sexta-feira, 16 de março de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

Coronel Worobu


No inicio da década de 1960, Lee Falk resolveu reformular a obra sobre o Fantasma, rompendo definitivamente com aquela imagem de uma Africa colonialista, optando pela valorização do povo daquele continente.
Uma das primeiras e significativas mudanças foi na Patrulha da Selva, organização militar fundada pelo Fantasma e que possuia praticamente só patrulheiros brancos.
Lee Falk introduziu na Patrulha da Selva muitos patrulheiros africanos, inclusive o seu vice-comandante um coronel africano chamado Worobu.

Esta é a formação atual da Patrulha da Selva com muitos patrulheiros africanos bem como seu comandante africano o Coronel Worobu

O Coronel Worobu fez sua primeira aparição como o novo vice- Comandante da Patrulha da Selva em 1969 na tira diária: “Rex o herdeiro desaparecido”. Ele iria tornar-se  um líder muito forte que iria aparecer em muitas histórias.

Nesta edição o Coronel Worobu aparece oficialmente pela primeira vez

Como todos os membros da Patrulha da Selva, o Coronel Worobu desconhece a identidade do comandante desconhecido, mas pelo menos mantem conversas com ele através da relativamente nova, "Linha “X" através do rádio de ondas curtas; atendendo-o, sem saber da sua identidade secreta – mesmo depois de ter participado do casamento do Fantasma e Diana (aparecendo nas duas versões: das tiras diárias e das pranchas dominicais).
Algumas vezes o coronel Worobu tem contato com o comandante secreto, disfarçado no Sr. Walker; em 1991 na história chamada: “A Patrulha da selva contra o Cartel de Drogas”,  e não consegue fazer uma ligação entre o Sr. Walker e o Comandante Secreto.

Nesta edição o Coronel Worobu tem contato com o Comandante Secreto disfarçado de Sr. Walker

O surgimento do Coronel Worobu aconteceu de repente e apareceu no lugar do coronel Weeks (que aparentemente se aposentou) na aventura: O julgamento do patrulheiro Zokko, e na história de 1977: “Os Piratas do Delta”, foi nestas aventuras que seu nome mudou misteriosamente para "Worobu".

Nesta Edição: “O julgamento do patrulheiro Zokko" o coronel aparece pela primeira vez, mas o personagem ainda não tinha recebido o nome de Worobu

Os autores que deram continuidade a obra do Fantasma após a morte de Lee Falk, criaram uma aventura explicando a saída do Cel. Weeks e a ascensão do Capitão Worobu ao posto de vice- comandante da patrulha, numa aventura intitulada: “O retorno do Cel. Weeks", onde ele reaparece e ajuda o Coronel Worobu a solucionar um caso em que está envolvido seu neto o Capitão Weeks.

Esta meus amigos é mais uma curiosidade intrigante da obra de Lee Falk, que longe de desmerece-la,  acaba sendo causa de curiosidade  e  valorização da sua grande criação: “O FANTASMA”.
Um bom fim de semana para todos.
Sabino





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...