quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

80 ANOS DE CRIAÇÃO DO FANTASMA


Olá meus queridos amigos, sejam bem vindos ao nosso blog nesta Quarta Feira.
E hoje é um dia muito especial para todos os fãs desta grande criação de Lee Falk, O FANTASMA!
No dia 17 de Fevereiro de 1936, exatamente a 80 anos atrás; ao abrirem os seu jornal matutino,  os norte americanos se depararam com uma tira diária criada por Lee Falk e desenhada por Ray Moore.
A tira contava as aventuras de um combatente do crime, mascarado que utilizava uma roupa característica.
A série começou a ser publicada em vários jornais distribuída pela King Features Syndicate Inc.
O Fantasma foi o primeiro herói fictício a vestir um traje colante que se tornou uma marca registrada dos super-heróis de histórias em quadrinhos, e foi a primeira série a mostrar uma máscara sem pupilas visíveis (outro padrão de super-heróis). O  Fantasma é considerado uma  figura "de transição", uma vez que o Fantasma tem algumas das características de heróis das antigas revistas "pulp" como The Shadow e The Spider, bem como antecipou as características de super-heróis de quadrinhos como Superman, Batman e Captain América.
Ao contrário de outros heróis fantasiados da ficção, o Fantasma não tem superpoderes e confia em sua força, inteligência e imortalidade de renome para derrotar seus inimigos. 
Ele tem um lobo treinado, chamado Capeto, e um cavalo chamado Herói. Como os Fantasmas anteriores, ele mora na Floresta Negra e vive na Caverna da Caveira.
O vigésimo primeiro Fantasma é casado com Diana Palmer; eles se conheceram quando ele estudou nos Estados Unidos e têm dois filhos, Kit e Heloise

Em comemoração a está data especial o blog Fantasma Brasil irá trazer uma série de postagens especias para marcar está data inesquecível!



3 comentários:

  1. Oitenta anos de sucesso não é para qualquer personagem!

    Lee Falk conseguiu captar o que os leitores americanos de 1936 gostariam de ler, mas ao mesmo tempo soube adicionar características heroicas universais.

    Ray Moore, com seu traço limpo e dinâmico, deu forma ao personagem, criando a estética dos quadrinhos de super-heróis.

    Realmente, é uma data a se comemorar!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo MF,
    Concordo totalmente com seu raciocínio,
    Valeu!
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. Para o mês de outubro estará saindo uma estatueta comemorativa dos 80 anos, escala 1:5 com 37,5 cm em cenário diorama com o lobo capeto.. A peça será divulgada após a obtenção da licença que esta em andamento, a peça terá tiragem limitada ainda não definida.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...