sexta-feira, 16 de setembro de 2022

A ERA DE OURO DO FANTASMA

 


Crédito: Sabino


Olá meus amigos, bem vindos ao nosso blog e uma boa sexta feira para todos.
Hoje estamos trazendo uma edição que era uma lacuna, na coleção: "A Era de Ouro do Fantasma", a edição D 022.
Essa aventura foi publicada três vezes no Brasil, mas na forma digital, ainda não se encontrava disponivel na Internet.
A primeira publicação foi em 03 de março de 1945 no "Globo Juvenil # 1204".
A segunda publicação foi no Almanaque de Férias de 1964 com o título: "O Rapto do Marajá" pela editora RGE.
A terceira publicação foi na edição Fantasma Extra # 5 da Editora Saber em 1973, com título: "O sequestro do Marajá".
O ponto máximo dessa aventura, é que Lee Falk nos apresenta um dos personagens mais queridos e admirados do universo do Fantasma, por sua fidelidade e  coragem.
O blog Fantasma Brasil, conseguiu as tiras originais que foram publicadas nos jornais, e foi feita a restauração e tradução.

Queremos agradecer ao nosso consultor exclusivo, um dos maiores colecionadores e especialistas sobre o Fantasma: Hélio Guerra, que nos forneceu essas preciósas e confiaveis informações.

Bora lá baixar o arquivo, e boa leitura a todos.

Edição dedicada ao amigo Eduardo Mendes, e ao José Carlos Leoner, que muito colaborou com este título: "A Era de Ouro do Fantasma".

10 comentários:

  1. Obrigado pela lembrança. A minha idéia quando comecei a montar as edições das tiras diárias, era fazer a sequência cronológica do 1 ao 81, abrangendo os dois grandes desenhistas do fantasma, primeiro o Ray Moore e depois o Wilson McCoy. Não consegui terminar faltando alguns números e essa história que vc colocou é uma das que faltava, a número 22. Apesar de não ter feito as montagens, tenho todas as histórias que completaria a coleção. Quem sabe um dia termino. Grande abraço amigo e parabens por todos esses anos deixando viva a lembrança desse grande herói dos quadrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo José Carlos,
      É uma satisfação muito grande receber notícias suas, saber que você está bem, e acompanha no nosso blog todo esse tempo.
      Você fez um trabalho fantastico, e quando houver possibilidade de voltar a colaborar, as portas do blog estarão sempre abertas.
      Grande abraço, e continuaremos a manter viva a lembrança desse nosso grande herói.
      Um excelente final de semana prá você e sua família.

      Excluir
    2. Boa noite Sr José Carlos, Agradeço demais pelas suas postagens com a fase clássica do Fantasma, desenhadas pelo Ray Moore e Wilson McCoy. Agora penso que só faltam as tiras diárias 29, 31 e 34, a serem publicadas na Internet, para completar essa fase desenhada pelos 2 Gigantes das Histórias do Fantasma. Muito obrigado, mais uma vez.

      Excluir
  2. Bom dia Srs Sabino, Gláucio, Helio Guerra, José Carlos Leoner e todos do Blog Fantasma Brasil. Muito obrigado por este Presente, As tiras diárias 22 do nosso Fantasma. Sou muito grato por tamanha atenção e carinho pra com este que acompanha o Fantasma há mais de 50 anos ( tenho 59 anos anos). Um ótimo final de semana para todos Vcs e para os seus familiares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Eduardo,
      Aí esta a tira diária D 022, preparada com muito carinho para nossos amigos, e estão em andamento as outras três, que você solicitou, apenas precisamos de um tempinho, pois agora mesmo estamos trabalhando muito para preparar as edições pelo aniversário do blog no dia 25 de Setembro onde faremos 12 anos mantendo a memória viva desse nosso grande herói. Serão nove edições especiais para os nossos queridos amigos seguidores.
      Muito obrigado pelo apoio acompanhando o blog, e um excelente final de semana prá você e sua família.

      Excluir
  3. Sr Sabino, muito obrigado, mais uma vez, pela atenção e carinho para comigo e para com todos os fãs do Nosso Espírito-que-Anda. Um forte abraço para todos do Blog Fantasma Brasil e para os familiares dos Srs.

    ResponderExcluir
  4. Salve, Sabino! Muito bom rever essa aventura, republicada, sim, no Almanaque de Férias 1964, da RGE. O Almanaque de Férias 1965 trouxe O Segredo da Ilha dos Cães. Pergunta, quem desenhou, magnificamente, a abertura de As Tiras Diárias do Fantasma 22? Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá meu amigo,
    Esse desenho foi colocado partindo de desenho do Wilson McCoy.
    O Wilson McCoy, era um grande desenhista, ele não é muito admirado pelos fãs, por que o contexto da época era apresentar figuras caricatas, (principalmente dos vilôes); pois naquela época, os quadrinhos (comics), eram nos EUA, mero divertimento, só depois que o Sy Barry, deixou o personagem e os desenhos clássicos, mas o McCoy era talentoso, podemos observar isso nos desenhos lindos das mulheres ilustradas por ele.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Salve, Sabino! Aqui é o João Guilherme, sei lá porque estou entrando como anônimo - sou péssimo nesse trem de mundo virtual... Cara, eu adoro o Wilson McCoy! Ele não era um Ray Moore ou um Bill Lignante, mas, na minha opinião, melhor que o Sy Barry. Sy Barry não é bom desenhista? Ele é ótimo, tem um domínio perfeito da anatomia humana, como você citou, mas, na minha opinião, ele tirou do Fantasma e de suas aventuras, toda aquela magia e mistério, que caracterizava o Espírito que Anda. Com certeza você e o Glauco não concordam comigo, mas o Fantasma não devia ter evoluído com o avanço social e tecnológico... não existe assombração num ambiente iluminado! Um exemplo, na primeira aventura do Fantasma, Os Piratas Singh, Guran, com uma tocha, tenta afugentar os males de um Espirito que Anda baleado. Em O Fim do Fantasma, Tira Diária que o blog está apresentando no momento, o mesmo Guran faz um curativo no mesmo herói, usando luvas cirúrgicas descartáveis... Foi com o Fantasma que desenvolvi minha paixão pelas Histórias em Quadrinhos. Para mim, sua lenda começa em Lee Falk, Ray Moore e termina em McCoy. Em dias de chuva, leio alguns clássicos de Sy Barry, Os Tambores de Bongo não me deixam mentir. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo João Guilherme, realmente vocô pode postar como João Guilherme, afinal estamos num grande grupo de amigos.
    Realmente tivemos a sorte do Fantasma ser desenhado por grandes artistas como Raay Moore, Wilson McCoy, Bill Lignante, Sy Barry, para sitar somente alguns. Particularmente considero todos grandes artistas da ilustração, cada um tem o seu estilo, e aí é uma questão de gosto, cada fã tem o seu preferido, eu gosto muito do Bill Lignante, mas gosto de todos. A questão da modernização, vejo como algo necessário, para a sobrevivencia do próprio personagem, é necessário ma renovação de leitores, e se não houver uma atualização a tira corre o risco de ser cancelada...
    Grande abraço, e continue a acompanhar o blog do nosso grande herói.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...