sexta-feira, 7 de setembro de 2012

GRANDE CLÁSSICOS DOS QUADRINHOS


Olá pessoal, quero desejar a todos um bom feriado prolongado (para nossos amigos de fora que talvez não saibam, hoje, sete de Setembro comemoramos o dia da Independência do Brasil).
E hoje estamos postando um material totalmente diferente do que os nossos amigos costumam encontrar neste blog que é focado na grande criação de Lee Falk: O Fantasma.
Vamos apresentar um dos muitos trabalhos de um grande artista argentino, super conhecido e que tem seu trabalho reconhecido no mundo todo; ele que fez um brilhante trabalho em sua terra natal; e depois foi trabalhar nos E.U.A.; para o grande distribuidor de tiras de jornais: “King Features Syndicate”.
Trata-se do personagem “Dick, the gunner”, conhecido aqui no Brasil por: Dico, o artilheiro.
Apesar de no Brasil o futebol ser considerado como o esporte nacional, e o mais popular, a editora RGE (Rio Gráfica e Editora) publicou este título, que fez sucesso, mas nunca chegou a ser uma grande expressão dos quadrinhos em nosso país.
José Luís Salinas trabalhou na área de publicidade, a partir de 1929 para algumas das maiores agências da Argentina. Seu primeiro trabalho apareceu em El Tony e de Paginas Columba. Sete anos mais tarde, ele criou sua série bem sucedida primeira história em quadrinhos, "Hernán el Corsário", que apareceu nas páginas de Patoruzú. Isso foi logo seguido por várias séries, como "Capitão Tormenta”, “La Costa de Marfil”, “Miguel Strogoff", "Los Tres Mosqueteros", e outros. Para El Hogar, Salinas desenhou adaptações de quadrinhos de literatura popular.
Em 1949, ele se mudou para os Estados Unidos, onde trabalhou para a a King Features. Para este sindicato de distribuição de tiras, ele ilustrou a tira de jornal de O'Henry “Cisco Kid” 1951-1968. Seu filho, Alberto Salinas , também se tornou um artista de quadrinhos.
 Em 1973, depois de um período trabalhando em ilustração e criação de livros sobre a História dos trajes e uniformes no século XIX, Salinas voltou a trabalhar para a King Features. Com roteiros do seu compatriota Alfredo Grassi, desenhou, entre 1973/75, Dick the Gunner (Dicoo artilheiro), no Brasil, em revista própria editada pela RGE). Quando Salinas deixou a história, o título ainda teve continuidade, por algum tempo, por Lucho Olivera. Terminam por aqui as experiências de Salinas nos quadrinhos. Ganhador de todos os prêmios possíveis na Argentina, ele também foi galardoado, em 1976, em Lucca, com o troféu Yellow Kid, o máximo em distinção mundial. Deixou principalmente uma obra a ser admirada através dos anos pelo invariável traço limpo, sereno, expressivo em cada quadrinho, em cada detalhe que ele nunca cansou de desenhar.
 
 Cisco Kid, um dos trabalhos de Salinas mais conhecido no mundo todo.

Curtam esta aventura de Dick, o artilheiro, numa publicação da revista Mundo de Aventuras; que apresentamos em parceria com o blog “Tralhas Várias” do nosso amigo Gizmo, e deixamos a ele os nossos agradecimentos.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...