quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Fantasma - A Prova 004

O MACACO BRANCO





Olá meus amigos, hoje postamos uma história do nosso heroi, ambientada na selva de Bengala, e nela podemos verificar como até o simples capricho de uma criança mimada, pode significar uma ameaça ao esforço de manter a "Paz do Fantasma", entre os povos da selva.
Roteiro de Lee Falk, e desenhos de Wilson Mc Coy.
Boa leitura a todos, e continuem a prestigiar nosso Blog que trás novidades todos os dias.
Para baixar basta clicar no Link.


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CONHEÇA LEE FALK



Aqueles leitores com certa idade lembrarão, com certeza, da época em que liam nos jornais as tiras do Fantasma e Mandrake, o Mágico. Talvez não saibam que ambas as criações saíram da mente da mesma pessoa. Pois, é. O autor dessa proeza foi Lee Falk.

Nascido em St Louis, Missouri, em 28 de Abril de 1911, Leon Harrison Gross sempre teve inclinação para as letras e desde muito jovem escrevia contos, artigos e poemas. Após se graduar na Universidade de Illinois, trabalhou numa agência de publicidade como redator. Foi então que conheceu um jovem ilustrador chamado Phil Davis. Juntos criaram a tira Mandrake. Dizem as más línguas que o jovem Falk se inspirara no livro A Mandrágora. Seja como for, Mandrake trazia com ele todos os elementos do mágico de vaudeville que o escritor guardara da sua infância no Missouri.



As aventuras do mágico, sempre acompanhado de Lothar, rei de uma distante tribo africana, e da princesa Narda saíram pela primeira vez no dia 11 de junho de 1934. Era distribuída pelo King Features Syndicate e, já no início, foi um sucesso.

Mandrake reunia tudo o que representava o fascínio da América dos anos 30. Seu rosto, baseado no do próprio Falk, reunia todos os traços típicos do homem de aventuras exóticas que o cinema da época tinha se encarregado de mistificar: elegante, viril, enigmático, cavalheiresco e pronto para a ação. Até a presença de Lothar, com seu enorme corpanzil negro, só tinha a finalidade de destacar Mandrake graficamente. O mágico criado por Falk e Davis enfrentava gánsteres e até seu adversário, O COBRA - um mestre das artes míticas à altura de nosso herói - com a postura de um galã de cinema. Mandrake era o glamour hollywodiano em ação


O Primeiro Justiceiro Mascarado
Com o sucesso de Mandrake, Lee Falk tinha encontrado a galinha dos ovos de ouro. Criou, então em colaboração com o desenhista Ray Moore - O Fantasma, um dos mais célebres e duradouros mitos das histórias em quadrinhos. Antes dele já existiam heróis justiceiros, mas aquele mascarado era o justiceiro no sentido mais puro. Ele lutava sempre em defesa dos oprimidos. Seu combate - e como combatia- era contra piratas, traficantes, a ralé da espécie humana. Antecipando em muito os heróis com malha colante, o herói trazia o rosto coberto com uma máscara, alimentando a aura de mistério que o rodeava. E, como se fosse pouco ainda estavam os cenários exóticos como o golfo de Bengala - na melhor tradição de Emilio Salgari, a Caverna da caveira, os pigmeus Bandar e a lenda da imortalidade.



O Fantasma ou "espírito que anda" é imortal, é o rumor que se espalha entre as tribos vizinhas. Mas ele é o primeiro herói que pode morrer, rompendo com o costume das historias em quadrinhos. Assim descobrimos que esta é uma tradição que passa de pai para filho, através de gerações, após o juramento feito pelo sobrevivente de um ataque pirata ante a caveira do assassino do seu pai. Pelas crônicas dos Fantasmas sabemos que o atual Fantasma é o 21º de uma estirpe de lutadores contra o crime.


Se não bastasse o roteiro primoroso, o desenhista Ray Moore - criador visual da historia - caprichou com seu traço misterioso, estilo filme noir, cheio de sombras sugestivas, cenas noturnas, contornos suaves e mágicos. O Fantasma, que saiu nos jornais no dia 17 de fevereiro de 1936, foi um sucesso absoluto.

Falk se tornou um dos roteiristas mais bem sucedidos do King Features Syndicate. Apesar de dedicar-se às duas séries - que ainda são publicadas em centenas de revistas e jornais pelo mundo - também escreveu peças de teatro, contos e livros sobre o Fantasma.
Em 1971, no Salão de Lucca, na Itália, Falk recebeu um troféu por seu significativo trabalho como roteirista. Num festival que premia o trabalho dos artistas gráficos isto é, no mínimo, notável.
Falk faleceu no dia 13 de Março de 1999 pela manhã em New York, Estados Unidos de Insuficiência Cardíaca.

Fantasma - A Prova 003

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fantasma - A Prova 002

SCAN - O CIRCULO DOURADO


Olá amigos, mais uma história clássica do Fantasma. Uma das aventuras mais misteriosas, onde nosso herói se sente como que a procurar uma agulha no palheiro para desenrolar toda a trama.
História com roteiro de Lee Falk, e desenhos de Ray Moore e Wilson Mc Coy.
Boa Leitura a todos.

Link:

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

FANTASMA MITOLOGIA - I


Fantasma - Anéis e os Companheiros

O Fantasma tem dois anéis, um com a marca da caveira que ele aplica no queixo dos criminosos com potentes socos.
Um segundo anel com a marca do bem, que aplica nas pessoas que quer proteger.
Ele tem sempre a companhia de seus companheiros: o lobo Capeto, o cavalo Heroi e ocasionalmente, também um falcão treinado chamado Fraka.
Companheiros valorosos que já salvaram a vida do Fantasma muitas vezes.
                                                 

                                                





Fantasma - A Prova 001

domingo, 26 de setembro de 2010

BATALHA NA SELVA



Para baixar o arquivo é só copiar e colar o Link acima, e Boa Leitura!


Iniciamos nossas postagens com um grande clássico do "Fantasma"; "Batalha na Selva".
Nesta edição Lee Falk apresenta a participação do Fantasma e do povo da selva de Bengala, na luta contra a tirania do "Eixo", enfrentando os japoneses, um inimigo duro e cruel; que graças a inteligência do Fantasma e a fibra do guerreiros da selva acabam conseguindo a vitória sobre um inimigo poderoso, organizado e treinado.
Os desenhos são primorosos, de Ray Moore e seu assistente Wilson Mccoy.
E aguardem pois muitas histórias boas virão por ai.
E deixem seus comentários para que possamos estar sempre melhorando nosso Blog.

sábado, 25 de setembro de 2010

A Lenda


Fantasma, O Espírito que Anda



Na escuridão da selva, os tambores murmuram: Há mais de 400 anos, uma embarcação foi atacada por piratas Singh. O filho de um lorde inglês, que sobreviveu na costa de Bengala, foi acolhido por pigmeus Bandar, Algum tempo depois, recuperado fisicamente, mas ainda tomado pela dor da perda, o jovem Kit, toma o crânio descarnado do assassino de seu pai (reconhecido por trajar as roupas de seu pai), profere o célebre juramento da caveira:


"Juro dedicar minha vida à tarefa de destruir a pirataria, a ganância, a crueldade e a injustiça. E meus filhos e os filhos de meus filhos me perpetuarão".


A partir daí surge a dinastia do fantasma de pai para filho, uma herança é passada. Sempre com o mesmo uniforme, e por séculos combatendo a vilania, surge o mito da imortalidade. Na verdade, o atual herói é da 21ª geração da Dinastia do Fantasma e se chama Kit Walker como todos os seus antecessores.

O Fantasma é um personagem criado por Lee Falk (também criador do Mandrake), Falk encarregou ao desenhista Ray Moore do desenho de suas histórias. O Fantasma é um combatente do crime mascarado que usa uma roupa colante, nada muito diferente de hoje, porém, a série começou a ser publicada em jornais diariamente em 17 de fevereiro de 1936 , e aos domingos como edição colorida, em maio de 1939 , continuando até os dias atuais, ou seja o Fantasma é um personagem tão antigo, que alguns fãs afirmam que ele realmente tem 400 anos . Outra coisa que devemos nos lembrar é que o fantasma é o primeiro herói á usar um uniforme, fato que deve ter influenciado toda a geração de super-heróis que surgiram depois dele.
Já que o Fantasma é uma linhagem e não um só um homem, todo Fantasma deve se casar para dar continuidade a sua linhagem se casando com as mais diferentes mulheres como rainhas, princesas ou até mesmo com uma garçonete suíça. A mãe do atual Fantasma era americana por isso quando jovem, Kit for enviado para América para receber um educação formal, na casa de seus tios no Missisipi, onde por volta dos 12 anos o jovem Kit resolve fugir após um briga com o valentão da escola é convencido a desistir da idéia por um jovem garotinha de 8 anos chamada Diana Palmer, que mais tarde viria a se tornar sua esposa.
O jovem Fantasma então cresce se desenvolvendo tanto intelectualmente como fisicamente, se tornando um atleta excepcional. Até que chega uma mensagem da Floresta Negra, que seu pai estava próximo da morte e pedia sua presença. Kit chega e encontra seu pai coberto de graves ferimentos, deitado sobre peles de animais a espera da morte. Ao chegar Kit repete o juramento da Caveira e recebe os dois anéis, um com a marca da caveira e outro como a marca do bem. Morre o 20° Fantasma e o Jovem Kit se torna o atual herói..





E começa o Blog “Fantasma Brasil”



 

Entra na rede o Blog Fantasma Brasil
Este Blog nasce com a idéia de ser um espaço para todos aqueles que são fãs das histórias em quadrinhos de Lee Falk e desejam estar tendo acesso a conteúdos que muitas vezes não tiveram oportunidades ou reler aqueles gibis que marcaram a sua vida. Estaremos colocando no ar scans de gibis de diferentes editoras, principalmente editoras brasileiras, e possivelmente de outros países. A tônica será colocar no ar apenas aqueles gibis que eu realmente recomendo e acho que valem a pena serem lidos. Esperamos contar com o apoio e a participação de todos aqueles que amam a Nona Arte e que encontrem neste Blog mais um espaço de divulgação e referência as HQs. Todas as dicas, opiniões, sugestões ou críticas são importantes e bem-vindas para que aperfeiçoemos o Blog e possamos estar caminhando juntos nesta trajetória que se inicia com o Blog: Fantasma Brasil”






COMEÇA O BLOG FANTASMA BRASIL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...