quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

PHANTOM DAY

 


86 anos do Fantasma

1936-2022

Glaucio Cardoso

            17 de fevereiro de 1936. Essa é a data de estreia do primeiro herói mascarado dos quadrinhos: o Fantasma, uma criação de Lee Falk.

            A importância do personagem para a história da chamada 9ª arte é tão grande que se torna até difícil de elencar. Representa a transição entre os personagens pulp, publicados em prosa e adaptados para o rádio (como o Sombra, Zorro, Besouro Verde, Cavaleiro Solitário, etc.) e o que viriam a ser os heróis dos quadrinhos. Depois dele, tornou-se comum os fantasiados com capa ou sem, mascarados ou não que punham seus poderes e/ou habilidades a serviço do bem comum.


O Fantasma foi o primeiro herói uniformizado e mascarado

            O conceito por trás do Fantasma é de uma genialidade tão grande que parece moderno até os dias atuais. Afinal, não se trata de um único herói, mas de uma dinastia familiar compromissada com a justiça, um manto que passa de pai para filho desde 1536, todos seguindo o juramento da caveira:


            "Juro dedicar minha vida à tarefa de destruir a pirataria, a ganância, a crueldade e a injustiça. E meus filhos e os filhos de meus filhos me perpetuarão".

            Ao longo de 86 anos vimos muitos dos Fantasma anteriores e sua participação na história humana dos últimos quase cinco séculos, onde não faltam encontros com personalidades famosas da história.


O Fantasma e o jovem shakespeare

            Também chegamos a ver Fantasma do futuro, como o 24º (na série animada Phantom 2040) e também o vimos atuando ao lado de Flash Gordon, Mandrake e Lothar (em Defenders of the Earth), além de alguns vislumbres nos quadrinhos.


Fantasma 2040


Os Defensores da Terra

            Mas nenhum Fantasma teve mais aventuras contadas que o 21º da dinastia. Não creio ser exagero dizer que o carisma desse Fantasma, bem como de seus personagens de apoio, como Diana, Guran, Rex, Capeto, Herói e os gêmeos Kit e Heloíse, é responsável por muito do sucesso do personagem até hoje.

O 21º Fantasma, seus amigos e familiares

            Ao completar 86 anos de existência, o personagem ainda tem muitas aventuras a contar e temos visto indícios de que em breve o 22º Fantasma cavalgará pelo mundo, continuando o legado do Espírito que Anda, o Homem que não pode morrer, o Guardião das Trevas Orientais, O FANTASMA!


A 22ª geração


2 comentários:

  1. So8 deswnhista, e se soubesss da data teria feito uma fanart
    Acho o personagem bem legal, e gosto dele
    logo mais no www.instagram.com/Guthem_Penciller

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...