sexta-feira, 8 de julho de 2011

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA XII

Datas das Tumbas dos “Fantasmas”


Umas das principais características na dinastia do Fantasma, é que o filho primogênito do herói sempre suceda o Pai quando este morre. Para preservar o segredo da "Imortalidade" todos os ancestrais estão enterrados na Caverna da Caveira num dos lugares mais antigos e tradicionais da caverna, o mausoléu onde se encontra as 20 tumbas dos “fantasmas” que antecederam o 21° Fantasma.
 Após enterrar o pai o sucessor toma posse do anel e assume o lugar do pai




A primeira aparição de datas nas tumbas relacionadas dos “fantasmas” anteriores apareceu na história: “O Tesouro da Caverna da Caveira”  de 1962 (S60). As datas que podiam ser lidas foram: 1550-1598, 1621-1662, 1647-1617, 1709-1717, 1753-1781 e 1880 - ???.
A segunda aparição de datas nas tumbas foi em 1964 na história: “ As aventuras de Lucy Cary” (D89). As datas legíveis das túmbas foram 1720-180?, 1760-1800, 1802-1870, 1870-1920 e1870-1915.
Há muitas outras aparições de datas nas tumbas em histórias posteriores, mas estes dois exemplos são apresentados para ilustrar a sua natureza contraditória. Este aspecto tanto fascina como deixa intrigados  os historiadores da obra do Fantasma durante anos. Agora que Lee Falk não está mais vivo, ninguém vai saber se as datas contidas foram simples erros ou omissões, seja cometido pelo artista ou se era um script original  nunca saberemos se Falk se enganou ou se tinha agido assim  deliberadamente  para que isso se transformasse num enigma.





O Fantasma caminha junto de Guran o chefe dos pigmeus em frente às tumbas

Ai está mais uma: curiosidade sobre o Fantasma, que nos ajuda a conhecer melhor o universo do Fantasma, grande criação de Lee Falk.

Até a próxima e gostaria de ver os comentários dos amigos. 

























3 comentários:

  1. Eu creio que esta questão, bem como as questões relacionadas com discrepancias de nomes, e outras incongruências nas obras de Lee Falk prendem-se apenas com descuidos da sua parte.
    Acredito que ele não dava muita importancia a estes, tudo leva a crer que assim o consideraria, pormenores.
    Isto e o facto de outros roteiristas terem conduzido a obra do nosso herói favorito, provocará, com certeza, outras disparidades ainda.
    Tudo isto, como eu já disse noutros comentários, não retira qualquer brilho às aventuras de Mr. Walker, muito pelo contrário, dão-lhe uma certa áura de mistério, que lhe assenta que nem uma luva.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luis,
    Muito corretas as sua colocações e concordo totalmente com elas.
    Alem de acrescentar este charme e mistério, ainda nos dá no papel de articulador e observador dos fatos, muito assunto para esta nossa seção onde tratamos das curiosidades do mundo de Mr. Walker, da obra deste grande criador e roteirista Lee Falk.
    Abração, e bom fim de semana.
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vocês. Acho que nem o autor nem os desenhistas se preocuparam com isso, porque as datas não eram relevantes para as histórias. A cronologia não pode ser seguida à risca senão perde a graça. Observem, por exemplo, que Rex nunca crescia. Antes dos gêmeos nascerem, ele tinha o mesmo tamanho de anos mais tarde, quando ambos já eram crianças crescidas. E Diana está sempre jovem e magra, rsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...