Vamos falar da criação que seria o filho mais velho de Lee Falk: Mandrake o mágico que foi a sua primeira obra para os quadrinhos (1934).
Mandrake
Mandrake é um dos mais famosos e populares heróis das Histórias em Quadrinhos mundias, em particular, dos “comics” americanos das décadas de 30 e 40 do século XX.
A série "Mandrake, o Mágico" aparece, pela primeira vez, na imprensa diária americana, em Junho de 1934, sendo a distribuição das tiras de banda desenhada assegurada pela agência King Features Syndicate. O argumento das histórias é escrito por Lee Falk e os desenhos são da autoria de Phil Davis.
A primeira página dominical aparece em Fevereiro de 1935. O sucesso desta série de histórias em quadrinhos não se fez esperar, tendo as aventuras deste fabuloso mágico rapidamente seduziu e fascinou os leitores do mundo inteiro. O traço de Phil Davis é elegante e sóbrio e as suas ilustrações são de uma grande precisão e clareza. Com a sua morte em 1964, Phil Davis foi substituído, no desenho da série, por Fred Fredericks com um traço mais realístico.
Mágico e ilusionista, Mandrake é também o primeiro herói, na história dos quadrinhos, a assumir-se e a intervir como tal. Lee Falk inspirou-se em Leon Mandrake, um ilusionista real com o mesmo nome e aspecto, para criar este personagem fictício.
No início, Mandrake é um mestre de magia, porém, com o decorrer do tempo, os poderes que lhe foram transmitidos em Xanadu, um local isolado do Tibete, revelam-se cada vez mais reduzidos ao hipnotismo.
Leon Mandrake o ilusionista que inspirou Lee Falk
Desde os 19 anos de idade, quando ainda era estudante na Universidade de Illinois, que Lee Falk tinha imaginado o personagem de Mandrake, tendo mesmo começado a desenhá-lo em algumas tiras de banda desenhada. Cerca de dez anos mais tarde, quando de uma visita a Nova Yorque, Lee Falk propõe a série à agência King Features Syndicate.
Para seu grande espanto e admiração, a sua proposta é imediatamente a e sem restrições de qualquer espécie. Não estando, porém, absolutamente seguro e confiante das suas capacidades e qualidades gráficas, Lee Falk decide deixar o desenho a cargo de Phil Davis, desenhista industrial e publicitário originário do Missouri, que havia conhecido quando trabalhava numa agência de publicidade em Saint Louis, onde era redator e responsável pelas emissões radiofónicas.
Mandrake representa o género de cavalheiro aventureiro, uma espécie de justiceiro que luta contra o crime, com um porte alto e forte, usando um bigode fino e cabelo liso e vestindo, ainda, um magnífico e elegante traje (smoking e chapéu), ornamentado com uma capa negra revestida, na parte interior, de seda vermelha.
Esta série dos quadrinhos pertence a um género fantástico, no qual Mandrake utiliza os seus poderes extraordinários de mágico, mostrando toda a sua astúcia, habilidade, agilidade e destreza de mãos, os truques, os disfarces e a capacidade de se transformar e de transformar os objectos e as pessoas. Com efeito, Mandrake consegue, entre outras coisas, suspender as pessoas no ar, transformar os homens em animais, fazer desaparecer ou animar os objectos, tornar as pessoas e ele próprio invisíveis, produzir paredes de fogo e muitos outros efeitos limitados apenas pela imaginação. Mas por trás dos extraordinários poderes de Mandrake estão apenas a hipnose, a telepatia e pouco mais.
O argumentista da série, Lee Falk, forneceu a esta história em quadrinhos toda a dinãmica, frieza e actualidade dos nossos dias. A narrativa possui suspense, emoção, ação e drama, conservando, ainda, suficiente humor para não cair num tom melodramático. As intrigas desenvolvem-se com rapidez, os diálogos são concisos, o pano de fundo das histórias é pleno de espírito. Por outro lado, o traço elegante e sóbrio do ilustrador, Phil Davis, conduz toda a intensidade da narrativa, na qual a sucessão de vinhetas é elaborada com uma grande clareza, as decorações, ornamentações e atitudes são precisas, exatas e realistas.
Mandrake é acompanhado, nas suas aventuras, pela sua noiva Narda, uma bela princesa de origem balcânica, e por Lothar, um negro robusto, detentor de uma força hercúlea, cuja pele de leopardo que cobre o seu corpo e o seu dialecto relembram a sua antiga origem de príncipe de uma tribo africana. Tendo abdicado do trono após conhecer Mandrake, Lothar fica daí em diante ao seu serviço, sendo o seu guarda-costas e tornando-se num amigo fiel, seu guardião e protector. Pouco a pouco, Lothar vai perdendo o seu dialecto, conservando, porém, a sua impressionante musculatura e o seu sentido de humor. Logo que conhece Mandrake, a bela Narda fica rendida aos seus encantos e feitiços, tornando-se, passado pouco tempo, na sua noiva. Este trio encontra-se, frequentemente, envolvido em perigosas e emocionantes aventuras que Mandrake leva sempre a bom termo, graças à sua coragem, inteligência e, sobretudo, aos seus inesgotáveis truques de magia.
O maior inimigo de Mandrake chama-se Lúcifer, mais conhecido por O Cobra, um ser demoníaco e temível que usa os seus poderes sobrenaturais para fazer o mal, nunca conseguindo, porém, vencer Mandrake.
As aventuras de Mandrake marcaram uma época no panorama das histórias em quadrinhos, quer americana, quer mundial, apaixonando gerações de leitores de todo o mundo ao longo do século XX. Hoje em dia, esta série, que se tornou numa das bandas desenhadas mais lidas em todo o mundo, publicada em dezenas de jornais e revistas, em várias línguas, continua a despertar um interesse sempre renovado por parte de novos e velhos leitores e admiradores deste género de aventuras. Para a posteridade e para as gerações vindouras, Mandrake ficará, certamente, como um dos maiores heróis de sempre das histórias em quadrinhos mundiais.
Fantasma e Mandrake as duas grandes criações de Lee Falk
Hola amigo,
ResponderExcluirMuchas Gracias por su trabaco. Muchos quadrinhos scan de 'Mandrake' no trabajan. Me justaria mucho ler este quadrinhos, por favor... Gracias Marinella (^_^)
Gracias Marinella Da Silva (*-*)