segunda-feira, 13 de junho de 2016

GRANDES ILUSTRADORES DO FANTASMA - XIII

MIKE MANLEY, O NOVO DESENHISTA DAS TIRAS DO FANTASMA


Olá amigos do Blog Fantasma Brasil, hoje Segunda-Feira teremos uma postagem "Especial", onde iremos falar de um grande ilustrador que após a morte repentina de Paul Ryan, que durante muitos anos ilustrou as tiras e as páginas dominicais do Fantasma, deixou seu legado que deverá ser seguido por esse grande artista que foi contratado pela King Features Syndicate Inc.

Mas quem é Mike (Michael) Manley? O blog Fantasma Brasil trouxe um pouco da história deste grande artista.

"Michael ("Mike") Manley

“Michael ( "Mike") Manley (nascido em 19 de outubro de 1961) é um artista americano, notável como desenhista de quadrinhos: tanto como arte-finalista e como desenhista. Manley atualmente desenha duas tiras de quadrinhos para as distribuidoras (syndicate): Juiz Parker e  Fantasma. Ele é também  o co-criador junto aos escritores Danny Fingeroth e Tom DeFalco do personagem da Marvel Comics: Darkhawk em 1991.



Página Dominical Judge Parker

Manley nasceu em Detroit, Michigan. Manley, cujo avô era um artista comercial, diz que sempre gostou de quadrinhos e desenhos animados. Manley cita que, desde criança tinha a consciência de que poderia ganhar a vida com desenho. Ele também ficou impressionado quando assistiu o programa, The Wonderful World of Disney, mostrando os artistas que trabalham nos bastidores das animações.
Em sua juventude em Michigan, Manley visitava uma loja de quadrinhos todos os dias depois da escola, e se tornou um colecionador sério e leitor. Foi na sua adolescia que Manley decidiu que queria ser um artista de quadrinhos ou animador ou ilustrador.
"Frank Frazetta parecia ser capaz de fazer tudo, e foi ele que me serviu de inspiração, disse Manley.
Um curso de arte comercial na escola em Ann Arbor permitiu a Manley montar um book, o que levou ao seu início na ilustração comercial aos quinze anos. Aos vinte e um anos, Manley começou a trabalhar para o Detroit Metro Times como diretor de arte. Dois anos depois, ele teve seu primeiro trabalho nos quadrinhos na DC Comics.


Capa de Darkhawk # 1. Arte de Mike Manley.


Manley tem trabalhado para as grandes editoras como Marvel Comics, DC Comics e Dark Horse Comics. Manley desenhou a série Darkhawk até a metade do tempo em qur foi publicada. Ele também contribuiu para outros títulos de quadrinhos, como Batman, Quasar, Capitão América, a Marvel Universe, e O Poder de Shazam! Sua extensa bibliografia em quadrinhos inclui um grande número de edições de pequenas tiragens e capas trabalhando em uma grande variedade de títulos.
Em sua estada na série Batman, Manley foi um dos artistas do Batman # 500, em que o personagem Azrael substituiu Bruce Wayne como Batman. Ele desenhou a série durante o "Fim dos Cavaleiros", Hora Zero, e Crise no Tempo.
Em 1995, Manley fundou a Acção Planet Inc. como um lugar para publicar suas próprias histórias em quadrinhos e ideias, começando com a antologia de Acction Planet Comics, com o seu personagem Monsterman. No início de 1996 ele fundou ActionPlanet.com, que tem crescido chegando a ser premiado por quadrinhos na web on-line, como Girl Patrol.



Monsterman de da Acction Planet Inc.

Em 2007, enquanto trabalhava principalmente como professor de arte, Manley ilustrou uma nova história do agente secreto Corrigan para a editora sueca Egmont.

ilustrador de livros

Concomitante com o seu tempo na Marvel Comics, entre 1985-1990, Manley ilustrado livros infantis que utilizam personagens licenciados. Para a editora Macmillan, ele ilustrou livros em suas séries Raggedy Ann e Andy. Para Livros de Ouro e editora Western ele trabalhou em vários álbuns infantis de diversão e atividades, como: Barbie, He-Man, Capitão Energia, Tiny Toons, Ghost Busters e os Muppets.
Em 1989 Manley trabalhou para West End Games em livros de jogos de role-playing em linha de Star Wars.

artista de animação

Em 1996 Manley se mudou para o campo da animação, primeiro trabalhando como artista de storyboard no desenho animado Superman for Kids  para a Waner Brthers. Seu primeiro episódio com Lobo foi intitulado "The Main Man". Manley passou a fazer storyboards para Batman, desenhos de fundo sobre Batman Beyond e fazia parte da equipe de artistas que produziu The New Batman / Superman Adventures.
Manley continuou a produzir storyboards como artista freelancer em desenhos animados da TV, como Samurai Jack (receber um crédito da escrita), Kim Possible, The Legend of Tarzan, Os Padrinhos Mágicos, The Venture Brothers, CREEPIE, e The Secret Saturdays. Outros projectos incluídos Spy the Groove para MTV de Spawn para a HBO, e da ABC Um sábado de manhã, e Clerks: The Animated Series, baseado no filme de Kevin Smith. Manley, em seguida, mudou-se para a Warner Brothers., trabalhando como designer de personagens.

Professor de artes

Enquanto trabalhava em ambos os quadrinhos e animação, Manley na criação e edição e desenhos! Magazine, o dobro Eisner-nomeado "How-to" revista publicada pela editora  TwoMorrows . A revista apresenta tutoriais e artigos sobre artistas que trabalham em quadrinhos, desenhos animados e animação. Manley também co-produziu um how-to DVD junto com Danny Fingeroth, Como criar roteiros de quadrinhos para Imprimir, distribuído pela editora Two Morrows.
Em 2000, Manley começou uma nova carreira como professor de arte. Ele ensinou no departamento de animação no Delaware College of Art and Design (DCAD) até 2009 e se tornou um professor da Universidade das Artes, na Filadélfia. Manley, em seguida, matriculou-se na academia de Pensilvânia de Belas Artes, terminando o sua formação em pintura; e assim concluiu caminho seu mestrado.

Artista de Quadrinhos

Em 2010, Manley foi contratado como artista na tira diária: Judge Parker, para as quatro semanas a partir de março 15, devido à doença em curso do artista regular de Eduardo Barreto, antes de se tornar artista regulares da tira em 2011; o consórcio realizou um "two-man tryout" com Manley oferecendo o trabalho a tempo integral ao longo John Heebnik após Manley ter produzido a segunda semana de arte para a tira. Manley e Heebink se conheciam desde o colégio. Manley desenha as tiras para todos os sete dias da semana.
No final de março de 2016, foi anunciado que Manley iria suceder Paul Ryan, (que acabou morrendo de forma inesperada), como artista do Fantasma, nas tiras diárias. O trabalho de Manley começou com a tira datada de 30 de maio de 2016 (as páginas dominicais continuam a ser produzidas pelo desenhista, Terry Beatty) Manley observou que ele e Paul Ryan estão listados em um pequeno grupo seleto de notáveis artistas reconhecidos profissionalmente, com personagens importantes como Batman e o Fantasma. São eles:  Jim Aparo, Terry Beatty, Don Newton, Carmine Infantino (como ghost de Sy Barry), Joe Giella (como ghost de Bob Kane) e Graham Nolan.”

Como podemos verificar o nosso grande herói está novamente em ótimas mãos, e desejamos todo o sucesso a Mike Manley, e que ele possa trabalhar muitos anos com o “Espírito que Anda.”

Em breve traremos como foi a impressão de Mike Manley em seu inicio com as tiras do Fantasma.




SEDIÇÃO EM BARONKHAN – 106

Clique na tira para uma resolução maior.

Tradução e Diagramação: Glaucio.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...