segunda-feira, 22 de abril de 2013

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA


A BOA MARCA DO FANTASMA
Quase tão famosa como a marca da Caveira, a boa marca era uma ideia que foi desenvolvida lentamente por Lee Falk e sujeita a muitas mudanças do projeto ao longo dos anos, inicialmente, Falk teve a ideia de colocar a marca da caveira garantindo a proteção, colocando a marca do anel de caveira na palma da mão do personagem Connie Dove no 1947-1948 na tira diária: Caminho do Diabo.


O Fantasma diz a Connie ... . "dou-lhe salvo-conduto pela selva: no caso de você encontrar guerreiros hostis  minha marca vai protege-la - finalmente ... se qualquer pessoa da selva se aproximar de você, mostra-lhe a marca que não será molestado, se você precisar de comida ou agua, é só ir a qualquer tribo. Mostre-lhes minha marca. Você vai receber...
A segunda instância da proteção fornecida pelo Fantasma ocorreu no 1950-1951 na página dominical: “O Anel do Fantasma”.


Nessa história, O Fantasma atual perde o anel da caveira e é encontrado, transferido e roubado por vários personagens, que descobrem, principalmente, para sua surpresa, que a posse do anel, em seguida, garante assistência e proteção.
Falk, obviamente, percebeu que ele precisava de uma abordagem completamente diferente para a questão da proteção. O Fantasma não poderia emprestar (ou perder!) seu anel da caveira com muita frequência! Então, na tira diária de 1958: “A Boa Marca de Carlyle”, o Anel da Proteção aparece finalmente pela primeira vez.


A primeiro sinal da boa marca tinha a forma de " dois Ps cruzados" e em uma história posterior na página dominical de 1976: “O Anel Roubado”, o sinal da boa marca é descrito como sendo "dois sabres cruzados simbolizando proteção".


Na tira diária de 1958:  “A Boa Marca de Carlyle”, Carlyle, o caçador recebe o sinal da Boa Marca que sofre várias outras mudanças e também há diversas variações do tema.
O segundo projeto da Boa Marca aparece na página dominical de 1966-1967: “As areias douradas da Keela-Wee". Estranhamente, o projeto final mudou novamente.


Lee Falk criou mais dois símbolos da Boa Marca (ou anéis) e eles foram vistos pela primeira vez na página dominical de 1971: “O Portador do Troféu”, que aparecem também nas colunas emoldurando a entrada ao Hospital selva do Dr. Axel.


Falk também criou a Boa Marca utilizada em forma de colar que foi usado por Connie em: “A Boa Marca de Carlyle”, Diana também usava um colar de Boa Marca  na aventura: “A Epidemia”.

Na tira diária de 1964: “As aventuras de Lucy Cary”, Lucy Cary é vista usando a boa marca na forma de brincos.


O primeiro homem a usar a Boa Marca em forma de medalhão em uma corrente ao redor do pescoço foi o personagem Obiju na tira diária de 1972-1973: O Gigante de Kalunga.


Aí está galera a origem da Boa Marca do Fantasma desde a primeira vez que apareceu,e  sua evolução de acordo com a ideia de criação de Lee Falk.






















6 comentários:

  1. Muito interessante o processo de criação de um elemento aparentemente simples ligado ao personagem.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Glaucio,
    Lee Falk realmente era muito inteligente e a gente pode perceber o processo de desenvolvimento do personagem e dos elementos da história.
    Grato pelo comentário e um abração.
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Sabino.
    Eu gosto de pensar que a Boa Marca do Fantasma é formada por quatro Ps (pês). Paz, Protecção, Providência e Princípios positivos. Um símbolo do bem não deverá ter símbolos agressivos como sabres. Ideias minhas!!

    Bem-haja por mais estes esclarecimentos acerca de um tema aparentemente sem grande importância mas que eu sempre achei que deveria ter mais relevância nas aventuras do Espírito-que-caminha.

    Luis

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Luis,
    Sua linha de raciocínio tem muita logica, se o símbolo é do bem, instrumentos agressivos não combinam com a ideia.
    E os (pês)significando: Paz, Proteção, Providência e Princípios positivos, demonstram um grande criatividade sua, parabéns!
    Grato pelo comentário, e um grande abraço.
    Sabino

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Mais uma vez venho parabeniza-lo pelo site, continue assim para curtir-mos as aventuras deste herói de minha infãncia.
    Aproveito para informa-lo que a HQ " A desmemoriada", original: A garota Misteriosa, está faltando a página 32, na numeração da história no canto baixo direito é a de nº29.
    Abraços, Saúde e Paz
    Salvador

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo Salvador,
    Agradeço as suas palavras generosas, e são estas atitudes que me anima a continuar o meu trabalho no blog.
    Agradeço pela informação a respeito da HQ "A Desmemoriada".
    Grande Abraço e continue a acompanhar o nosso blog.
    Sabino

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...