quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SCAN - FANTASMA DC # 13



Olá amigos do Fantasma Brasil, uma boa Quarta Feira para todos.
Hoje encerramos a série mensal do Fantasma  que foi publicada pela editora DC Comics. Foram 13 edições com aventuras muito boas do nosso herói.
Quanto às ilustrações de Luke McDonnel, muitos fãs não gostaram do estilo do artista, mas acredito que o grande valor de uma boa história em quadrinhos está na qualidade do roteiro, e este requisito foi atingido por Mark Verheiden, as histórias são muito boas.
Se você desejar poderá ir no marcador: Fantasma DC e baixar toda a série.
Créditos desta série mensal: Blog Quadrinhos Antigos, agradecimentos ao amigo Fernando.


Então não espere mais e clique no Link e bom divertimento.


terça-feira, 29 de novembro de 2011

GRANDES CLÁSSICOS DOS QUADRINHOS

O  GIBI

Hoje vamos falar de um Grande Clássico, mas não se trata nem de um grande desenhista, nem de um grande personagem; hoje falaremos de uma grande publicação clássica: “O Gibi”.

Com o cancelamento de “O Globo Juvenil”, que foi uma publicação muito importante para consolidar a popularidade do Fantasma no Brasil. Foi publicado pela primeira vez em 12 de Junho de 1937 e trazia vários personagens em quadrinhos, como: o Príncipe Valente, Robin Wood, Flash Gordon, Mandrake e o Fantasma.
Em 12 de Abril de 1939, surgiu uma publicação chamada: o “Gibi”. A rigor, a palavra significava "moleque" e ficou tão popular entre seus leitores que emprestou seu nome para designar todos os tipos de HQ no Brasil.
O “Gibi” que publicaria as páginas dominicais do Fantasma que tinham iniciado sua publicação em 28 de Maio de 1939 nos EUA, e no # 36 em 11 de Agosto de 1939 elas começaram a ser publicadas em “O Gibi”.
Essa publicação é considerada uma das mais importantes para O Fantasma, pois publicou 21 aventuras das páginas dominicais.


Uma das edições semanais de: O Gibi


Desde o seu inicio assim como o Globo Juvenil, o Gibi seguia o mesmo sistema de ser uma publicação chamada “suplemento”, que apresentava histórias de vários personagens de forma seriada e tinha uma periodicidade semanal (duas ou três vezes por semana).
Na década de 50 começaram a surgir as edições de revistas com personagens próprios, dai surgiram, Fantasma Magazine, Mandrake Magazine, Cavaleiro Negro magazine, Flecha Ligeira Magazine e muitas outras.
Na década de 70 a RGE resolveu lançar uma nova revista: o “Gibi Mensal” que sempre tinha um personagem clássico como tema.
Esta revista que o Fantasma Brasil trás é sobre o Rip Kirby que foi rebatizado no Brasil como Nick Holmes, numa tentativa de associá-lo ao grande detetive Sherlock Holmes e trás suas primeiras histórias.
As histórias de Rip Kirby sempre trazem aventuras com tramas intrincadas e realistas, onde qualquer personagem é suspeito de cometer crimes horríveis.
Crédito desta edição: Blog Quadrinhos Antigos.








segunda-feira, 28 de novembro de 2011

SCAN - OS SUPER GORILAS

Olá galera, obrigado por visitarem o Fantasma Brasil.
Segunda Feira, e ultimos dias do mês de Novembro; vamos inciar a semana com uma superpostagem do Fantasma.
Esta edição foi uma das muitas edições especiais coloridas da revista Fantasma "Magazine" da editora RGE (Rio Gráfica e Editora), reproduzida apartir da edição original da editora americana "Gold Key".
Trata-se de uma releitura feita da aventura criada por Lee Falk e desenhada por Wilson McCoy, agora ilustrada pelo talentoso Bill Lignante, e a bellíssima capa de George Wilson.
Créditos desta edição: Blog Bartolomeu777.
Para curtir essa bela edição é só clicar no link abaixo da capa e boa leitura.


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

A OLIMPÍADA DA SELVA


Durante os 400 anos da dinástia do Fantasma na Selva de Bangala, ele teve muitas dificuldades para lidar com a rivalidade entre as tribos e manter a “Paz do Fantasma”.
Para trabalhar com esta rivalidade e manter o espírito de luta tão necessário para que os guerreiros das tribos pudessem conservar o seu espírito de luta e defender o seu direito sagrado a liberdade, mas evitando as guerras tribais o Fantasma instituiu a “Olimpíada da Selva” onde o grande prêmio era o “Troféu do Fantasma”.
A Olimpiada da Selva foi mencionada pela primeira vez em 1948 nas páginas dominicais da aventura: “O Troféu do Fantasma” e foi ilustrada por Ray Moore. Os Jogos Olímpicos da selva são realizados a cada ano. 
A tribo dos Llongo foi a vencedora da competição de 1947 e a tribo dos Wambesi foi a vencedora em  1948.

O Fantasma entregando o troféu ao vencedor da Olimpíada da Selva

As competições dos Jogos Olímpicos das Selvas são semelhantes a algumas competições de atletismo como por exemplo: a natação, mas muito mais perigosa. Concorrentes no salto em distância devem saltar sob um leito de carvões em brasa ou um poço cheio de cobras e outras "atividades" incluem natação num rio infestado de jacarés.

Página dominical onde podemos observar o ambiente da olimpiada e também o perigo dos obstáculos

 Depois de muitos anos como espectadoras, as mulheres foram autorizadas a competir contra os homens!

A competição feminina nas Olimpíadas das Selvas

As tribos competem pelo fabuloso “Troféu do Fantasma”, uma vez descrito por Diana como uma grande urna feita de ouro maciço, cravejado e cheia de jóias enormes. Avaliada em milhões!

O Fantasma salva o valioso troféu que despertou a ganância de ladrões e havia sido roubado








Outras referências para os Jogos Olímpicos das Selvas podem ser encontrados nas

 páginas dominicais:

 “O Portador do Troféu” de 1971,
 “A Floresta Dourada” de 1973,
 As Olimpíadas das Selvas de 1979,
 “Companheiro”  de 1986-1987,
 “A Rainha das Amazonas” de 1993-94,
 “As Olimpíadas das Selvas”,

Nas tiras diárias:

 “A cratera” de 1993-94.


Ai esta meus amigos mais um elemento interessante do universo do Fantasma, trabalhado de forma bastante inteligente por Lee Falk, e que serviria de exemplo como uma forma das nações do mundo resolverem suas rivalidades.
Até o nosso próximo artigo, e meus amigos o que está acontecendo que ninguém quer fazer comentários? Certamente não é falta de tempo, porque da mesma forma que você leva alguns minutinhos para fazer um dowload, você levará alguns minutinhos para fazer o seu comentário.

Abraço a todos

Sabino




quinta-feira, 24 de novembro de 2011

WALLPAPERS DA SEMANA - 20 a 26 DE NOVEMBRO

Pintura sobre o desenho de Don Newton, tributo a este grande artista

Fantasma Diana e Capeto, ilustração de Lopez

Funny Phantom - Romano Felmang

Liga da Justiça e Fantasma, a imaginação não tem limites

Belíssima ilustração de D. J. Franklin

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SCAN - O RAPTO DE DIANA

Olá meus amigos estamos no meio de mais uma semana, neste mês de Novembro de 2011 que já está caminhando para o final.
Hoje trazemos mais um clássico do "Espírito de Anda", com roteiro e arte da insuperável dupla:  Falk e Barry.
Está edição é o # 2 de uma breve passagem do Fantasma pela editora Mythos.
Para dowload basta clicar no link abaixo da capa e curtir esta emocionante aventura do nosso herói.


terça-feira, 22 de novembro de 2011

FANTASMA - EDIÇÕES PELO MUNDO

FANTASMA EDIÇÃO INGLESA


Olá meus amigos do Fantasma Brasil, continuamos nossa empolgante jornada para conhecermos as edições do Fantasma pelo mundo.

Já visitamos a Itália, Rússia, Suécia, Estados Unidos (aonde vimos apenas uma das muitas edições do Fantasma naquele país e iremos ver as outras) e o ultimo país que visitamos foi a Índia.
A visita de hoje é a um conjunto de ilhas que tem uma grande tradição, inclusive o primeiro Fantasma é originário deste país, sim estamos falando do Reino Unido, a Grã Bretanha.
Várias editoras inglesas já publicaram o Fantasma naquele país como a: Ace Comics, Wolf, City Magazines, que publicava um suplemento com vários personagens inclusive o Fantasma.
A edição que o Fantasma Brasil trás hoje é da editora londrina Wolf Publishing Company, edição # 2 de Julho de 1992, com 36 páginas; com a história: “The boy from the sea”. A edição que deu origem a revista foi a edição de Fantomen # 3 de 1991.
A bela capa desta edição foi feita pelo artista inglês John Ridway, o roteiro é do inglês Donne Avenell, a arte do espanhol Carlos Cruz (os dois últimos são membros do Team Fantomen) e as letras são de Elitta Fell.
A edição é muito interessante, pois traz no verso da capa o título: “The Legend  of the Phantom” (A Lenda do Fantasma), explicando sobre a mitologia do “Espírito que Anda” com belos desenhos de Sy Barry.
Além disso tem uma seção de correspondência chamada: “From inside the Skull Cave” (De dentro da Caverna da Caveira), criando uma ponte entre a editora e os leitores.
As cores da revista são muito agradáveis e harmoniosas, revelando o trabalho competente do colorista do Team Fantomen (as cores são da revista original com o uniforme azul utilizado nas revistas da Escandinávia).
Para baixar esta edição é só clicar no link abaixo da capa.



SCAN – The Phantom # 2 – Wolf Publishing Company












Até a nossa próxima “viagem” que nos levará a conhecer : “ as edições do Fantasma pelo mundo”, e não se esqueçam que o maior prêmio de reconhecimento que vocês podem dar é apenas um simples comentário.
Abraços



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SCAN - A CIDADE DO CHEFÃO

Bom dia meus amigos, um bom inicio de semana para todos, e obrigado por visitarem o Fantasma Brasil.
Hoje temos mais um clássico do Fantasma, publicado em 1979, e que trás à frente a dupla Falk & Barry.
Para dowload é só clicar no link, e boa leitura.




sábado, 19 de novembro de 2011

CURIOSIDADES - ESPECIAL

PLÁSTICOS ADESIVOS DOS HERÓIS

Plásticos adesivos muito em moda na década de 60

Olá meus amigos seguidores do blog Fantasma Brasil, hoje temos um “Curiosidades - Especial” que não irá falar diretamente do Fantasma, mas da editora que publicou o nosso herói por 49 anos: a Rio Gráfica e Editora (RGE).
Abordar assuntos sobre esta grande editora que até hoje está em atividade e que agora utiliza o nome de Editora Globo, seria motivo de dezenas de artigos, mas na verdade iremos abordar um assunto especifico desta grande e famosa editora.
Em meados da década de 60 surgiu um modismo que tomou conta da sociedade, eram os plásticos adesivos, utilizados em propaganda, figuras preferidas das pessoas (cantores, heróis etc) que podiam ser fixados em vidro de janelas e nos vidros dos carros, sem necessitar de cola (bastava molhar a superfície do plástico que ficaria em contato com o vidro e pronto estava fixado! E que poderia ser removido a qualquer momento, sem estragar o plástico e sem deixar nenhum resíduo, pois não se utilizava nenhum tipo de cola).
 A fim de estimular os seus leitores a comprar outras revistas além de suas revistas preferidas, a RGE resolveu fazer uma promoção com os leitores para alavancar as suas vendas.
Para isso ela criou a campanha: “100 pontos pelo plástico de um herói!”. E como funcionava esta promoção?

Página que anunciava a promoção para se ganhar o plástico do herói favorito do leitor
Edição que trazia o selo com 25 pontos
Todas as revistas da editora traziam na capa um selo que possuía um número de pontos que variavam entre: 25, 40 e 50 pontos.
O esquema era muito simples: o leitor deveria recortar os selos das capas das revistas, e a cada 100 pontos reunidos ele poderia procurar um posto de troca no estado do Rio de Janeiro e trocar pelo plástico de um herói.         Os demais estados faziam esta troca através do correio.
                      A promoção teve na verdade três séries, na 1ª série era necessário juntar apenas 100 pontos.
Página que anunciava a promoção dos plásticos adesivos da 2ª e 3ª séries

Já a 2ª e 3ª séries que traziam um plástico adesivo em tamanho maior com figuras maiores e mais elaboradas era necessário  que o leitor juntasse 500 pontos, e para compensar os selos passaram a trazer 50 pontos como podemos observar nas capas das revistas abaixo.



Capas de revistas onde vemos os selos da promoção estampádos

Além dos selos com os heróis que a editora publicava, tinha também os plásticos adesivos com o símbolo da editora e um adesivo com o símbolo da promoção que trazia a figura nada mais nada menos que uma simpática caricatura do nosso querido herói: o Fantasma; era o “Fantasminha”.
Os plásticos adesivos com os heróis da editora RGE, acabaram virando uma verdadeira febre entre os colecionadores de gibis, e todo mundo queria ter os belos plásticos adesivos com os seus heróis favoritos.
Graças à colaboração do nosso amigo e seguidor do Fantasma Brasil: “MAURICIO”, trazemos com exclusividade  scans com alguns destes plásticos adesivos para que os nossos amigos mais “experientes” possam matar a saudades destes artigos colecionáveis; e queremos mostrar aos nossos seguidores mais jovens esta raridade para que eles possam conhecer e curtir esta interessante curiosidade e modismo da década dos anos 60.
Faço minha as palavras do amigo Mauricio: “Não podemos sentar sob o baú de nossos tesouros e não mostra-los para ninguém, é preciso compartilhar”; essa é uma grande verdade, não fosse essa atitude dele, este artigo não teria sido possível, e muitos não poderiam curtir essa nostalgia e nossos jovens seguidores conhecerem  estes interessantes “plásticos adesivos”.






PLÁSTICOS ADESIVOS DA 1ª SÉRIE – 100 PONTOS

Frente do plástico adesivo
Verso do plástico adesivo 











Adesivo plástico com o símbolo da editora

Adesivo plástico com o símbolo da promoção: "O Fantasminha"


 PLÁSTICOS ADESIVOS DA 2ª E 3ª SÉRIES – 500 PONTOS




Temos nestas 2ª e 3ª séries os plásticos maiores e mais elaborados.


É isso meus amigos, que o exemplo do Mauricio possa ser seguido e assim poderemos mostrar muita coisa bacana a respeito da Nona Arte.

Valeu Mauricio,

Grande abraço a todos.

Sabino










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...