quinta-feira, 12 de março de 2015

A MORTE DE FRED FREDERICKS


Uma triste notícia para os fãs do Fantasma e do Mandrake. Morre o genial artista Harold "Fred" Fredericks, que trabalhou por décadas como o desenhista oficial das tiras (tanto as diárias como as dominicais) do Mandrake, o Mágico. Ele tinha 85 anos de idade, e havia se tornado o responsável por modernizar as histórias do mago.

Fred Fredericks sempre se declarou um fã do Fantasma, tanto que ele sempre fez questão de desenhar o herói mascarado, mesmo quando ele só desenhava as histórias do Mandrake. Ele fazia questão de inserir o Fantasma, como uma espécie de participação especial, aparecendo desenhado nas camisetas de simples pedestres, ou na TV, ou mesmo como uma recordação de Mandrake e Lothar, quando estes mencionavam sua visita ao casamento do Fantasma.

Um painel de uma aventura do Mandrake, onde aparece o Fantasma na camiseta de um garoto. Arte de Fred Fredericks.

Fred Fredericks também acabou trabalhando na série da Marvel "Os Defensores da Terra", na qual ele atuou arte-finalizando os desenhos de Alex Saviuk. 

Na série Defensores da Terra, Fred Fredericks fez a arte-final sobre os desenhos de Alex Saviuk.

Posteriormente, ainda desenhando as aventuras do Mandrake escritas por Lee Falk, Fredericks desenhou a participação especial do Fantasma no casamento do mágico, naquilo que se tornou um tipo de retribuição da visita feita anteriormente por eles na Floresta Negra.

O Fantasma comparece no casamento do Mandrake. Desenhos de Fred Fredericks.

Em outra aventura do Mandrake, dessa vez escrita e desenhada por ele, os dois famosos heróis, juntamente com Lothar e Theba (uma amiga deles) são os protagonistas da aventura "A Estrada do Diabo". Fredericks desenha o Fantasma em simplesmente todas as páginas dessa história.

Na aventura "A Estrada do Diabo", mais uma vez os heróis unem forças, graças ao texto e arte de Fred Fredericks...

E após tanto tempo trabalhando exclusivamente nas histórias do Mandrake, finalmente Fred Fredericks veio a ser o responsável pela arte das histórias do Fantasma. Isso ocorreu logo após a aposentadoria do desenhista Sy Barry. Durante vários anos, Fredericks atuou nos desenhos, juntamente com o artista George Olesen. Ele só saiu quando a King Features contratou o desenhista Grahan Nolan. Veja na imagem abaixo, um quadro de uma das histórias do Fantasma, com arte de Fredericks.
  
Cena da história "Os Homens Aquáticos", história do Fantasma desenhada por Fred Fredericks...

Desde 1965 até 2003, o mestre Fred Fredericks emprestou seu dom na arte dos desenhos para criar vida e motivação a personagens de histórias em quadrinhos, as quais encantaram gerações de fãs por todo o mundo. É claro que, para ter tanto sucesso, é porque sua arte fazia aquilo que se propunha: emocionar, entreter e divertir os fãs do Fantasma e do Mandrake.

Descanse em paz, mestre.

Lee Falk com Fred Fredericks pouco antes de sua primeira tira Mandrake aparecer na imprensa, participando de um show beneficente de “Arte Pop”, em Nova York, no dia18 de maio, 1965.


Extraído do blog Caverna da Caveira.

A QUEDA DO DITADOR



Olá meus amigos, ele está de volta, o grande herói intergaláctico, que desta vez luta para a queda do grande imperador do planeta Mongo, uma grande aventura ilustrada pelo grande mestre Alex Raymond, numa publicação de 1972 da editora Paladino.
Outra grande colaboração da dupla: Helio e Carlos Miranda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...