terça-feira, 19 de junho de 2012

FANTASMA EDIÇÕES PELO MUNDO


FANTASMA – GRAPHIC NOVEL
 EDITORA ÓPERA GRÁFICA


Olá pessoal, depois de 26 artigos mostrando as revistas do Fantasma pelo mundo, já era tempo de mostrarmos uma edição do Fantasma, num país onde o nosso herói é muito querido; onde foi publicado por mais de 60 anos de forma ininterrupta, estamos falando das edições do Fantasma no Brasil!
A história das publicações do Fantasma no Brasil pode ser dividida em Duas Etapas.
A primeira etapa que durou 16 anos (1937 a 1953), ele foi publicado em várias revistas e suplementos juntamente com outros heróis como: Flash Gordon, Príncipe Valente, Mandrake e muitos outros heróis clássicos.
Na segunda etapa, o Fantasma ganhou uma revista própria que durou quase 40 anos (1953 a 1992), em uma só editora: Rio Gráfica Editora (RGE/Globo) com sede no Rio de Janeiro.
Em seguida foi publicado por 14 anos em dois períodos: 1969 a 1975 e de 1992 a 2000), por uma editora com sede em São Paulo; a editora Saber.
As publicações da editora Saber tinham o formato de livro.
Além destas duas editoras o Fantasma foi publicado por outras editoras, a Editora Brasil América (EBAL) que publicou em 1948 um álbum com a história “Justiça no Deserto”. Mais tarde em 1979/1980 publicou 5 álbuns em cores em formato grande.
Depois foi a vez da L&PM que publicou três álbuns com a republicação de 3 histórias clássicas: A Irmandade Singh, Os Piratas do Céu e Os caçadores de diamantes.
Em seguida vieram as publicações da Editora Ópera Graphica na forma de vários títulos: Fantasma Magazine, Fantasma Gold, Fantasma Coleção e Fantasma Crônicas, todos em preto e branco; mas infelizmente pouco a pouco estes títulos acabaram sendo cancelados.
Depois disso a editora Ópera Graphica publicou um belo livro: “O Fantasma Sempre aos Domingos”, reunindo todas as publicações das páginas dominicais do Fantasma, uma obra única no mundo.
E no ano de 2009 a editora Ópera Graphica encerrou suas atividades e para encerrar de maneira magistral ela lançou o livro: “Fantasma: A Biografia Oficial do Primeiro Herói Mascarado dos Quadrinhos”; com 144 páginas com dezenas de depoimentos de profissionais dos quadrinhos, crônicas e entrevistas com dois artistas brasileiros que trabalharam com o Fantasma: Gutemberg Monteiro e Walmir Amaral de Oliveira. O ponto alto do livro é um caderno com 818 capas de revistas brasileiras que publicaram o Fantasma.
A ultima editora a publicar o Fantasma no Brasil foi a editora Mythos, que publicou apenas algumas edições mensais e algumas edições especiais. Em virtude de uma politica de divulgação da revista quase inexistente o projeto de publicar o Fantasma pela editora Mythus naufragou.
Você poderá conhecer toda a história das publicações do Fantasma no Brasil, com todos os detalhes acessando o marcador do nosso blog: “Fantasma Licenciado”.
O blog Fantasma Brasil, trás uma Graphic Novel do Fantasma que foi publicada pela editora Ópera Graphica sob o selo: Editoractiva, de uma edição oriunda da editora Moonstone Books.
O roteiro desta edição é de Ben Raab, com ilustrações de Fernando Blanco; esta edição brasileira apresentou uma capa ilustrada pelos desenhistas Mozart Couto e Adriano Mervin, e foi publicada em 2003.
Clique no link para conhecer esta bela edição, e boa leitura.

FANTASMA - GRAPHIC NOVEL – EDITORA ÓPERA GRÁFICA






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...