sábado, 13 de setembro de 2014

SCAN - FANTASMA EM DUAS VERSÕES

Olá pessoal sejam bem vindos ao blog Fantasma Brasil, neste Sábado, e tenham todos um bom final de semana.
Estamos lançando hoje uma nova seção aqui no blog: "FANTASMA DUAS VERSÕES", onde vamos apresentar duas versões de uma mesma aventura do Fantasma, que foram produzidas por artistas diferentes.

Neste primeiro post temos uma aventura do Fantasma, criada por Lee Falk e desenhada pelo ilustrador oficial do personagem na época, Wilson Mc Coy para as tiras diárias. E numa outra versão, que foi uma adaptação para o formato comic book, para isso o roteiro foi adaptado por Bill Harris e desenhada por Bill Lignante.
Com esta postagem vocês poderão analisar e comparar os dois trabalhos, qual deles é o melhor? Isso fica a critério e ao gosto de cada um! 

THE SUPER APES


"The Super Apes" (O mistério dos Supermacacos), publicada de 12 de Outubro de 1953 a 30 de janeiro de 1954 (l6 semanas).



Wilson Mc Coy foi o desenhista desta aventura para as tiras de jornal.

SUPER APES


"Super Apes", publicada em 1964, pela editora Gold Key, no formato comic book.



Bill Lignante, foi o desenhista nesta versão no formato comic book.

É isso meus amigos, iremos preparar novas postagens com aventuras do Fantasma em Duas Versões.
Gostaria que os amigos deixassem os seus comentários a respeito desta nova seção do blog. 


9 comentários:

  1. Olá, Sabino

    Ótima ideia a de comparar duas versões de uma mesma história escrita para meios diferentes. Isso é interessante não só para os fãs do Fantasma, mas para todos aqueles que se interessam pelo Nona Arte.

    No jornal, a aventura foi lida em partes, o que criava a necessidade de diversos ganchos e retomadas, deixando a narrativa mais lenta, e o artista tinha que se limitar à horizontalidade das tiras. Na revista em quadrinhos, por sua vez, a aventura pôde ser acompanhada de um fôlego só, permitindo ao roteirista o uso da estrutura mais definida de começo, meio e fim, com a narrativa mais concisa e ágil; graficamente, o formato das páginas oferecia ao artista um espaço mais amplo para criar suas vinhetas. Além disso, por terem sido produzidas com uma diferença de quase dez anos, podemos comparar também o estilo dos anos 1950 com o da década seguinte.

    Realmente, achei muito interessante a nova seção do blog.

    LT

    PS. Apenas uma dúvida. A versão comic book (que aliás tem uma bela capa) foi publicada no Brasil pela RGE. Mas e as tiras? Chegaram a ser publicas aqui ou a tradução é sua mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo,
      Fico satisfeito em saber que você gostou da nova seção do blog.
      Sua análise foi perfeita com relação a comparação, realmente os dois tipos de midia (comic strip e comic book), exigiu uma adaptação e um resumo da tira, que tem os ganchos e retomadas, além do que no formato revista o artista tem um espaço maior para contar a história.
      Aguarde que novas postagens desta seção virão.
      Grande Abraço
      Sabino

      Excluir
    2. Nota: As duas versões foram publicadas pela RGE.
      Sabino

      Excluir
  2. Olá, Sabino... Que legal essa nova seção, e foi muito divertido ver as duas versões da história... É claro que a primeira coisa a se observar, foi que o fato de na revista, a história teve que ser muito mais resumida do que no jornal. Mas apesar disso, eu achei a versão feita para a revista, muito melhor, devido a qualidade dos desenhos do Lignante, que realmente você tem razão, são desenhos formidáveis...
    Acho que uma das histórias que deve, em breve ser contada aqui, é a história daquela rainha que viveu 300 anos, pois essa é mais curiosa ainda: ela foi feita para os jornais pelo Lignante mesmo, e muitos anos depois, ele re-desenhou a mesma história para a versão que foi refeita para revista do Fantasma. Grande abraço, e genial a postagem de hoje....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Celso, A galera realmente gostou da nova seção, e vamos preparar os artigos com as versões que foram feitas, isso irá enriquecer os nossos amigos que poderão conhecer a arte dos vários artistas que desenharam o Fantasma.
      Vou preparar um artigo com as duas versões feitas pelo próprio Lignante, da história da Rainha Samaris.
      Grande Abraço
      Sabino

      Excluir
  3. Olá Sabino, parabéns pela ideia, os desenhos do Bill Lignante são marcantes pois destaca as orelhas sob o capus, a pergunta é: existe alguma aventura desenhada por ele que não seja versão dos outros desenhistas?? um abraço - J Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo J Carlos, A grande maioria das histórias ilustradas pelo Bill Lignante para a Gold key, foram adaptação das tiras criadas por lee Falk, mas houve sim aventuras que não foram versões de outros desenhistas.
      Grande abraço e continue a visitar o blog, que teremos muita coisa bacana nesta nova seção.
      Abração
      Sabino

      Excluir
  4. Excelente ideia, Sabino! É esse tipo de iniciativa que faz do Fantasma Brasil um dos melhores blogs de quadrinhos do Brasil!

    ResponderExcluir
  5. Olá Glaucio,
    Agradeço seu reconhecimento, e são palavras sinceras e gentis como as suas que me faz querer levar sempre o melhor para os fãs do Espírito que Anda.
    Grande Abraço Amigo
    Sabino

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...