sexta-feira, 1 de junho de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA


O SERIADO DO FANTASMA


Olá pessoal, grato por visitarem o blog Fantasma Brasil.
Estamos iniciando o mês de Junho, e já estamos no meio de 2012, o ano está passando muito rápido; por isso temos que aproveitar muito bem o nosso tempo.
Hoje a seção “Curiosidades sobre o Fantasma” vai abordar o nosso querido herói numa outra mídia, vamos saber um pouco mais sobre os seriados que foram produzidos do Fantasma (sim, foram dois, leia a seguir esta incrível história).
A estreia do Fantasma na tela grande dos cinemas foi na série de filmes da Columbia Pictures, estrelado por Tom Tyler.
 Cartaz do primeiro seriado do Fantasma

O ano era 1943, poucos anos antes da chegada da televisão que causou uma verdadeira revolução no mundo, num tempo quando a maioria dos grandes estúdios de cinema estavam envolvidos em transformar histórias em quadrinhos em seriados.


 Tela de abertura do seriado do Fantasma 

Considerando o orçamento envolvido que eram relativamente baixos nestes seriados classificados como “categoria B”, o seriado do Fantasma foi bem feito e alcançou uma distribuição internacional. (Para que os nossos jovem leitores possam entender, seriados de filmes naquele tempo eram usados, para induzir o publico a voltar na próxima semana, esta era uma característica comum dos filmes daquela época.)

Fantasma e Capeto a frente do trono da caveira


O Fantasma (Tom Tyler), Diana (Jeanne Bates) e o Professor Davidson (Frank Shannon).


Cena do seriado com o Fantasma (Tom Tyler) e Diana (a bela Jeanne Bates)

O Fantasma (Tom Tyler) e Capeto (Ace, o cão maravilha).

Estes seriados eram produzidos normalmente em 15 capítulos, que eram exibidos na seção da tarde dos domingos (matiné), junto aos desenhos animados, tinham a duração de 30 minutos cada capítulo, e no final de cada capítulo sempre ocorria uma armadilha para o herói, que instigava a garotada a voltar no próximo domingo para descobrir como o herói iria escapar da armadilha.
Houve a tentativa de se produzir um segundo seriado do Fantasma, foi planejado pela Columbia Pictures e realmente entrou em produção em 1955 com John Hart, que havia trabalhado no seriado The Lone Ranger em 1952, e que havia sido escolhido para viver o papel do Fantasma. Os quinze episódios foram produzidos antes do acordo contratual entre a Columbia Pictures e a King Features Syndicate, e devido a discordâncias a produção corria o risco de ser cancelada.

John Hart que tinha vivido Lone Ranger...

... foi escolhido para viver o Fantasma no segundo seriado.



Como não houve um acordo entre os contratantes, John Hart e alguns outros atores envolvidos foram chamados e concordaram em participar de um precipitado remake que envolveu novos diálogos e a série inteira de 15 capítulos foi refilmada em sete dias e o personagem principal (O Fantasma) foi batizado como Capitão África.





O segundo seriado do Fantasma foi “transformado” em Capitão África.

O personagem Fantasma teve que ser eliminado. Para acelerar a produção, a Columbia paralisou algumas produções de seus filmes, como por exemplo, O Falcão do Deserto e também utilizou algumas cenas do Fantasma de sua produção de 1943. Hart comentou mais tarde a respeito da refilmagem do seriado como uma "bagunça", mas a Columbia lançou-o (como Capitão África) e conseguiu fazer com que o seriado desse lucro.
Em 1960, uma terceira tentativa foi feita para produzir uma série do Fantasma, desta vez filmado em cores e destinado para a exibição na televisão. O aclamado dublê de filmes Roger Creed (que executou acrobacias para Bob Hope em muitas das suas famosas comedias no cinema) foi escolhido para viver o papel de Fantasma e foram incluídos no elenco estrelas como: Paulete Goddard, Reginald Denny, Lon Chaney e Richard Kiel, que mais tarde iria desempenhar o papel do vilão queixo de ferro nos filmes de James Bond, O espião que me amava e Moonraker.
Lee Falk foi nomeado como editor da história em publicidade antecipada, mas Falk permaneceu inflexível; ele não tinha envolvimento sério com a produção e nem sequer tomou conhecimento do script.
O piloto de um episódio Sem Saída foi filmado em locação exótica localizada em Placarita, perto de Antilope Valley e Valência.
O piloto acabou sendo um fracasso e a produção foi abandonada após o estúdio e os seus financiadores terem visto apenas um único episódio. Cópias de vídeo deste piloto acabou se transformando numa peça preciosa  no mercado de colecionadores.
Parece que houve pelo menos uma outra tentativa de produzir uma série do Fantasma!
O americano  Robert Griffin, um estudioso do personagem Fantasma, citou uma referência na biografia de 1973 do lendário filme; do envolvimento do diretor musical Busby Berkeley  na produção de um piloto para a TV de uma série com o Fantasma que seria filmado no Mexico.
A referência menciona especificamente que as filmagens seriam nas ruínas de Chitchen Itza da península de Yucatan, mas conclui ... esta série não foi vendida ...
Até o momento, nenhuma evidência deste filme surgiu nem em fita, nem vídeo desta produção de Berkeley, e nenhuma proposta foi feita .
Cópias de uma produção televisiva igualmente rara fielmente baseada na lenda do Fantasma apareceu, surgiu em 1994, um filme de  sete episódios de uma produção espanhola, intitulada Os Sete Sinais, exibido em canal aberto, que foi exibido pela rede  de televisão SBS às 23,40 h.  toda terça-feira entre  27 setembro a 08 novembro.
No primeiro dos sete episódios, que é intituladoSob o Signo, o enredo diz respeito a um narrador e um ilustrador que se encontram sob a influência de Marca da Caveira, o sinal do Fantasma.
O enredo A lenda do Fantasma, explica como o filho mais velho com a morte do pai assume o seu lugar, caracterizando com muita precisão a dinastia do Fantasma.
Os próximos seis episódios também são baseados em sinais e símbolos misteriosos, mas não estão relacionados com O Fantasma e o “Espírito que Anda” não é visto no primeiro episódio.
As duas estrelas são Walter Vidarte, que interpreta o papel do narrador de A Marca da Caveira e Manuel Ferreiro, que interpreta o papel de um ilustrador de quadrinhos do Fantasma.
A série Os Sete Sinais foi produzida de 1987 a 1989.
Outra série de TV igualmente curiosa surgiu na Índia em 1997.  Ao que se sabe 49 episódios foram feitos para um programa chamado Betaal  Pachisi (que significa Fantasma XXV), que foi claramente inspirado no Fantasma. Cada episódio tinha a duração de 30 minutos no dialeto hindi.

Ilustração do Fantasma (Tom Tyler)



Pois é meus amigos, esta é a epopeia do Fantasma, na tela grande dos cinemas, e os imbróglios que ocorreram devido a precipitação dos responsáveis, que fizeram com que o Fantasma tivesse  apenas um seriado no cinema e só depois de 53 anos (1996), surgiu no cinema outro filme do Fantasma estrelado por Billy Zane, mas esta já é uma outra história que poderemos conhecer numa outra oportunidade.

Grande abraço a todos, e bom fim de semana.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...