terça-feira, 24 de junho de 2014

SCAN - CAPETO, O LOBO IMORTAL - Parte 1 (de 3)


Olá meus amigos finalmente estamos fazendo o lançamento simultâneo nos blogs Fantasma Brasil e Caverna da Caveira desta minissérie em três partes, que conta uma fantástica aventura que promete ser uma das melhores já apresentadas no nosso blog, quem viver verá!
Sinópse:
“Capeto, o lobo cinzento que tem sido o companheiro do Fantasma desde que ele era um filhote, é o personagem principal dessa aventura. Quando uma matilha de lobos da montanha cresce tanto, que passa a atacar humanos (por não ter alimento para todos), Capeto ajuda o Fantasma a se defender de um ataque. Logo em seguida, ele recebe uma missão especial: buscar Guran, para que este cuide dos ferimentos do cavalo Herói.”


A história foi escrita e desenhada por Hans Lindall, teve a tradução e a diagramação de Kall, e foi colorizada por Perth, a ilustração da capa é de Fabiano Neves. O blog Caverna da Caveira lança essa história dividida em três partes. Para ler a primeira edição, é só clicar na hiperligação  abaixo. E fique ligado no nosso blog, pois em breve as duas outras partes serão lançadas.


CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA – ESPECIAL


Olá pessoal, estamos de volta com mais um "Curiosidade sobre o Fantasma".
E desta vez vamos falar um pouco de uma situação que aconteceu nos bastidores do blog Fantasma Brasil.

Com a palavra o nosso amigo e colaborador do blog Kall:

“O Capeto, o lobo da montanha que tem sido o companheiro do Fantasma em diversas aventuras, é um dos personagens preferidos de muitos fãs do universo do Fantasma. Eu mesmo, sou um grande fã do lobo cinzento do Fantasma. Tanto é assim, que devo comentar aqui que eu só comecei com o meu blog (o Caverna da Caveira), e com esse meu hobby de fazer traduções e diagramações de histórias do Fantasma, por causa de uma história envolvendo o Capeto.

A Origem de Capeto


O blog Fantasma Brasil havia publicado uma história do Fantasma, com a origem do lobo de estimação do nosso herói. Mas, a grande questão é que a história estava em polonês! Eu baixei, e vi os desenhos, achei muito legal ver o Fantasma encontrando o pequeno Capeto, ainda filhote, e toda aquela história me fascinou. Mas, é claro, aquelas palavras em polonês, eram um mistério. Sem chance de entender alguma coisa. Foi aí que eu eu resolvi encarar um desafio pessoal. Fiz a tradução total da história, obviamente, usando os recursos do Google Translate.

Na verdade, eu já havia começado com o hobby de traduções de histórias em quadrinhos anteriormente, mas traduzindo histórias em inglês, especialmente no blog The Centurions, e também em outros como no blog Os Impossíveis (que só traduzem histórias da Marvel). Mas eu nunca havia feito o trabalho de diagramação, que é o de colocar o texto em português nos balões da imagem, através de programas gráficos, como o Photoshop. Esse trabalho, para mim, ainda era um mistério.


E foi com essa história em polonês do Fantasma, que eu havia traduzido, que resolvi começar a fazer eu mesmo a diagramação. É claro que, por ser meu primeiro trabalho, ficou bem abaixo da qualidade, pois muita coisa eu fui aprendendo com os trabalhos seguintes.


Para quem ainda não leu essa história, ela está disponível no Fantasma Brasil, através desse link: 


Baixar A Origem de Capeto


Depois, me envolvendo mais com o universo do Fantasma, e também pelos próprios comentários da história no blog, vim a saber que essa história já havia sido publicada aqui no Brasil pela editora RGE, na revista Fantasma número 340, em 1984. Ainda não tive a oportunidade de ler essa edição brasileira, e gostaria muito. Quem sabe aparece em breve algum internauta que tenha essa revista, e que se disponha ao trabalho de escanear ela e colocar na internet, para que possamos ler a versão brasileira. Quero muito saber se a minha tradução, a partir do polonês, ficou perto do nível dos tradutores profissionais.

Os antepassados do Capeto


Depois, já começando a fazer muitos outros projetos, junto com o Sabino, o administrador do blog Fantasma Brasil, apareceu essa bela história das crônicas do Fantasma. Um antepassado do Fantasma, esteve viajando pelo interior dos Estados Unidos, e no meio de uma tempestade de neve, envolvido com bandidos do velho oeste, acabou conhecendo uma loba que tentava recuperar seus filhotes. É de verdade uma linda aventura, na qual vemos como um animal muitas vezes pode nos transmitir sentimentos de bondade superiores aos de muitos humanos. No final da história, ficamos sabendo que os lobos americanos dessa aventura foram levados para a África, e acabaram se tornaram os lobos da matilha de onde veio o Capeto.

Vejam abaixo uma imagem dessa história.


Baixar Fantasma e o Inverno com Lobos

E agora, meu próximo projeto de tradução e diagramação de scans, é uma história em que Capeto é o personagem principal. Trata-se da história"Capeto, o Lobo que não Morre", escrita e desenhada por Hans Lindall. Ainda está em fase de produção, mas assim que estiver pronta, vai estar aqui, disponível para todos os fãs do Fantasma que visitam o blog Caverna da Caveira. Enquanto isso, convido vocês a lerem (ou re-lerem) as duas histórias citadas acima. Se precisarem, os links estão apontando para a postagem do blog Fantasma Brasil, onde haverá outro link para baixar a história.

E abaixo, algumas imagens dessa próxima aventura, ainda com o texto em inglês, mas em breve estará aqui no nosso blog, em português, como sempre, com a qualidade da Caverna da Caveira!"

O Fantasma passa uma responsabilidade para Capeto.

Uma feroz luta entre Capeto (o lobo com manchas pretas nas costas), e um outro lobo cinzento, líder de uma matilha!



Capas das edições da nova mini-série que serão postadas nos blogs: Fantasma Brasil e Caverna da Caveira.



Texto extraído do blog parceiro: Caverna da Caveira, que é administrado  pelo Kall.
Espero que tenham gostado, e até o nosso próximo: “Curiosidades”.











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...