terça-feira, 26 de junho de 2012

FANTASMA EDIÇÕES PELO MUNDO


THE LAST PHANTOM – DYNAMITE COMICS



Olá pessoal, hoje a nossa seção “Fantasma edições pelo mundo” nos levará a uma jornada com nosso herói para conhecermos o que se tem feito em matéria de história com nosso herói que já tem uma caminhada de 76 anos de existência.
O Fantasma passou por muitas transformações durante esses anos todos, em sua maioria foram mudanças colocadas por seu grande criador Lee Falk, que foi modernizando e atualizando o personagem, chegando a ser o primeiro autor de um grande personagem dos quadrinhos que depois de longos 40 anos de namoro e noivado casou o Fantasma com a sua eterna amada Diana Palmer.
Lee Falk foi mudando o Fantasma de acordo com as transformações do mundo, primeiro ele tinha uma posição favorável ao colonialismo, mostrando também os habitantes do país do Fantasma como selvagens ignorantes, posteriormente mostrou-se a favor de uma África moderna e democrática, com a valorização do povo africano.
Os licenciamentos do personagem autorizados pela detentora dos direitos a King Features Syndicate, também contribuíram para que mais mudanças ocorressem com o personagem.
Mas a principal mudança ocorreu na ultima década, com o Fantasma órfão de seu grande criador, levou os roteiristas que assumiram, em nome da modernização a fazer mudanças no personagem para deixa-lo adaptado a realidade do mundo de hoje, e acabaram descaracterizando-o, além de fazerem uso de uma violência excessiva que não combina com o herói criado por Lee Falk.
Podemos notar de maneira acentuada esta tendência à violência gratuita no período em que a editora Moonstone Books deteve os direitos sobre o personagem.
Mas a descaracterização total ocorreu na ultima casa editorial do Fantasma a editora Dynamite Comics, que com o intuito de chamar a atenção sobre o Fantasma trouxe um argumento bastante confuso de Scott Beatty e os desenhos do brasileiro Eduardo Ferrigato e capas de Alex Ross, junto as capas alternativas de Stephen Sidowski e Jonathan Lau.
Foi mostrado a história do 22° descendente do Fantasma que resolveu abdicar da dinástia do Fantasma, e que durante toda a série luta para se livrar do juramento de seu ancestral, dá muitas voltas para no final acabar chegando à conclusão que o seu destino não pode ser desvinculado de uma tradição de 400 anos.
Outra coisa totalmente polemica foi a concepção gráfica que fizeram para o personagem, idealizada pelo grande ilustrador Alex Ross, que foi contratado para dar peso ao projeto e à revista, que acabou se transformando num divisor de aguas entre os fãs do Fantasma; uns contra e outros a favor, mostrando o herói sem seu tradicional uniforme que sempre auxiliou a crença da imortalidade que leva os malfeitores a crerem de que se trata do mesmo homem, mostrando um Fantasma, com o corpo todo lambuzado de sangue (ou tinta vermelha?), com uma tanga, e que até o fim da série volta a utilizar o tradicional uniforme, ou seja: rodou, rodou, e acabou chegando ao mesmo lugar.
O blog Fantasma Brasil trás hoje um exemplar original desta série, para que os amigos possam analisar todos os aspectos e com isso poderem chegar a suas próprias conclusões e deixarem aqui seus comentários.
Lembrando que você poderá ler toda a série completa da Dynamite Comics na língua portuguesa, acessando em nosso blog o marcador: Fantasma Dynamite.
Então é só você clicar no link para conhecer esta polemica obra publicada por esta editora americana.

THE LAST PHANTOM # 4 – DYNAMITE COMICS (Ingles)







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...