sexta-feira, 16 de março de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

Coronel Worobu


No inicio da década de 1960, Lee Falk resolveu reformular a obra sobre o Fantasma, rompendo definitivamente com aquela imagem de uma Africa colonialista, optando pela valorização do povo daquele continente.
Uma das primeiras e significativas mudanças foi na Patrulha da Selva, organização militar fundada pelo Fantasma e que possuia praticamente só patrulheiros brancos.
Lee Falk introduziu na Patrulha da Selva muitos patrulheiros africanos, inclusive o seu vice-comandante um coronel africano chamado Worobu.

Esta é a formação atual da Patrulha da Selva com muitos patrulheiros africanos bem como seu comandante africano o Coronel Worobu

O Coronel Worobu fez sua primeira aparição como o novo vice- Comandante da Patrulha da Selva em 1969 na tira diária: “Rex o herdeiro desaparecido”. Ele iria tornar-se  um líder muito forte que iria aparecer em muitas histórias.

Nesta edição o Coronel Worobu aparece oficialmente pela primeira vez

Como todos os membros da Patrulha da Selva, o Coronel Worobu desconhece a identidade do comandante desconhecido, mas pelo menos mantem conversas com ele através da relativamente nova, "Linha “X" através do rádio de ondas curtas; atendendo-o, sem saber da sua identidade secreta – mesmo depois de ter participado do casamento do Fantasma e Diana (aparecendo nas duas versões: das tiras diárias e das pranchas dominicais).
Algumas vezes o coronel Worobu tem contato com o comandante secreto, disfarçado no Sr. Walker; em 1991 na história chamada: “A Patrulha da selva contra o Cartel de Drogas”,  e não consegue fazer uma ligação entre o Sr. Walker e o Comandante Secreto.

Nesta edição o Coronel Worobu tem contato com o Comandante Secreto disfarçado de Sr. Walker

O surgimento do Coronel Worobu aconteceu de repente e apareceu no lugar do coronel Weeks (que aparentemente se aposentou) na aventura: O julgamento do patrulheiro Zokko, e na história de 1977: “Os Piratas do Delta”, foi nestas aventuras que seu nome mudou misteriosamente para "Worobu".

Nesta Edição: “O julgamento do patrulheiro Zokko" o coronel aparece pela primeira vez, mas o personagem ainda não tinha recebido o nome de Worobu

Os autores que deram continuidade a obra do Fantasma após a morte de Lee Falk, criaram uma aventura explicando a saída do Cel. Weeks e a ascensão do Capitão Worobu ao posto de vice- comandante da patrulha, numa aventura intitulada: “O retorno do Cel. Weeks", onde ele reaparece e ajuda o Coronel Worobu a solucionar um caso em que está envolvido seu neto o Capitão Weeks.

Esta meus amigos é mais uma curiosidade intrigante da obra de Lee Falk, que longe de desmerece-la,  acaba sendo causa de curiosidade  e  valorização da sua grande criação: “O FANTASMA”.
Um bom fim de semana para todos.
Sabino





6 comentários:

  1. E eu me lembro que tinha uns caras que eu conhecia que o chamavam,com intenções racistas,de Cel Urubú..... Abraços.Alexandre.

    ResponderExcluir
  2. Olá Alexandre,
    Pois é Alexandre estamos no século XXI, e ainda se via apouco tempo atrás estas coisas, as pessoas ainda são tão mediucres que julgam os seres humanos sem nenhuma profundidade só vendo o aspecto extrerior, lamentavel!
    Mas, felizmente tudo isso está mudando, até no páis que sofreu muito com este problema de racismo, já elegeu um presidente americano negro.
    Abração e obrigado pelo comentário.
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Sabino.
    Mais um excelente artigo acerca do universo do Fantasma.
    O fantarqueologo Sabino sempre atento para nos dar a conhecer os mais pequenos pormenores deste intrincado e maravilhoso mundo do nosso Espirito-que-anda favorito, o único e inigualável (rufar de tambores) TRUUMMTRRRUUUUUUMMMMMM FAAAANTAAASMAAAA (PALMAS, PALMAS E MAIS PALMAS) CLAP CLAP CLAP.

    Bem-haja, amigo Sabino, por mais esta matéria a juntar há minha fantaenciclopédia privativa.

    Luis

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Luis,
    Este curiosidades é deveras interessante, pela circunstâncias em que o Cel. Worobu sem a menor explicação passa a ocupar o posto de vice-comandante da Patrulha da Selva no lugar do Cel. Weeks sem nenhuma explicação.
    Claro que sabemos que a idéia de Falk, era com esta reformulação,passar a valorizar mais o nobre e sofrido povo africano, mas não custava nada ele dar uma explicaçãozinha...
    Os novos escritores trazem uma história explicando, mas não se trata da idéia de Lee Falk.
    Gostei muito do anuncio triunfal (até com o rufar de tambores e salva de palmas) que voçê preparou para anunciar o nosso grande herói; e ele realmente o merece!
    Só mesmo o meu genial amigo Luis para preparar algo assim.
    Fico feliz de saber que voçê tem guardado em seus preciosos arquivos os artigos das "Curiosidades" sobre o nosso Fantasma.
    Muito obrigado por tudo meu amigo, e um grande abraço.
    Sabino

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se a história "A patrulha da selva contra o cartel de drogas" foi publicada no Brasil, pois não encontrei informações sobre ela no Guia dos Quadrinhos; ou se por acaso no extenso arquivo de vocês, vocês chegaram a traduzi-la, porque parece que foi nesse ponto exato que pararam de trazer histórias do personagem pra cá.

    ResponderExcluir
  6. Eu lia esses gibis do Fantasma quando era criança, e lembro que os meninos mais velhos chamavam o coronel de Urubu.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...