sexta-feira, 20 de julho de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

O Uniforme do Fantasma


Olá pessoal hoje iremos falar a respeito de um assunto que no universo do Fantasma é bastante controverso, variando de país para país onde o Fantasma é publicado.
Enquanto o uniforme do Fantasma se manteve praticamente inalterado desde a sua primeira aventura ("A Irmandade dos Piratas Singh"), uma série de diferenças sutis surgiram ao longo dos anos. Por exemplo, na história original, O Fantasma usava luvas quando ele apareceu pela primeira vez em 21 de fevereiro de 1936. Estas desapareceram rapidamente.

O Fantasma de luvas na primeira aventura, e que foram abandonadas

Pequenas diferenças também ocorreram com a forma e a espessura de sua máscara, uma vez que, quando as origens da concepção de seu uniforme foi explicada, ele usava apenas um cinto de fivela de tamanho grande.

A mascara do Fantasma sofreu alterações com o passar dos anos, ficando mais fina e geométrica

Nessa história, o Fantasma explicou pela primeira vez que ele confeccionou um uniforme baseado no deus demônio dos gigantes Wasaka, que escravisavam a tribo dos Pigmeus Bandar (por muitas gerações) ... fez uma fantasia que foi tingida na cor do ídolo surgiu assim o uniforme roxo claro.

Aqui a história que descreve como foi criado o uniforme do Fantasma

No entanto, em uma aventura de uma tira diária recente, a cor do uniforme do Fantasma permaneceu indefinida. Inicialmente Lee Falk havia escolhido o nome do personagem de sua tira diária de "The Ghost Grey" (O Fantasma Cinza) e, embora ele tivesse mudado para "The Phantom" (O Fantasma) bem antes da tira começar a ser distribuida, muitas referências apareceram por vários anos indicando que o uniforme Fantasma era realmente cinza.

Lee Falk havia idealizado o nome do personagem para “The Ghost Gray” e teria a cor “Cinza”.

O Fantasma na cor original idealizada por Lee Falk

Impresso em cores, alguns acontecimentos estranhos ocorreram. Naquela época, os editores de jornais tinham de entregar a sua tiras coloridas nas vésperas do domingo, aparentemente não houve orientação suficiente pelas distribuidoras sobre o esquema de cores corretas. Assim, o Fantasma começou a aparecer nos jornais internacionais nas páginas de domingo com uniformes coloridos em várias cores diferentes - vermelho na Itália, Grécia e Brasil, azul (e às vezes vermelho) na França, e todo tipo de azul prateado e lilás e azul claro básico, em muitos outros países.
Na França o uniforme é vermelho.

No Brasil o uniforme era vermelho e na década de 90 passou a ser roxo.

Na Escandinávia o uniforme azul, com shorts de listras vermelho e preto

O listrado diagonal em seu shorts, que deveriam ser roxo e preto, começaram a aparecer em vários esquemas de cores imagináveis, sendo o vermelho e preto mais utilizado (a editora Frew tem sido responsavel por influenciar estas combinações de cores berrantes, muitas vezes nos shorts do Fantasma nas ilustrações de capa).

No Brasil, o shorts com as listras em amarelo e preto.

Ao longo dos anos, os únicos itens do uniforme do Fantasma, que se mantiveram inalterados foram as suas botas de cano alto, as armas (as pistolas automáticas), cinto e coldre, que sempre foram pretos.

As botas de cano alto que nunca mudaram.

O cinturão e o coldre pretos que permaneceram inalterados.

Aí está meus amigos desvendado todos os pormenores referentes ao uniforme do “Espírito que Anda” ao longo de seus 76 anos de existência.
Até o nosso próximo “curiosidades” onde iremos saber um pouco mais sobre o nosso grande herói.
Um bom fim de semana a todos.
Sabino

















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...