PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL
Dizem que o brasileiro, não tem patriotismo e que os feriados nacionais, são ignorados, e só significam para ele folga e ocasião para viajar, mas sabemos que não é verdade.
A Proclamação da Republica foi um movimento político-militar que acabou com o Brasil imperial e instaurou no país uma República federativa. A Proclamação da República foi feita pelo marechal Deodoro da Fonseca no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro.
O último abalo nas estruturas da monarquia foi o fim da escravidão, em 13 de maio de 1888. O império perdeu o apoio de escravocratas, que aderiram à República. Liderados pelos republicanos “históricos”, civis e militares, conspiraram contra o império. Comandante de prestígio, o Marechal Deodoro da Fonseca foi convidado para comandar o golpe.
A 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, à frente de suas tropas, o militar proclamou a República. O antigo regime não resistiu, mas também não houve euforia popular, ou seja, mais uma vez o povo ficou de fora numa questão crucial para o futuro da nação. Dom Pedro II e a família real embarcaram para Portugal dois dias depois. Deodoro da Fonseca assumiu a chefia do novo Governo Provisório.Marechal Deodoro da Fonseca: líder da Proclamação da República
Nenhum comentário:
Postar um comentário