariam os dias do 21º Fantasma. Funcionou? Deixemos que os leitores julguem.

            Ao longo dessas histórias, nós nos preocupamos com o Fantasma, torcemos por ele, vibramos com suas vitórias e… também nos entristecemos.

            Quatro artistas se revezaram neste arco. Mike Manley, que já ilustra as tiras diárias do Fantasma desde 2016, fez a maior parte da arte; porém teve de se afastar algumas vezes por motivos de saúde, sendo sucedido por Scott Cohn, Bret Blevins e Jeff Weigel, que já assina as tiras dominicais desde 2017.

            Os leitores costumeiros do Fantasma encontrarão horas de diversão ao acompanhar este ciclo de aventuras repleto de referências a histórias anteriores e cheio da mais pura diversão.

            Boa leitura.

            











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...