Olá pessoal, inciamos mais uma semana, Segunda Feira véspera de feriado, muitos compensaram e imendaram o fim de semana e não estão trabalhando hoje.
É uma pena que infelizmente o tempo não ajudou muito, está frio e chuvoso, mas de qualquer maneira todos poderão aproveitar para descansar.
E vamos "esquentar" esta segunda feira com mais uma grande aventura do Fantasma.
Esta edição de hoje é uma produção da equipe da Editora Rio Gráfica, com desenhos de Walmir Amaral de Oliveira.
Scan by: Arquivo HQ Digital
Então não espere mais peque aquele chazinho quentionho gostoso, para dar aquela esquentada, uma bela pipóca e divirta-se com mais esta aventura do "Espírito que Anda"
Oi! Amigo Sabino.
ResponderExcluirAntes tarde que nunca, não é mesmo?
Uma história interessante, esta. Reportando-nos para o último Curiosidades, acerca de histórias do Fantasma com a temática Fantástica e a Ficção Científica nas suas aventuras.
Esclareça-me só uma questão. No texto acima fala na Editora Rio Gráfica, mas esta revista é da Globo, certo? Terá a ver com fusão de Editoras?
Bem-haja, amigo Sabino por nos presentear com mais esta aventura do nosso querido Espírito-que-anda. Aos poucos vai-se completando o ramalhete de digitalizações das colecções com o nosso herói favorito. Muito lhe devemos e agradecemos.
Luis
Olá amigo Luis,
ResponderExcluirPermita-me exclarecer: A Editora Rio Grafica sempre pertenceu e pertence ao conglomerado de comunicação "Organizações Globo" que engloba a "Rede Globo de Televisão", O Jornal "O Globo", a gravadora "Som Livre".
A idéia de seu já falecido presidente Roberto Marinho, era mudar o nome da editora, mas como já existia uma Editora Globo, isso não era possivel, até o dia que as organizações Globo compraram a editora Globo, que só produzia livros (que fica no Rio Grande do Sul), e aí mudaram a razão social da Rio Gráfica para "Editora Globo"
é por este motivo que vemos algumas revistas do Fantasma com o selo da Rio Gráfica editora, e outras com selo da Editora Globo.
Se tiveres alguma duvida sobre a questão me diga.
Grato pelo comentário e um abraço.
Sabino
Amigo Sabino, obrigado pelo esclarecimento.
ResponderExcluirPara mim, estas questões é muito bom conhecê-las, no entanto, ao organizar a minha BDteca, ou como aí dizem, a minha gibiteca, eu guio-me pelo que tem na revista, e nesta diz "Editora Globo 26", logo, na minha BDteca virtual, este ficheiro se chama "Fantasma_Globo_26 - MORTE RUBRA NO CINTURÃO BRANCO", ficando eu agora a saber que pertencia à Rio Gráfica.
Esclareça-me, já agora, se tiver a informação, a partir de que número desta colecção com o selo da Globo é que passou a ser da Rio Gráfica.
Grato pela atenção e o carinho que nos dispensa.
Luis
Acho que acabei de fazer figura de urso, como por aqui se diz. Creio que já entendi, e corrija-me se estou errado.
ResponderExcluirTodas as revistas do Fantasma com o selo da Globo, são pertença das Organizações Globo, assim como as que tinham o selo da RGE, só que estas tinham este selo da Rio Gráfica por não poderem usar o da Globo, visto já existir uma editora com este nome. A partir do momento que as Organizações Globo adquiriram a Editora Globo, as revistas do Fantasma, e não só, deixaram de ter o selo da RGE e passaram a ter o da Globo. É isto?
Grande abraço e bom fim-de-semana.
Luis
Olá amigo Luis,
ResponderExcluirVocê entendeu direitinho, é isso mesmo, depois da compra da Editora Globo, houve a troca de selo de RGE para Globo.
Para que você possa organizar bem a sua BDteca estou enviando um cronograma das revistas do Fantasma:
A ultima edição com o selo RGE foi a de # 371 (nesta fase foi do # 01 até o # 371)
Depois disso foi lançada a revista: Fantasma Especial # 01 (em formatinho) e foi de # 01 ao # 37 (selo Globo).
Depois foi lançada a revista: Fantasma Extra que foi da edição # 01 até # 48, inclusive esta foi a ultima edição normal.
Fora estas edições foram lançados os Almanaques (todos em formatinho:
Almanaque do Fantasma (formatinho) # 01 até # 37.
Depois veio o Fantasma Extra com edições de # 01 ao # 48
Depois a Globo lançou uma serie de Almanaques do Fantasma com a numeração de # 01 ao # 31.
Em seguida tivemos os Super Almanaque do Fantasma que foi do # 01 ao # 13.
Finalmente foram os Hiper Almanaque do Fantasma com os as edições # 01 ao # 03, e a Globo incerrou a publicação do Fantasma no Brasil.
Tivemos depois a editora Saber de São Paulo que adquiriu os direitos, mas esta já uma outra história.
Grande abraço, e espero que as informaçlões ajudem.
Sabino
Olá amigão Sabino!
ResponderExcluirUau! Muito obrigado pela sua amabilidade. Muito boa a informação.
Bem-haja.
Luis