segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SCAN - FANTASMA MAGAZINE # 79


MISSÃO SECRETA
Olá galera, uma boa Segunda Feira para todos.
Hoje vamos postar um grande clássico do Fantasma que foi publicado no # 79 da revista Fantasma Magazine da RGE (Rio Gráfica Editora), que inclusive trás uma bela capa, mas que não tem nada a ver com o conteúdo da revista.
A história é muito bem construída cheia de mistério e espionagem, escrita por Lee Falk.
Os desenhos são de Wilson McCoy, que na época era ainda assistente de Ray Moore, e seguia um estilo bastante parecido ao de Moore, e podemos observar uma Diana Palmer desenhada com muito capricho.

Sinópse:
O capitão Byron do exercito britânico recebe uma importante missão secreta, e para unir o útil ao agradável, levando em conta sua grande paixão por Diana; ele a convida  a passar por sua esposa, para enganar os espiões que o perseguem.
O Fantasma vai à casa de Diana para se despedir, e flagra Byron colocando a aliança na mão de Diana, que irá fingir ser sua esposa na perigosa missão.
Ao perceber o perigo que estão correndo, o Fantasma se transforma num verdadeiro “anjo da guarda” do casal durante toda a viagem, livrando-os várias vezes dos espiões estrangeiros.
Ao fim da missão acontece uma reviravolta na história, e graças a inteligência de Capeto, o mal entendido é esclarecido.
Interessante observar que o Fantasma aparece com seu uniforme somente nas duas últimas páginas da aventura.

Nossos agradecimentos ao Nivaldo e ao Bartolomeu do blog Bartolomeu777 por mais este scan.
O que você está esperando? Clique no link, pois a boa leitura é garantida.




4 comentários:

  1. Olá amigo Sabino.
    Cá temos mais uma fantasmática digitalização da RGE. Saber-me-á dizer de que tiras, parece-me que será dominicais, é esta história?
    É realmente uma história que sai um pouco da acção habitual do Fantasma, apesar de ser uma aventura bem movimentada.
    Também me responde um pouco a uma questão que por vazes me surge. Se o Fantasma não usasse uma máscara será que teria o mesmo sucesso? Eu acredito que sim, no entanto, a máscara e toda a envolvência e mitologia que Lee Falk tão genialmente soube criar à sua volta é com certeza um grande contributo para o enorme sucesso do Espírito-que-caminha, pelo menos nos países com editoras inteligentes o suficiente para perceber isso.
    Se não estou em erro as imagens desta digitalização estão esticadas acima do seu tamanho real, o que as deturpa um pouco. Se não é o caso, será da antiguidade. Em qualquer dos casos vale beeeeeemmmmm a pena e é um prazer enorme ver e ler esta aventura.

    Bem-haja amigo Sabino e muito obrigado a si e ao amigo Bartolomeu, por nos permitir ver, apreciar e nos deliciar com esta raridade.

    Luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Luis,
      Respondendo as suas perguntas: esta aventura intitulada "The Spy Gang" foi a 20ª aventura do Fantasma em tiras diárias de jornal, e foi publicada de 28 d).
      Olha Luis é difícil afirmar se o Fantasma sem mascara teria ou não o sucesso que teve, mas acredito que a mascara ajudou a criar toda a aura de mistério do personagem, e que foi muito bem explorado por Lee Falk.
      Obrigado amigo por mais um inteligente e enriquecedor comentário.
      Abração
      Sabino

      Excluir
  2. Olá amigo Luis,

    Olá amigo Luis,
    Não sei por que motivo minha resposta saiu incompleta, coisas da informática.
    Está aventura recebeu o título: The Spy Gang, foi a 20ª aventura do Fantasma nas tiras diárias de jornal, e foi publicada em 28 de Fevereiro de 1944 a 20 de maio de 1944 (12 semanas).Pronto! agora sim resposta completa.
    Abraço
    Sabino






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Sabino.
      Eu notei, mas calculei, precisamente, que se trataria duma partida da informática da Microssoft.
      Logo que possa, diga-me se recebeu o que acabo de lhe enviar. Acabou por seguir sem indicação do assunto, devido a uma partida semelhante, que não enviou o Mail à primeira.

      Luis

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...