sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

WALLPAPERS DE 02 A 08 DE DEZEMBRO DE 2012

 Ilustração de Sam Shütt
Tributo ao seriado do Fantasma por JJMarreiro

Ilustração de Sy Barry colorida por Kiwioz

Ilustração de Jim Aparo

MEMORABILIA





3 comentários:

  1. Olá amigo Sabino
    Nesta fantasmática selecção de belíssimas imagens, começamos com uma que me suscita sentimentos um pouco ambíguos, embora o saldo final seja francamente positivo. Se por um lado me parece uma bela imagem, o seu formato de aparente 3D pretendendo-se (?) um excessivo realismo, torna-a um pouco artificial, contrariando o que, suponho eu se pretenderia, uma aparência de realismo. Na indumentária, dá-lhe uma aparência de fato de mergulhador, ou dum material em borracha ou plástico, coisa que eu não acredito que seja o que o Fantasma usa. No geral, conforme já referi, considero-a uma bela imagem. Acerca do artista, na assinatura da imagem parece-me ver Sam Shütt, mas, quer com este nome, quer com o que o amigo Sabino indica, numa rápida pesquisa não consegui apanhar algo relacionado. Saber-me-á dizer de quem se trata? Apenas e tão-somente mera curiosidade.
    Quanto a J. J. Marreiro, o assunto é completamente diferente. Tenho que arranjar tempo para uma pesquisa mais cuidada. Tanto que fazer, tanto para ver e tão pouco tempo disponível. A máscara do Fantasma não me agrada muito, mas, do que já conhecia e o que vi nesta breve pesquisa, o artista parece-me bem apelativo. À semelhança do que por cá se passa, é uma pena que os artistas brasileiros não sejam devidamente apreciados, reconhecidos e aproveitados no seu próprio país.
    Que dizer de Sy Barry? Genial? Um marco duma época áurea? Uma referência na ilustração sequencial? Tudo isto e muito mais haveria a se dizer, não é mesmo, amigo Raminho? Quanto às cores, parecem-me bem conseguidas, apesar de ser mais um nome que desconheço e nada apanho na breve pesquisa por mim efectuada.
    Jim Aparo é outro artista que dispensa comentários. Este poderá ser um dos seus trabalhos mais antigos, pelo que, é muito bom poder apreciá-lo.
    A primeira imagem do MEMORABILIA, não consigo perceber se é um disco de música ou com uma história oral. Ou, quem sabe, um CD com aventuras do Fantasma. Quem é que mo empresta, para eu ver do que se trata?? ;))
    Bolas! Porque é que eu não posso ter estes crachás??? OK, ok. Para eu os ter, teria que o amigo Sabino já os ter, pois bem que os mereceria muito mais, pelo seu fantasmático trabalho aqui no blog. Parece-me que os versos estão trocados, o que está com a Diana é o verso do crachá do Capeto, o da Diana está com o Herói e o do Herói está com o Capeto. Possivelmente o felizardo que os tem só terá um de cada, pelo que não poderia fotografar a frente e o verso do mesmo em simultâneo, cogito eu!

    Mais um trabalho do amigo Sabino muito bem conseguido, o que, aliás, é seu apanágio.

    Luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: Depois de colocar o comentário cliquei nas imagens dos crachás, ou pins, como lhes queiram chamar, e fiquei maravilhado. Apetecia-me meter a mão pelo ecran adentro e apanhá-los. Quem sabe alguém invente uma magia que o permita, não é mesmo? He he ;)

      Luis

      Excluir
    2. Olá amigo Luis,
      Mais uma fantástica análise realizada por você sobre mais um painel, onde temos o nosso grande herói sendo ilustrado por muitos artistas.
      A sua observação a respeito da primeira ilustração é muito válida, e demonstra que mesmo com todos os recursos de hoje, dos tutotiais nem sempre se obtem o efeito realista que se deseja. Quanto ao ilustrador o neme que conseguiste identificar no trabalho está mais correto que o que identificava a figura que eu havia colocado, muito grato.
      Quanto ao J.J. Marreiro, este rapaz é um grande artista brasileiro, que inclusive tem alguns personagens criados usando um estilo retrô dos anos 50 que são muito bons, vale a pena você dar uma pesquisada.
      Este trabalho de colorização sob o desenho de Sy Barry acredito seja um Fan Art, e ficou muito bom.
      O desenho de Jim Aparo, é muito bom, e ele marcou época quando a editora Charlton publicou o Fantasma.
      A primeira figura de Memorabilia, me parece ser um disco, que contava as aventuras do Fantasma, em um período em que não se contava com os cd's e dvd's de hoje em dia, peça muito rara.
      Os crachas são realmente maravilhosos, e foi muito bem observado por você, a pessoa colocou a frente e o verso diferentes por com certeza não os ter em duplicata.
      Grato amigo por mais este valioso comentário.
      Sabino

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...