quinta-feira, 12 de abril de 2012

WALLPAPERS - 08 A 14 DE ABRIL DE 2012

Cena de revista  "The Phantom" da Moonstone

Pintura criada para capa da revista "The Phantom Generations" da Moonstone

Phantom Toy

Pintura para capa da revista "Kizilmaske"


Fan Art




MAZZAROPI - 100 ANOS

Conheça o ícone do cinema brasileiro

O ator Amácio Mazzaropi, famoso por seu personagem caipira, o Jeca Tatu

Há cem anos atrás nascia em 09 de Abril de 1912,  no bairro de Santa Cecilia, São Paulo (SP), o ator Amácio Mazzaropi.
Ator, produtor e diretor de dezenas de filmes, Mazzaropi foi um dos artistas mais populares de seu tempo.
Hoje reconhecido como personalidade importante para o cinema e a comédia brasileira, sua obra recebia duras críticas da chamada elite cultural. Por falar com simplicidade, usando a "língua do povo", parte dos intelectuais consideravam seus filmes superficiais.
"Pois é, falam mal de mim", disse no fim de sua carreira. "Só quero ver quando eu morrer. Daí vão fazer festivais com meus filmes e tem gente que é capaz de dizer até que eu fui um gênio."
Descendente de imigrantes italianos e portugueses, fugiu com o Circo La Paz aos 14 anos. Viajou pelo interior do país na companhia circense, período que inspirou alguns de seus personagens, como o caipira.
A Companhia de Teatro de Emergência foi criada por Mazzaropi em 1935. Logo surgiu a Trupe Mazzaropi. Uma década depois fechou um contrato com a rádio Tupi do Rio. Seu primeiro filme, "Sai da Frente", chegou aos cinemas em 1951. Sete anos mais tarde montou sua própria produtora, a Produções Amácio Mazzaropi - Pam Filmes.
Logo estreou "Jeca Tatu", seu filme mais famoso. O típico personagem rural, com camisa xadrez e botinas, levava às telas o que se lia nos livros de Monteiro Lobato (1882-1948). Reapareceu em "Jeca e a Freira", "O Jeca Macumbeiro", "Jeca Contra o Capeta", "Jeca e seu Filho Preto" e "Jeca e a Égua Milagrosa".

A figura do Jeca Tatu vivido por Mazzaropi, não era só uma figura cômica, mas uma figura carregada de uma grande força dramática

Morreu em 1981, vítima de um câncer, aos 69 anos. Foi enterrado na cidade de Pindamonhangaba (SP). Em Taubaté, interior de São Paulo, é considerado um ídolo com direito a um museu em sua homenagem.
Pela grandeza de sua obra Mazzaropi é comparado aos grandes mestres do humor mundial como Charlie Chaplin e Cantinflas.

Mazzaropi, O Jeca Tatu


Charlie Chaplin, o Carlitos


Mario Moreno, O Cantinflas

As influências artísticas das criações de Mazzaropi, os segredos do sucesso do Jeca e de seu criador está nas relações simbólicas entre tal personagem e o universo social, econômico, político e cultural de sua época.
É muito importante ressaltar que apesar de nunca ter sido um homem do campo, ele se apresentava como um homem observador do cotidiano e consumidor de cultura, contrariando a imagem de "alienado" da qual foi rotulado.
Além de sua fama no cinema Mazzaropi fez também a sua passagem pelos quadrinhos, através da revista “Seleções Juvenis” que contou com belas histórias e capas ilustradas por mestres nacionais bem como o Ilustrador português radicado no Brasil Jayme Cortez.

 Revista Mazzaropi de 1956

 Revista Mazzaropi de 1957

Revista Mazzarropi de 1966


Revista Mazzaropi de 1967

Ai está meus amigos, a história deste grande brasileiro e grande artista, que apesar de viver num país que não tem memória, que não reconhece os seus grandes valores; acreditou em si mesmo, e na sua arte, e apesar de ser atacado e incompreendido, lutou contra a maré e conseguiu ser um grande vencedor.
Esta é a nossa homenagem a este grande artista, que também contribuiu para as histórias em quadrinhos e para a arte como um todo no Brasil.



Grande abraço a todos
Sabino









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...