FANTASMA – LICENCIADO – III
Um outro licenciamento de Fantasma pela King Features foi para a editora DC Comics que aconteceu entre 1988 e 1990 e foi um grande sucesso.
O FANTASMA PELA DC COMICS – mini série em 4 capítulos
Iniciado em Maio de 1988, a DC Comics produziu uma mini série em 4 edições com periodicidade mensal; que foi escrita por Peter David, e ilustrada por Joe Orlando e arte finalizada por Dennis Janke.
O tema desta mini série gerou em torno das batalhas das gerações do Fantasma e uma confraria de piratas chamados Chessman. O texto foi escrito de forma inteligente mostrando a ação saltando ora no passado, ora no presente, narrando as aventuras desde o 13º até o 21° Fantasma.
Cada edição trazia sempre a título de informações sobre a dinastia do Fantasma, "para aqueles que chegaram depois".
E o # 2 da mini série trouxe um excelente artigo de Antonio Tollin (DC) intitulado: “Os segredos do Fantasma”.
Segue abaixo as capas da mini série:
Segue abaixo as capas da mini série:
O FANTASMA PELA DC COMICS – série regular mensal
Depois do sucesso de vendas da mini série do Fantasma a editora DC Comics resolveu lançar uma revista regular com periodicidade mensal em Março de 1989 Para este trabalho a DC Comics escalou Mark Verheiden para criar as histórias, e Luke McDonnel para as ilustrações. Eram textos dinâmicos e modernos conforme o estilo da DC Comics, mas manteve-se fiel aos conceitos de Lee Falk, de acordo com o texto do romance da editora Avon (que iremos abordar num dos nossos próximos artigos), o primeiro deles que havia sido publicado em 1972: “Fantasma, O Espírito que Anda”.
A série durou apenas um ano (13 edições), curiosamente a ultima edições trouxe o casamento do 21° Fantasma com Diana Palmer.
Segue abaixo as capas das edições mensais:
E assim terminou mais um licenciamento do Fantasma em sua longa trajetória por várias editoras, devido ao desgaste na criatividade dos autores que acabou levando a queda das vendas e por isso não ocorreu a renovação do licenciamento pela DC Comics.
Até o nosso próximo artigo e deixem seus comentários.
é realmente uma pena que a DC tenha cancelado o licenciamento do Fantasma eles publicavam ótimas histórias que aqui no brasil foram publicadas pela editora globo...
ResponderExcluirOlá Wolf8,
ResponderExcluirÉ foi realmente uma pena a DC não publicar mais o Fantasma.
Eu tinha a coleção completa publicada pela Globo.
Abraços
Sabino
O Fantasma de Verheiden e Mcdonnel é, pra mim, a melhor adaptação do Fantasma feitas por outros autores. Verheiden transportou o Fantasma para a África da atualidade com toda a problemática do racismo e da exploração. Também tornou o personagem mais humano, menos unidimensional, que questionava o fardo e os resultados de sua função de herói.
ResponderExcluirOlá Faber,
ResponderExcluirÉ verdade esses dois artistas realmente colocam o Fantasma dentro da realidade do continente africano com todos os problemas que o povo africano enfrenta.
E tudo isso chama à responsabilidade do Fantasma como amigo e protetor daquele povo.
Sua análise foi perfeita.
Grande abraço e obrigado pelo comentário.
Abração
Sabino
Olá, queria avisar que os links não estão mais funcionando.
ResponderExcluir