segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

SCAN - ENCONTRO COM DIANA - GUTEMBERG MONTEIRO



Olá queridos amigos, quero desejar um bom inicio de semana para todos.
Hoje o Fantasma Brasil trás uma postagem especial em homenagem ao grande artista brasileiro Gutemberg Monteiro que nos deixou no ultimo dia 09 de Dezembro aos 94 anos.
Apresentamos a edição de # 83 da revista Fantasma magazine, editada pela editora RGE (Rio Gráfica Editora) que foi desenhada por este grande artista.
Trata-se de uma releitura feita por Gutemberg sobre a aventura “A Irmandade do  piratas Singh” que recebeu o título: "Encontro com Diana", onde vemos o inicio da aventura, em que Diana encontra o depósito de Ambar (um material caríssimo utilizado com fixador da essência na fabricação de perfumes); e vai até o ponto onde Diana fica sabendo da história da dinástia do Fantasma.
Nesta releitura se compararmos com a aventura original desenhada pelo grande mestre Ray Moore, podemos observar todo o talento e a versatilidade de Gutemberg Monteiro.
Crédito deste Scan: Bartolomeu e Nivaldo.
Então façam o Dowload clicando no link abaixo e uma boa leitura para todos.


2 comentários:

  1. Olá amigo Sabino.
    Esta é, sem dúvida, uma bela edição de cerca de metade das tiras diárias D001 "The Singh Brotherhood", que se estenderam desde 17-02-1936 a 07-11-1936. Esta edição vai até 06-06-1936. É uma pena que no número seguinte, o n.º 84, como aqui vimos em 8 de Outubro, não tenham seguido com o resto desta aventura. No entanto, tivemos aqui no blog, em 7 de Outubro de 2010 os quatro albuns da EBAL, Albuns do Fantasma n.ºs 2 a 5, com a aventura completa, em português e a cores, e, segundo me parece, uma reprodução completa de toda a história. Também aqui tivemos, em 25 de Setembro deste ano, aquando da comemoração dos dois anos do blog, as mesmas quatro edições num só ficheiro sequencial. Esta edição da RGE, com os desenhos de Gutemberg Monteiro parece-me ser bem conseguida e bem demonstrativa da qualidade do artista. Só é uma pena que as imagens estejam um pouco esbatidas, possivelmente pela antiguidade da revista em papel, ou talvez as imagens, no ficheiro, tenham sido esticadas acima do seu tamanho na digitalização original. De qualquer das formas dá bem para apreciar a qualidade, e as falas conseguem-se ler, embora por vezes com alguma dificuldade.
    O amigo Sabino tem a versão original D001, em inglês e a preto e branco?

    Bem-haja por mais esta digitalização, com uma nova versão de parte desta aventura nos belos traços de Gutemberg Monteiro.

    Luis

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Luis,
    Todas as suas informações estão 100% corretas.
    Nesta aventura (parte desta aventura), pode-se comparando com o trabalho de Ray Moore, que trabalhava no estilo "Noir" (claro escuro); toda a versatilidade e personalidade artistica do Gutemberg, onde ele faz a releitura desta aventura com seu estilo próprio, totalmente diferente do mestre Moore.
    Essas pequenas falhas, realmente são pela raridade e antiguidade da edição.
    Olha eu não tenho a versão original D001 em preto e branco, e se não for abuso meu, e o amigo se dispor a me enviar ficaria muito grato.
    Grande abraço
    Sabino

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...